Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

Você saberia definir o que é trilha?

Uma trilha é um caminho ou estrada de passeio terrestre usado para caminhada ao ar livre, ciclismo ou outras atividades de locomoção. Trilhas são caminhos existentes ou estabelecidos, com diferentes formas, comprimentos e larguras, que possuam o objetivo de aproximar o visitante ao ambiente natural, ou conduzi-lo a um atrativo específico, possibilitando seu entretenimento ou educação através de sinalizações ou de recursos interpretativos.

Tecnicamente, podem ser estabelecidos diversos tipos de trilhas, que podem ser classificadas:

  • Quanto à função: Vigilância, recreativa, educativa, interpretativa e travessias.
  • Quanto à forma: Circular, oito, linear e atalho
  • Quanto ao grau de dificuldade:
    Leve – como a Trilha da Pedra Bonita.
    Moderada – como a Trilha do Pico da Tijuca.
    Pesada – como a Trilha da Pedra da Gávea.
  • Quanto à declividade do relevo: Ascendentes, descendentes e Irregulares.
Acerca dos recursos utilizados para a interpretação ambiental da trilha, elas podem ser classificadas de duas maneiras: trilhas guiadas (monitoradas) ou trilhas autoguiadas.


Trilhas Guiadas

O que é trilha - NattripVários tipos de passeios guiados podem ser desenvolvidos. O guia pode fixar previamente os locais de parada e os temas trabalhados, sem que o público possa designar novas investigações, ou naquelas em que as observações vão acontecendo conforme os eventos aparecem (fauna, flora, relevo, etc.) ou de acordo com as motivações dos participantes. Entretanto, o bom guia de ecoturismo é aquele estabelece uma estratégia de abordagem que satisfaça interesses específicos dos seus participantes (Observação de Aves, Espeleologia, etc.).

Trilhas Auto Guiadas

O que é trilha - NattripA trilhas auto guiadas tem como principal função facilitar a caminhada e permitir o contato dos visitantes com o meio ambiente sem a presença do guia de ecoturismo. Assim, recursos visuais e gráficos indicam a direção a seguir, os elementos a serem destacados são (árvores nativas, plantas medicinais, ninhos de pássaros, etc.) e os temas desenvolvidos (mata ciliar, recursos hídricos, etc.).
As trilhas localizam-se dentro de um ecossistema específico, utilizando traçados já existentes. Quando bem elaboradas, conseguem promover o contato mais estreito entre o homem e a natureza, possibilitando conhecimento das espécies, animais e vegetais, da história local, da geologia, da pedologia, dos processos biológicos, das relações ecológicas, ao meio ambiente e sua proteção, constituindo instrumento pedagógico muito importante.

Impacto Ambiental

Qualquer tipo de trilha pode gerar impacto ambiental no ecossistema local. No solo podemos citar erosão e compactação, na fauna as alterações populacionais e na flora, o desmatamento, principalmente das pequenas mudas. Porém, a lista é muito mais ampla e ainda não se conhece todas as consequências da implantação de trilhas. As técnicas para minimizar os impactos basicamente restringem-se aos cuidados com o solo e a vegetação. A fauna precisaria ser estudada durante meses (talvez anos) para que se conheça todos os hábitos comportamentais de todas as espécies presentes em determinada área, podendo-se, assim, estabelecer sua capacidade de suporte. Porém ainda assim alguns cuidados básicos são de suma importância para minimizar o impacto nas populações da fauna local.

Medidas de Controle de Impactos

O que é trilha - NattripSalvo as intervenções de ordem estrutural e de segurança, os sítios de visitação não devem ser adaptados aos visitantes. Estes é que devem ser preparados para a visitação. Para elaborar medidas preventivas de impactos em trilhas, deve-se estabelecer primeiramente um zoneamento explícito das áreas de uso e não-uso e informar os visitantes.
Alimentar animais silvestres é uma das atitudes não recomendadas no que tange a fauna, pois altera o comportamento e a dieta alimentar silvestre dos animais. Não deve-se limitar apenas a animais de porte maior, como macacos. Insetos e pequenos animais são fundamentais para a existência da vida no planeta. Deixar cair pedaços de comida e farelos também é uma causa de alteração do comportamento alimentar. O constante monitoramento da vida silvestre é um item mandatório.

Educação Ambiental

O que é trilha - NattripA educação ambiental é o processo por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Compartilhe com seus amigos!

“Da natureza nada se tira a não ser fotos, nada se deixa a não ser pegadas e nada se leva a não ser recordações”.

Comentários no Facebook

Veja também

Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Sochi cidade russa virou modelo para o turismo do país

E-Book Rio de Janeiro

Passeios baratos no Rio de Janeiro cover
O-que-fazer-em-Visconde-de-Maua
Redator
Uni Córnio da Produtividade

Uni Córnio da Produtividade

CSO - Chief Supernatural Officer

Uni é o responsável pelas postagens que o nosso time de redatores não seria capaz de realizar.

Mais Recentes
Facebook
Instagram

Novidades

TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Roda Gigante Rio StarMarco Aurelio Neves Junior

Roda Gigante Rio Star

Sochi cidade russa virou modelo para o turismo do país

E-Book Rio de Janeiro

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

Apoiadores e Parceiros

Receba nossas novidades