Como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha?

Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

Como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha?

Quando começamos a praticar caminhadas, trekking, acampamentos ou outras atividades relacionadas ao Montanhismo é comum termos dificuldades e dúvidas para escolher nossos primeiros equipamentos. Por isso, se liga nessas dicas que ajudarão a minimizar os erros no momento da compra e te ajudar em como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha.

Compre inicialmente o mais importante:

– barraca de camping, mochila cargueira, botas de trilha, saco de dormir, isolante térmico e vestuário.

Muita atenção para três coisas:

– Peso (quanto mais leve, maior o conforto)

– Volume (não adianta ser leve e ser enorme)

– Características Técnicas (especialmente barracas e mochilas)

Se você pretende entrar logo de cara em Expedições e Travessias, vale a pena investir em três coisas: barraca de camping, mochila cargueira e botas de trilha. E não pense que ao economizar numa barraca barata ou numa mochila não muito resistente estará saindo em vantagem. Esses produtos não lhe atenderão bem por muito tempo (ou talvez jamais lhe atenderão bem). Muito menos lhe oferecer o conforto e segurança necessários para a aventura. Bons equipamentos quase sempre são mais caros e tem durabilidade maior.

Equipamentos

– Barraca de Camping:

Como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha

1) Para caminhadas, sempre procure as mais leves (com menos de 3kg). Hoje existem barracas excelentes para 2 pessoas pesando de 1,5kg a 2,0kg.

2) Pense sempre nos momentos de maior dificuldade: como a chuva. O avanço é muito útil para botar suas botas molhadas e uma boa proteção de coluna d’água (10000mm ou mais) fará muita diferença. Em grandes expedições, o avanço é invariavelmente uma área de cozinha também. Barracas que não possuem sobreteto separado da parte interna tendem a condensar água por dentro (dentro está quente, fora está frio). Além disso, muitos modelos têm a lona costurada na base e, não havendo sobreteto, deve haver uma impermeabilidade muito forte na costura, caso contrário a água entrará por ali. Outro item importante sobre as chuvas é que as gotas rebatem no solo e levantam pingos por baixo do sobreteto. Por isso fique atento aos modelos cujo sobreteto não vai até o chão (e nas costuras da base também) e sempre que possível teste para ver se os respingos entram por debaixo do sobreteto.

Como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha

3) Detritos embaixo da barraca podem estragar seu acampamento. Além de verificar o solo na hora da montagem, uma lona específica chamada de “footprint” em inglês, por baixo da barraca pode ser muito útil para protegê-la e prolongar a vida útil do equipamento. Alguns modelos já vem com ela incluída, outros possuem como opcional vendido separadamente.

4) Não se esqueça de que é preciso espaço para os usuários e suas mochilas. Todavia barracas grandes, com 4kg ou mais devem ser usadas apenas em lugares de fácil acesso (de carro por exemplo). O design da barraca será fundamental no aproveitamento do espaço, compare as medidas dos diferentes modelos.

– Mochilas:

1) Mochila de Ataque – 20L a 35L: A mochila de ataque deve possuir o tamanho ideal para suas aventuras de curta duração. Elas devem acomodar tudo o que você precisa e possuir bolsos espalhados por toda a mochila para que você possa separar os itens e ter acesso rápido a tudo o que precisa. São usadas em trilhas curtas ou em expedições de performance, onde não se faz pernoite. Também são muito usadas em conjunto com mochilas cargueiras durante longas expedições.

Como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha

2) Mochilas Coringa – 40L a 60L: A mochila coringa é o ideal de flexibilidade. Perfeita para quem tem orçamento apertado e curte aventuras de um dia ou mais, porém se mostram pequenas para longas expedições. Podem ser usadas para transportar uma quantidade maior de roupas e até um saco de dormir caso necessário, mas também podem ser usadas para escalar, fazer trilhas leves ou até levar seu notebook para o trabalho.

Como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha

3) Mochila Cargueira – 60 Litros a 80L: A mochila cargueira deve transportar tudo, é a melhor mochila para o seu mochilão. Tome cuidado pois isso pode transformar seu trekking em um martírio devido ao excesso de peso.

Ela deve ser robusta e confortável, opte por modelos que tenham abertura no meio e divisão para o saco de dormir e outros itens a separar. Algumas mochilas não vem com capa de chuva, fique atento.

– Saco de dormir:

Como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha

Os sacos de dormir existentes mostram em suas etiquetas o nível de proteção que proporcionam. Usa-se especialmente a terminologia “nível de conforto” e “nível extremo”. Deve-se escolher o saco pela temperatura de conforto e não pela temperatura extrema. Lembre-se que quanto mais leve e menos volumoso melhor será para acomodá-lo na mochila e transportá-lo.

– Isolante térmico:

Como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha

A melhor opção são os infláveis, que são confortáveis e pequenos, porém mais caros. Todos sempre apresentam o risco de furar, um kit de reparo é essencial. Não confunda porém isolantes térmicos infláveis com colchões infláveis, pois estes são pesados, volumosos e menos resistentes.

Como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha

Os isolantes mais leves e baratos são os de EVA (aqueles mais comuns). Não apresentam muito conforto e são volumosos, porém quase sempre vão do lado de fora da mochila. Para quem tem orçamento limitado é o mínimo necessário.

– Vestuário:

Um anorak (Com proteção de coluna d’ água alta)

Um fleece 100

Luvas

Gorro

Calças e blusas de segunda pele

Uma calça de fleece

Camisas sintéticas de rápida secagem (preferencialmente as com íon de prata).

– Botas de trilha:

Como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha

Opte por botas de cano acima do tornozelo, robustas, impermeáveis, com solados rígidos, aderentes e bem acolchoadas.

MUITO IMPORTANTE:

1 – Não compre por impulso: Alguns materiais podem ser alugados quando não se usa com frequência.

2 – Pesquise e pesquise e pesquise: Pergunte aos amigos, veja reviews na internet, leia matérias em revistas, compare produtos, experimente de alguém, deixe uma mensagem aqui e por aí vai…

Esperamos ter ajudado a instigar mais seu senso crítico em como escolher seus primeiros equipamentos de Montanha.

Boas aventuras.

Texto: Rodrigo Fernandez e Vinicius Viegas

Veja o que estão dizendo

Uni Córnio da Produtividade

Uni Córnio da Produtividade

CSO - Chief Supernatural Officer

Uni é o responsável pelas postagens que o nosso time de redatores não seria capaz de realizar.

Mais Recentes
Facebook
Instagram

Mais lidos

Dicas para acampar

Dicas para acampar

O que é trekking - Nattrip

O que é Trekking?

O que é trilha - Nattrip

O que é Trilha?

Você também pode gostar

WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann