Barraca de camping MSR Carbon Reflex 2 – Review

Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

MSR Carbon Reflex 2 Review

Categoria 2-pessoas

Esta série de reviews focou nos modelos aplicáveis para utilização em mochilão (backpacking) considerando barracas para duas pessoas. O foco é normalmente para quem pratica expedição (trekking e travessias), em ambientes sem neve (3-season) mas que pode atingir baixas temperaturas (até -5ºC).

Sobre a MSR Carbon Reflex 2

Comprar uma MSR Carbon Reflex 2 no Brasil é uma missão quase impossível e que eu nem recomendaria. Mas trazê-la do exterior não é nenhum bicho de sete cabeças. Com certeza vai ser a barraca da sua vida! Portanto aproveite qualquer janela de oportunidade e traga logo tudo que envolve uma MSR Carbon Reflex 2, já que por aqui vai ser bem difícil conseguir acessórios e replacements.

Estrutura

A MSR Carbon Reflex 2 é uma estrela! Seus poles são de fibra de carbono da Easton e sua estrutura fica mais compacta que um saco de dormir dentro da embalagem. Possui uma parte interna e um sobreteto, formando uma estrutura que não é freestanding, ou seja, não fica erguida exceto se forem fixados os stakes. Entretanto é possível adquirir um footprint para ela, que é basicamente um piso que fica abaixo da parte interna. Com o footprint preso, ela se torna freestanding.

Poles

Na estrutura dessa barraca, o pole transversal se posiciona pressionando o pole que forma a espinha dorsal e ali é um ponto muito frágil para a fibra de carbono. Se a sua MSR não vem com um suporte para esse ponto de pressão, coloque uma espuma ou algo que absorva a pressão entre os poles, do contrário eles vão quebrar em pouco tempo.

Tome cuidado para nenhuma bola quicar nesse ponto, pois vai quebrar sua fibra de carbono. Se quebrar, caso você magicamente ache um replacement (só conheço disponibilidade no Canadá) vai te custar o olho da cara. Outra opção é transformar os dois setores do pole que se pressionam em alumínio, mas aí só sob encomenda.

Acessórios

O footprint é um acessório de altíssimo custo-benefício. Mantém a barraca limpa do barro e protegida de abrasão, além de minimizar a infiltração do solo e servir como apoio para equipamentos ao levantar acampamento. Ainda há outra funcionalidade que é montar um abrigo baseado no footprint com o sobreteto (sem a parte interna).

Existem diversos acessórios para os modelos MSR. Alguns são muito úteis como o footprint triangular para entrada, a rede interna para pendurar equipamentos, stakes (specs) específicos para cada tipo de terreno, zippers que brilham no escuro, cordeletes reflexivos para ninguém tropeçar na sua barraca (nem você) entre outros acessórios. A Amazon dos EUA vende alguns destes, bem como as lojas Backcountry e REI.

Embalagem

Uma das coisas que chama atenção na MSR Carbon Reflex 2 é que ela possui uma embalagem extremamente versátil. Caso você esteja levando apenas a parte essencial da sua barraca, é possível comprimir tudo a tamanhos mínimos utilizando a embalagem dela.

Tamanho

Peso: 1Kg
Veja as Dimensões:

É importante dizer que os modelos antigos da MSR Carbon Reflex 2 só possuem uma porta, portanto pode ser um pouco incômodo para a pessoa que está dormindo na porta ter que dar licença para a outra durante o entra-e-sai. Mas se você vai acampar em casal, fica tudo em casa! Todavia, do outro lado da Carbon Reflex antiga há uma janela que pode ser usada para colocar os boots e/ou outros equipamentos no avancê traseiro. Os modelos novos já possuem duas portas.

Pontos de fixação

As fixações da MSR Carbon Reflex 2 são muito bem pensadas tornando o processo de montagem prático e rápido, o que é excelente para ambientes hostis, com chuva e vento forte. A parte interna se conecta através de plugs com o sobreteto. Além dos 4 pontos de pinagem padrão de uma barraca em formato retangular, há ainda os 2 pontos dos avancês dianteiro e traseiro. Ao longo do pole que forma a espinha dorsal, há dois pontos para ancoragem com cordeletes, que farão sua MSR Carbon Reflex 2 resistir a fortes ventos. Há ainda dois pontos de pinagem intermediários nos menores lados do retângulo. Se você usá-los possivelmente ela resistirá a um tufão!

Para esticar a base, o cordelete já vem atachado a um sistema de redução, fazendo com que seja muito prático colocar os stakes no chão. Você pode fincá-los esticando a base sem fazer força e depois reduzir deixando bem esticado. Além disso te dá margem para achar o melhor lugar para fincar seu spec sem ter que mover a barraca toda de lugar.

Resistência (experiência em campo)

Quando eu adquiri este modelo, confesso que eu não queria mais nada além de levá-la para passear. Estive em muitos lugares e situações com ela, então posso afirmar com conhecimento de causa: ela foi feita para aguentar a pressão enquanto você descansa.

Na Patagônia peguei ventos de 100km/h com ela. Diversos galhos bateram forte na lona externa e acordei apenas com uma pequena avaria na porta. Um galho bateu de ponta e acabou furando a lona, mas o ripstop (tipo de tecido que protege contra rasgos progressivos) segurou a onda até de manhã, quando botei um silvertape no furo e segui viagem.

Durante uma expedição na Serra Fina, me lembro bem de uma tempestade no cume do Três Estados, quando eu estava com minha MSR Carbon Reflex 2 e alguns amigos usando a brasileira Azteq Nepal. Ambas barracas balançando muito com os ventos certamente acima de 70Km/h e forte chuva. Dormimos como bebês! Acordamos secos, quentes e felizes, com um céu azul e um mar de nuvens abaixo de nós.

Resultado

Quando você parte para uma expedição, o que você espera da sua barraca?

Eu espero conforto e segurança e isso a MSR Carbon Reflex 2 me entrega com sobra! Como nem tudo são flores, meu ponto negativo vai para o cruze de poles que causa pressão na fibra de carbono, única questão que a torna frágil. Mas minha recomendação vai em função dos outros benefícios. Além de segura e confortável, é compacta, leve, versátil, fácil, prática e linda!

Veja o que estão dizendo

Rodrigo Fernandez

Rodrigo Fernandez

CEO - Chief Executive Officer
Mais Recentes
Facebook
Instagram

Mais lidos

Dicas para acampar
O que é trekking - Nattrip
O que é trilha - Nattrip

Você também pode gostar

WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann