Perguntas frequentes da Trilha Pedra do Telégrafo?

  1. Quanto tempo demora a trilha?

    R: Aproximadamente 1h00 de subida pela trilha. A atividade toda dura em torno de 4 horas, porém pode variar de acordo com o ritmo do grupo.

  2. É muito difícil?

    R: É considerada uma trilha de nível Leve. Qualquer pessoa, ainda que sem condicionamento físico, consegue fazer a trilha. Basta ter atenção à exposição ao sol.

  3. Posso tirar foto da Pedra do Telégrafo?

    R: A famosa foto fica na verdade numa pedra que se chama Pedra da Bigorna (ou do Cavalo) e não Pedra do Telégrafo. Passaremos por ela no caminho e será possível tirar fotos. Em dias de feriado e finais de semana pode haver uma fila extensa de pessoas aguardando para tirar fotos na Pedra da Bigorna.

  4. Pode ser feito por crianças ou idosos? Criança ou idosos pagam meia?

    R: Pode ser feito por crianças a partir de 5 anos de idade. Não temos restrição de idade máxima. O valor é o mesmo para todos.

  5. E se chover no dia? Vai ter a trilha?

    R: Caso a Nattrip veja uma probabilidade de chuva forte, que possa comprometer o andamento do passeio nós informaremos aos participantes previamente.

  6. Pode fazer a trilha de tarde/noite?

    R: O horário de funcionamento do Parque é de 07h00 às 19h00, só podemos realizar a trilha dentro desse horário, respeitando o Plano de Manejo do Parque. Devido ao alto número de visitas ao local, realizamos este passeio somente na parte da manhã.

  7. Tem desconto para 3 pessoas?

    R: Oferecemos desconto para grupos grandes de 6 ou mais pessoas. Caso queira pagar em dinheiro diretamente na agência Nattrip até um dia antes do passeio, podemos dar 10% de desconto.

  8. O que está incluso nesse valor?

    R: Há diversos itens de valor intangível envolvidos, a exemplo do treinamento e experiência dos profissionais desde o atendimento até a operação. O Guia/Condutor de Turismo de Aventura especializado em Montanhismo, que saberá indicar os melhores locais e ângulos para fotografias além dos profissionais que estarão monitorando a atividade de dentro da agência. Dos itens quantificáveis, estão incluídos o guiamento na Trilha Pedra do Telégrafo, assessoria prévia ao passeio e o seguro de acidentes pessoais.

  9. Posso levar meu Pet?

    R: Não é permitida a entrada de animais domésticos nas Unidades de Conservação devido à zoonose, que é a transferência de micro-vida (bactérias, vírus, etc) entre animais domésticos e silvestres. O animal doméstico poderá receber cuidados veterinários, mas o animal silvestre não conta com esse benefício.

  10. Da pra ir de chinelo?

    R: Não, somente calçados fechados. Aconselhamos um calçado com boa aderência.

  11. Tem sinal de telefone?

    R: Sim, a maior parte da trilha tem sinal de telefone e internet 3G ou 4G.

  12. Como vamos do ponto de encontro até a trilha?

    R: No ponto de encontro, já na companhia do Guia, embarcaremos nos transportes públicos até o início da trilha – os valores das passagens são pagos à parte por cada participante. A volta é feita pelo mesmo método acompanhado pelo guia até o ponto de encontro.

  13. Tem risco de assalto?

    R: Assim como em qualquer outro lugar do Rio de Janeiro ou de uma cidade grande, há risco de assalto. O Comando de Polícia Ambiental está atuando no Parque Estadual da Pedra Branca. Nunca houve ocorrência com nenhum de nossos grupos.

  14. O que eu devo levar?

    R: Calçados confortáveis de solado com boa aderência, fechados e revestidos (Tênis, Bota, etc.), lanche leve, compartimento para água (sugerimos levar ao menos 2 litros), compartimento para lixo, protetor solar, para os que são alérgicos a mosquitos, aconselhamos levar repelente, mochila para carregar seus pertences é obrigatório. Não será permitido bolsa de mão ou de ombro.

  15. O guia tira foto?

    R: Todos os nossos guias conhecem os melhores pontos para fotos e estarão lá para lhe aconselhar e ajudar, porém não são fotógrafos profissionais e não estarão portando equipamentos fotográficos.

  16. Está incluso transporte? Como faço pra chegar lá?

    R: A opção de transporte incluso até o ponto de encontro com o guia é opcional apenas para grupos privativos. No caso da Trilha Pedra do Telégrafo o transporte incluso leva até o início da trilha. Caso você prefira uma das opções sem transporte, lhe informaremos o melhor modo de chegar até lá no email de confirmação do seu passeio.

  17. Qual a diferença entre grupo aberto e privativo?

    R: O passeio em grupo aberto permite que qualquer cliente participe, porém é necessário um mínimo de 3 pessoas para o grupo sair e uma antecedência de 72h para reservar uma nova data, caso as datas existentes não sejam compatíveis para você. Não há transporte ao local do passeio, será usado um ponto de encontro.
    O passeio em grupo privativo inclui opção de transporte ao local da atividade com tarifas diferenciadas. Atividades opcionais podem ser solicitadas durante o processo de reserva caso disponíveis.