Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

Você saberia definir o que é Trekking?

O que é trekking - NattripNo turismo de aventura, pode-se perceber o uso da palavra Trekking para designar genericamente a atividade de longas caminhadas ecológicas, como por exemplo as expedições. O que muitos não sabem é que trekking é na verdade um esporte.

A competição é mais conhecida como enduro a pé. De fato, existem algumas modalidades deste esporte, como trekking independente, trekking assistido e trekking de regularidade (ou enduro a pé).

No trekking independente, como o nome já sugere, o praticante é responsável por tudo. Escolhe a rota, planeja a expedição, estuda o clima, prepara o equipamento necessário e organiza os utensílios que irão na mochila. Este tipo de atividade requer muito conhecimento técnico de orientação e navegação, sobrevivência em ambiente hostil e muito preparo físico.

O que é trekking - Nattrip

Aos que desejam praticar esta atividade, mas não têm tanto conhecimento técnico, devem aderir ao trekking assistido. Neste, a pessoa pratica a atividade da mesma forma que o trekking independente, porém, contando com o know-how técnico de guias e eventualmente carregadores. A Nattrip organiza e promove esta modalidade. Confira aqui.

Enduro a Pé, ou Trekking de Regularidade.

O que é trekking - Nattrip

É uma competição de regularidade cujo objetivo é percorrer trilhas pré-determinadas a pé, dentro de velocidades médias e condições estabelecidas pelos organizadores da competição, com planilhas que fornecem algumas informações tais como figuras representativas sobre o caminho, direções para navegação por bússola, velocidade de caminhada e comprimento dos trechos do percurso. Os desenhos na planilha ajudam a identificar o percurso a ser seguido. Estes desenhos podem representar árvores caídas, cercas, rios, etc. A velocidade média em cada trecho geralmente é fornecida em metros por minuto.
Neste esporte, as equipes utilizam equipamentos como bússola, calculadora, cronômetro e equipamentos digitais ou mecânicos para contabilizar passos durante a prova. Alguns usam equipamentos sofisticados, como palmtops e até notebooks. Geralmente proíbe-se o uso de equipamentos capazes de medir distâncias como canetas laser, ultra-som, GPS, etc. Também proibe-se o uso de recursos de comunicação como telefones celulares, rádio, etc.

O que é trekking - NattripAs equipes podem ter de 2 a 6 membros que desempenham atividades específicas. Dentre estas atividades está a navegação, onde o integrante interpreta e localiza as referências informadas na planilha fornecida pela organização. Há também o integrante que realiza as contas necessárias para que a equipe se mantenha na velocidade média exigida pela planilha e cronometra o tempo utlizado para cumprir cada trecho do percurso. Além destes, há o integrante que faz a contagem de passos, determinando a distância percorrida e a velocidade ideal da caminhada. Também cabe ao contador de passos juntamente com o calculista controlar a velocidade das passadas, isto é, a velocidade média.

O que é trekking - NattripPara a verificação da regularidade utiliza-se Postos de Controle, também conhecidos como PCs, posicionados estrategicamente ao longo do percurso, de modo que as equipes não saibam sua localização e nem a quantidade exata. Os postos de controle podem operar de várias formas, como por exemplo usando bases eletrônicas de registro onde um chip identifica a equipe e permite armazenar informações sobre o desempenho durante a prova. Podem tambem utilizar receptores de GPS capazes de registrar o horário de passagem de cada equipe em determinados pontos do percurso. Outra maneira é alocar organizadores da prova que registram o horário de passagem da equipe, porém atualmente esta prática está em desuso devido ao fato dos recursos eletrônicos permitirem maior imparcialidade no registro e apuração das provas.

A pontuação geralmente é atribuída na forma de pontos referentes ao atraso ou adiantamento da equipe no percurso, baseado no que foi solicitado pela planilha. No Circuito Carioca de Trekking, penaliza-se com um ponto o PC atrasado e dois pontos a cada PC adiantado. O PC perdido soma 2000 pontos e PC com mais de 20 minutos adiantado ou atrasado conta 1200 pontos. Para o PC virtual, cada metro errado soma 1 ponto. Ganha a prova a equipe que ao cumprir corretamente o percurso informado na planilha obtiver o mínimo de penalidades.

Apesar de não haver muita visibilidade, no Brasil este esporte é muito praticado. O campeonato brasileiro acontece todo ano, assim como circuitos regionais. No Rio de Janeiro há o Circuito Carioca de Trekking.

Compartilhe com seus amigos!
316

Veja o que estão dizendo

Redator
Uni Córnio da Produtividade

Uni Córnio da Produtividade

CSO - Chief Supernatural Officer

Uni é o responsável pelas postagens que o nosso time de redatores não seria capaz de realizar.

Confira os Posts Mais Recentes sobre Trilhas no Rio de Janeiro
Confira as principais Trilhas e Aventuras no Rio de Janeiro

Veja também

Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Roda Gigante Rio StarMarco Aurelio Neves Junior

Roda Gigante Rio Star

MG 5175
Como chegar na Pedra da Gávea Rio de Janeiro

Como chegar na Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é a trilha mais procurada do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra da Gávea. Confira!
Passeios baratos no Rio de Janeiro cover

Novidades

Design sem nome 2
Como chegar na Cachoeira do Horto
Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
Vinicius Pinto e Samara Arruda Vamos Trilhar
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Apoiadores e Parceiros
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Receba nossas novidades