Você saberia definir o que é trilha?
Uma trilha é um caminho ou estrada de passeio terrestre usado para caminhada ao ar livre, ciclismo ou outras atividades de locomoção. Trilhas são caminhos existentes ou estabelecidos, com diferentes formas, comprimentos e larguras, que possuam o objetivo de aproximar o visitante ao ambiente natural, ou conduzi-lo a um atrativo específico, possibilitando seu entretenimento ou educação através de sinalizações ou de recursos interpretativos.
E como se classifica o que é trilha?
Tecnicamente, podem ser estabelecidos diversos tipos de trilhas, que podem ser classificadas:
- Quanto à função: Vigilância, recreativa, educativa, interpretativa e travessias.
- Quanto à forma: Circular, oito, linear e atalho
- Quanto ao grau de dificuldade:
Leve – como a Trilha da Pedra Bonita.
Moderada – como a Trilha do Pico da Tijuca.
Pesada – como a Trilha da Pedra da Gávea. - Quanto à declividade do relevo: Ascendentes, descendentes e Irregulares.
Acerca dos recursos utilizados para a interpretação ambiental da trilha, elas podem ser classificadas de duas maneiras: trilhas guiadas (monitoradas) ou trilhas autoguiadas.
Trilhas Guiadas
Vários tipos de passeios guiados podem ser desenvolvidos. O guia pode fixar previamente os locais de parada e os temas trabalhados, sem que o público possa designar novas investigações, ou naquelas em que as observações vão acontecendo conforme os eventos aparecem (fauna, flora, relevo, etc.) ou de acordo com as motivações dos participantes. Entretanto, o bom guia de ecoturismo é aquele estabelece uma estratégia de abordagem que satisfaça interesses específicos dos seus participantes (Observação de Aves, Espeleologia, etc.).
Trilhas Auto Guiadas
A trilhas auto guiadas tem como principal função facilitar a caminhada e permitir o contato dos visitantes com o meio ambiente sem a presença do guia de ecoturismo. Assim, recursos visuais e gráficos indicam a direção a seguir, os elementos a serem destacados são (árvores nativas, plantas medicinais, ninhos de pássaros, etc.) e os temas desenvolvidos (mata ciliar, recursos hídricos, etc.).
As trilhas localizam-se dentro de um ecossistema específico, utilizando traçados já existentes. Quando bem elaboradas, conseguem promover o contato mais estreito entre o homem e a natureza, possibilitando conhecimento das espécies, animais e vegetais, da história local, da geologia, da pedologia, dos processos biológicos, das relações ecológicas, ao meio ambiente e sua proteção, constituindo instrumento pedagógico muito importante.
Impacto Ambiental
Qualquer tipo de trilha pode gerar impacto ambiental no ecossistema local. No solo podemos citar erosão e compactação, na fauna as alterações populacionais e na flora, o desmatamento, principalmente das pequenas mudas. Porém, a lista é muito mais ampla e ainda não se conhece todas as consequências da implantação de trilhas. As técnicas para minimizar os impactos basicamente restringem-se aos cuidados com o solo e a vegetação. A fauna precisaria ser estudada durante meses (talvez anos) para que se conheça todos os hábitos comportamentais de todas as espécies presentes em determinada área, podendo-se, assim, estabelecer sua capacidade de suporte. Porém ainda assim alguns cuidados básicos são de suma importância para minimizar o impacto nas populações da fauna local.
Medidas de Controle de Impactos
Salvo as intervenções de ordem estrutural e de segurança, os sítios de visitação não devem ser adaptados aos visitantes. Estes é que devem ser preparados para a visitação. Para elaborar medidas preventivas de impactos em trilhas, deve-se estabelecer primeiramente um zoneamento explícito das áreas de uso e não-uso e informar os visitantes.
Alimentar animais silvestres é uma das atitudes não recomendadas no que tange a fauna, pois altera o comportamento e a dieta alimentar silvestre dos animais. Não deve-se limitar apenas a animais de porte maior, como macacos. Insetos e pequenos animais são fundamentais para a existência da vida no planeta. Deixar cair pedaços de comida e farelos também é uma causa de alteração do comportamento alimentar. O constante monitoramento da vida silvestre é um item mandatório.
Educação Ambiental
A educação ambiental é o processo por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.
Compartilhe com seus amigos!
“Da natureza nada se tira a não ser fotos, nada se deixa a não ser pegadas e nada se leva a não ser recordações”.
Veja também
Como chegar na Pedra Bonita
A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
Como chegar na Pedra da Gávea
A Pedra da Gávea é a trilha mais procurada do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra da Gávea. Confira!
Pernoite na Pedra da Gávea – Fiscalização, Multas e Proibição
Sobre o Pernoite na Pedra da Gávea. Fiscalização, Multas e Proibição. Sim. O pernoite na Pedra da Gávea é proibido. Confira!
Redator
Uni Córnio da Produtividade
CSO - Chief Supernatural Officer
Uni é o responsável pelas postagens que o nosso time de redatores não seria capaz de realizar.
Confira os posts mais recentes sobre o Rio de Janeiro
Anúncios
Confira as principais Aventuras no Rio de Janeiro
Novidades
Como chegar na Pedra Bonita
A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
Anúncios
Apoiadores e Parceiros
Associada a
Associada a
Receba nossas novidades
Pacotes de Viagem
Rio de Janeiro
EXPEDIÇÕES DE TREKKING
FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS
RECEPTIVO RIO DE JANEIRO
rio@nattrip.com.br
✆ +55 (21) 96931-8893
(Tours/Aventuras/Passeios no Rio de Janeiro)
PACOTES E EXPEDIÇÕES
dmc@nattrip.com.br
✆ +55 (21) 98331-2706
(Pacotes e Expedições de Trekking pelo Brasil)