Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

Value Proposition Canvas: Como lapidar uma ideia com ele?

O que é o Value Proposition Canvas?

O Value Proposition Canvas ajuda a definir se as ideias podem se tornar negócios. Toda vez que alguém tem uma ideia, inevitavelmente há alguma intencionalidade. Não sei se isso acontece com vocês, mas meu cérebro chega a fritar toda vez que tenho uma ideia de negócio. E isso acontece com certa frequência. Com o tempo, aprendi que o grande macete é saber definir, de maneira rápida e prática, se essa ideia poderá se tornar produtiva. Como? Definindo se ela tem valor para alguém, ou não. O mesmo processo pode ser usado para quem já tem um negócio ou empreendimento em andamento e quer apenas analisar o valor de seus produtos.

Muita gente já deve ter ouvido falar do Business Model Canvas, ou BMC, como uma metodologia muito prática para mapear seu empreendimento e ter o processo produtivo bem definido. O que alguns não sabem é que existe um modelo chamado Value Proposition Canvas, ou Canvas de Proposta de Valor em Português, que pode ser usado como parte integrante do BMC. Este modelo vai te dizer com clareza se seu produto – ou ideia de negócio – tem valor. Veja abaixo um BMC com destacamento de onde o Value Proposition Canvas se encaixa:

Como funciona o Value Proposition Canvas?

Basicamente, o Value Proposition Canvas ajuda a analisar sua ideia. A intenção é saber:
1º – Se você conhece o público que se interessaria por ela
2º – Quais as demandas deste público
3º – Quais os pontos fortes e fracos desta ideia.
Uma vez que você montar seu Value Proposition Canvas, você terá certeza do potencial da sua ideia. Veja abaixo como é o canvas de proposta de valor:

A metodologia é simples. Assumindo que você já teve a ideia, coloque os produtos e serviços que você imagina no local correto dentro do quadrado. A partir daí, passe para o círculo e pense nas demandas (Jobs) que os potenciais clientes destes produtos estão à procura ou precisando. Quais são estas demandas? Por exemplo, a Nattrip começou sua jornada empresarial como uma fornecedora de atividades de Ecoturismo e Aventura no Rio de Janeiro. Muitos dos nossos produtos eram roteiros em trilhas que levavam a atrativos interessantes espalhados pela cidade. Mas qual o valor destes produtos?

Comecei pensando sobre quais demandas os potenciais clientes teriam, de forma que os roteiros de trilhas da Nattrip suprissem essas demandas. Dentro de um universo muito grande, listamos seis itens:

  • Vencer desafios e superar limites
  • Conhecer visuais incríveis
  • Sair da rotina e encontrar paz
  • Ser mais saudável
  • Tirar fotos que impressionem os amigos
  • Ser um influencer: busca por likes e seguidores nas redes sociais

Vale pontuar aqui que com a recente massificação da atividade, “fazer trilhas” virou uma demanda por si só. O próximo passo é pensar nas dores dos clientes (Pains), ou seja, quais as dificuldades que eles encontram nessas demandas? Por exemplo, uma das coisas que nós discutimos foi que eles tem medo da segurança pública frágil no Rio de Janeiro. Nós pensamos em várias “Pains” destes clientes e listamos algumas abaixo. Veja o que você acha:

  1. (In)Segurança pública
  2. Não entender sobre os locais, suas lendas e histórias
  3. Medo de se machucar, de não ter preparo físico
  4. Não saber escalar ou ter técnicas para transpor obstáculos
  5. Não saber o caminho e se perder
  6. Medo de altura
  7. Não ter companhia para ir

É uma lista até bastante completa. Bem, esta etapa concluída, precisamos agora pensar em quais seriam os ganhos (Gains) ou potencialidades que um produto deste tipo oferece para estes clientes. Neste caso nós discutimos e listamos os seguintes ganhos:

  • Aumento na disposição e vigorosidade
  • Vida ao ar livre, fuga do ambiente urbano insalubre
  • Educação ambiental por inserção ao meio natural
  • Autoconhecimento, superar medos
  • Romper limites e vencer os desafios
  • Se sentir em paz
  • Conhecer novos visuais
  • Conseguir as tão sonhadas fotos, likes e seguidores

Com esta pesquisa em mãos, nós partimos para o design dos nossos produtos. Isto é, quais remédios vamos oferecer para sanar as dificuldades que os clientes possuem em suas demandas? O objetivo aqui é verificar se para cada dor há um remédio. Por isso é importante exaurir as possibilidades de dores. Sempre pesquise, pergunte, peça opiniões, pois alguém vai te dizer uma dor que você não tinha pensado. E se seu produto oferecer um remédio, pimba! Maior o valor dele.

Com a lista de remédios, podemos ligar os pontos e verificar se estes remédios sanam todas as dores. Utilizamos a numeração da lista de dores para conectar os pontos. O que você acha?

  • Seguro de acidentes pessoais (3)
  • aExemplos e reviews de clientes que achavam que não tinham preparo e concluíram a aventura com sucesso (3,4)
  • Guias especialistas em montanhismo (4,5,6)
  • Guias bem humorados e companheiros de montanha (2,4,5,6,7)
  • Monitoramento remoto (1,3,5)
  • Guiamento informativo e educativo (2)
  • Aquecimento, alongamento – e um dorflex no final! (3,4)
  • Guias conhecidos na região (1,2,5)
  • Guiamentos em ritmo turístico e não de competição (3,4,7)
  • Uso de equipamentos certificados caso necessário (3,4)
  • Histórico imune: nenhum registro de acidente ou assalto (1,3,4,6)
  • Marca forte, presença online, credibilidade (1,3,5,7)
  • Opções de grupos abertos a outras pessoas (7)

Procedimento análogo ocorre com os benefícios, chamados de ganhos, que você levantou na sua análise. Para cada um deles, qual seria o gerador de ganho (Gain Creator)?

Veja o que listamos:

  • Apresentação dos elementos ambientais como flora e fauna, bem como boas práticas em ambientes naturais.
  • Apresentação de regras de mínimo impacto e sobre a importância do combate à zoonose e às espécies invasoras.
  • Sempre dar tempo ao cliente para se sentir em paz na natureza.
  • Levar o cliente nos melhores spots e picos para fotos.
  • Dispor de um atendimento que irá sanar eventuais dúvidas.
  • Ajudar os clientes a terem uma melhor performance durante a atividade.

Aqui também cabe uma observação. A atividade de estar trilhando já é uma atividade fit e traz benefícios diretos inerentes. Com isso podemos claramente ver que a gente consegue entregar além de todos os remédios necessários, potenciais benefícios aos clientes.

O Value Proposition Canvas se resume basicamente a observar o público que teria interesse na sua ideia e verificar se ela entrega o valor necessário para esse público. Com isso você pode redesenhar, polir, incrementar, ajustar, potencializar ou até desistir da sua ideia!
Veja que no meu exemplo, eu apenas me referi a um produto: guiamento especializado para roteiros de montanhismo. Mas poderíamos ter estendido a análise a outros produtos como por exemplo tours de modalidades de aventura como Mountain Bike, Vôo Livre ou escalada. O fato é que, ao final do processo, você terá mapeado o valor do seu produto e saberá muito bem se ele tem potencial ou não.

Uma excelente opção para treinar esse processo é utilizar um dos muitos apps disponíveis para os mobiles. Aos usuários de Android, recomendo este, que é gratuito e muito eficiente!

Fato é que o Value Proposition Canvas entrega um processo tão simples que em algum momento você vai interiorizá-lo e poderá executar mentalmente, mesmo que uma versão mais básica, mas de pronto você saberá dizer se uma ideia tem valor ou não.

Concorda?

Comentários no Facebook

Veja também

Trilhas de longo curso cover

Trilhas de longo curso

Tour Operator Scholarship Program da Adventure Travel Trade Association (ATTA)
10 motivos para contratar a Nattrip
viagem a trabalho
Por que ter um Blog

Por que ter um blog?

Dinâmicas de Grupo Motivação
dinâmicas de grupo para empresas
Value Proposition Canvas - 3
Redator
Rodrigo Fernandez

Rodrigo Fernandez

CEO - Chief Executive Officer
Mais Recentes
Facebook
Instagram

Novidades

Sochi cidade russa virou modelo para o turismo do país

E-Book Rio de Janeiro

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

Parceria Rio Eco Pets

Parceira Rio Eco Pets

Turismo Brasileiro Liberação dos Jogos

Apoiadores e Parceiros

Receba nossas novidades