Serra da Mantiqueira

Serra da Mantiqueira – Pacotes e Roteiros

A Serra da Mantiqueira se estende por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Uma cadeira de montanhas entre mil e quase três mil metros de altitude. Abriga diversas Unidades de Conservação, como a Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira, o Parque Nacional de Itatiaia e os Parques Estaduais Serra do Brigadeiro e Serra do Papagaio.

A maior parte da serra encontra-se no estado de Minas Gerais. A capital considerada mais próxima é São Paulo, por estar a 90 km da primeira cidade paulista situada na Serra da Mantiqueira, Bragança Paulista. A segunda é Belo Horizonte que está situada a 170 km da primeira cidade, Barbacena, e a terceira é o Rio de Janeiro que se localiza a 198 quilômetros do mais próximo povoado na Serra da Mantiqueira, Visconde de Mauá, distrito do Município de Resende. O nome é considerado de origem tupi e significa “gota de chuva”, através da junção dos termos amana (chuva) e tykyra (gota). Por si só já demonstra a grande importância desta região como fonte de água potável. Lá ocorre a formação de rios que abastecem diversas cidades do sudeste brasileiro.

A Serra da Mantiqueira tem altitudes que variam entre 1200 e 2800 metros. O montanhismo ocorre em toda sua extensão, devido aos seus picos elevados. A região também recebe competições e prática de rally.

A lista dos 5 mais altos Picos da Mantiqueira, de acordo com o IBGE:

  • Pedra da Mina: 2798 m
  • Pico das Agulhas Negras: 2791 m
  • Morro do Couto: 2680 m
  • Pedra do Sino de Itatiaia: 2670 m
  • Pico dos Três Estados: 2665 m

A Nattrip possui diversos roteiros de Expedição pela Serra da Mantiqueira. A lista inclui roteiros que visitam estes picos e suas magníficas vistas. Para algumas Expedições é necessário ter alguma experiência, mas há opções para iniciantes também. Venha conhecer estes paraísos conosco!

WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann