Serra do Mar

Expedições na Serra do Mar

A Serra do Mar é uma região montanhosa que se estende por aproximadamente 1.500 quilômetros. Ela corre ao longo do litoral do sudeste e sul do Brasil. Vai desde o estado do Rio de Janeiro até o norte do estado de Santa Catarina. Representa um enorme valor geológico, com diversidade e riqueza em sua fauna e flora.

A região pertence ao Complexo Cristalino Brasileiro sendo constituída em sua maioria por granitos e gnaisses. É também Patrimônio Histórico do Estado de São Paulo, onde atravessa todo o litoral. A topografia da serra do Mar deriva de vários fatores. A diferença de resistência das rochas, falhamento do relevo e sucessivas trocas climáticas são alguns. Em determinados trechos, a serra do Mar apresenta-se como escarpa. Já em outros, é formada por serras marginais. Suas altitudes variam entre 500 a 2300 m acima do nível do mar.

A Serra dos Órgãos é a borda do segmento de montanhas da Serra do Mar no estado do Rio de Janeiro. Lá estão os mais altos picos de toda a Serra do Mar. São eles a Pedra do Sino em Teresópolis com 2.255 m, o pico da Caledônia e seus 2.257 m em Nova Friburgo e outros altos picos localizados no Parque Estadual dos Três Picos. Lá é onde se encontra o Pico Maior de Friburgo medindo 2.366 metros, ponto culminante da Serra do Mar.

A proximidade das montanhas com o oceano no norte de São Paulo é incrível apresentando seu ápice em Ubatuba. No centro há uns poucos quilômetros de planície. Já ao sul do estado, na altura de Iguape, a largura da planície cresce para algumas dezenas de quilômetros.

Na Serra do Mar também estão as maiores montanhas do estado do Paraná. Entre elas o Pico Paraná (1.922 m), o Caratuva (1.856 m), o Siririca (1.740 m) e o Marumbi (1.551 m). Dirigindo-se mais para o sul aparecem outras serras marginais como Iquiririm. Esta já fica na divisa do Paraná com Santa Catarina.

Venha com a Nattrip conhecer todos esses locais e muito mais!

No products found which match your selection.

Fale conosco

WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann