Serra dos Órgãos

Expedições na Serra dos Órgãos

A Serra dos Órgãos é uma cordilheira do estado do Rio de Janeiro, Brasil. A região abriga o famoso Parque Nacional da Serra dos Órgãos e o Parque Estadual dos Três Picos. A serra é recoberta por extensas áreas de Mata Atlântica e formadora de inúmeros riachos. É a cadeia montanhosa na qual a cidade de Petrópolis, de grande relevância histórica, está encravada.

A Serra dos Órgãos é parte integrante da Serra do Mar abrangendo uma área que ultrapassa 20 mil hectares. O nome vem da semelhança entre as rochas verticalizadas e os órgãos usados em igrejas antigas. Ao longo da escarpa, a escala de altitude em relação ao nível do mar ultrapassa os dois mil metros.

As montanhas chamadas Dedo de Deus e Escalavrado são ícones. Junto aos picos próximos, formam muros de rocha escarpada que são características dramáticas. Podem ser vistas em qualquer dia claro de dentro da cidade do Rio de Janeiro. Uma fratura norte-oeste é exposta nas superfícies rochosas do platô, que define a direção dos sulcos e vales ao longo da escarpa. As fraturas verticais da direção Nordeste, espaçadas regularmente a cada 500 metros, cortam as estruturas em ângulos retos. A erosão ao longo dessas fraturas isolou os blocos de rochas maciças.

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação situada na Serra dos Órgãos. Abrange os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis, com uma área de 20.030 hectares. É aberto para visitação permanente e administrado pelo ICMBio, uma autarquia vinculada ao Ministério do Meio Ambiente. Apesar de estar aberta o ano inteiro, de maio a setembro inicia-se a temporada de montanhismo. Aventureiros de toda parte vêm buscando o contato direto com a natureza. O principal roteiro é a Travessia Petrópolis Teresópolis, que exige três dias e é considerada a caminhada mais bonita do Brasil.

No products found which match your selection.

Fale conosco

WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann