Blog Nattrip Portugal
Conheça os roteiros da Nattrip no Douro

Roteiros disponíveis em breve.

6 Melhores Cidades para Visitar no Vale do Douro

O vale do Douro

douro 01

O vale do douro é um lugar realmente especial, não só em Portugal, mas no mundo. Não tem como não se maravilhar com a beleza natural do rio Douro que serpenteia uma infinidade de montes riscados pelas vinhas centenárias, como uma pintura ao vivo.

Visitar o vale do Douro é essencialmente fazer uma imersão na cultura do vinho. Em especial, do Vinho do Porto. Porque é aqui, na região demarcada do Douro que se cultiva as uvas que serão usadas para produzir essa bebida apreciada no mundo todo. Graças a uma combinação de solo, humidade e temperatura, a região do vale do Douro é ideal para o cultivo dessas uvas.

Mas não é só de vinho do Porto que vive o Douro. Há muita coisa interessante para ver e fazer nas cidades que margeiam o seu leito. Sem mais delongas, apresentamos as 6 melhores cidades para visitar no vale do Douro:

Peso da Régua

Ponto de início

douro 02

Também conhecida como a capital internacional do vinho e da vinha, a cidade do Peso da Régua nasceu da fusão, no século XVIII, das aldeias de Peso e Régua e está localizada no coração do Alto Douro Vinhateiro.

Aqui foi criada a Companhia Geral das Vinhas do Alto Douro, em 1756, por Marquês de Pombal, com o objetivo de delinear as áreas de produção dos melhores vinhos. Foi a partir daí que surgiu a primeira região demarcada e regulamentada de vinho do mundo, a famosa Região Demarcada do Douro.

Por ser uma cidade mais desenvolvida, conta com muitas opções de turismo ativo, cultural, contemplativo, estadia e locais para degustação de vinho do Douro e do Porto.

Destaque para:

O Museu do Douro, instalado na antiga Casa da Companhia Velha.

douro 04

A Quinta da Pacheca, onde é possível se hospedar dentro de enormes pipas de vinho.

douro 3

O Miradouro de São Leonardo da Galafura, com uma excelente vista para o vale do Douro a 640 m de altitude.

douro 05

Pinhão

Muito vinho do Porto e a trilha mais bonita do Douro

douro 06

Pinhão é considerado o centro geográfico da Região Demarcada do Douro e é aqui e nas regiões adjacentes que se situam muitas das quintas produtoras do vinho do Porto, algumas, inclusive, onde se pode ficar hospedado.

Pinhão já foi a cidade mais importante do vale do douro (hoje perde para Peso da Régua). O vinho de toda a região era trazido para cá para armazenamento e eventualmente ser escoado para os barcos rabelos que desceriam rio abaixo até Vila Nova de Gaia. Era aqui também o ponto principal de comércio da região. Essa preferência foi devida a uma antiga praia fluvial que existia chamada Praia do Pinhão que facilitava o transporte de mercadorias.

Digno de nota é a Estação de comboio de Pinhão, construída no final do séc. XIX, onde todo o seu interior é revestido de painéis de azulejos que contam a história da região.

douro 07

Não deixe de visitar uma das quintas da região para uma visita guiada e claro, uma degustação de vinho do porto. Da estação de comboio dá para chegar a pé na:

  • Quinta do Bonfim – Visitas guiadas com provas disponíveis a partir de 17€ (idealmente reservar com antecedência). Há também uma sala de degustação onde se pode comprar uma taça de vinho do Porto e beber sentado na esplanada sobre o rio Douro.
  • Quinta das Carvalhas – Localizado do outro lado do rio do Pinhão. Oferece passeios diários e degustações.

Um pouco mais longe, mas que vale a menção é a Quinta do Noval, onde ainda existem vinhas que sobreviveram a peste Filoxera que dizimou quase 100% das vinhas de toda a região do Douro em meados do século XIX. Com as uvas dessa vinha se produz o Noval Vintage Nacional, que é um dos vinhos do Porto mais raros e mais caros do Douro (cerca de 2000€ a garrafa).

Se você gosta de trilha, não deixe de conhecer a mais bonita do vale do Douro! A Trilha de São Cristóvão do Douro.  Inicia-se no Pinhão e sobe até a vila de Provesende passando por entre as vinhas e com vistas espetaculares do Douro. São 6km no total, 12km ida e volta. Uma opção é pegar um táxi até Provesende e fazer somente a descida até o Pinhão.

douro 08

Sabrosa

Cidade natal de uma figura histórica da navegação

douro 09

Sabrosa é uma vila charmosa que fica na parte alta do Alto Douro Vinhateiro e é uma das nossa sugestões para quem visita a região pelo simples motivo de que, segundo as autoridades locais, mesmo que não haja provas concretas, foi aqui que nasceu o navegador Fernão de Magalhães, a quem se atribuem os planos e a execução da primeira viagem de circum-navegação da Terra. É possível, inclusive, visitar a casa onde supostamente ele nasceu.

douro 10

Existe também uma exposição permanente sobre o navegador e sua expedição no centro da vila.

Lamego

História, gastronomia e um vinho inesperado.

douro 11

Lamego é uma cidade milenar que fica há 12km do Rio Douro e que guarda muita história. É aqui que teriam decorrido as lendárias Cortes de Lamego, onde teria sido feita a aclamação de D. Afonso Henriques como Rei de Portugal. É aqui também que encontra-se o Castelo de Lamego, onde é possível ver os vestígios arqueológicos dos donos anteriores (Romanos e Mouros).

É de se destacar também o belo Santuário da Nossa Senhora dos Remédios e a Catedral de Lamego, datada do sec XII, com seu imponente triplo pórtico.

Lamego é conhecida também pela sua gastronomia, em que destacam-se os seus presuntos e o “cabrito assado com arroz de forno” e pela produção, obviamente, de vinhos do Porto e de, não tão obviamente, vinhos espumantes de excelente qualidade.

Não deixe de visitar as caves da Raposeira e fazer uma prova de vinho espumante inesperada no meio da região demarcada do Douro.

São João da Pesqueira

Vistas vislumbrantes e Museu do Vinho

douro 12

A vila situada na margem esquerda do Douro conta com um dos mais espetaculares e famosos miradouros do Vale do Douro: o miradouro São Salvador do Mundo. Lá do alto, é possível contemplar toda a beleza e grandiosidade do Douro e das suas encostas.

douro 13

Além disso, se gosta de Museus, em São João da Pesqueira encontra-ser o Museu do Vinho, onde poderá aprender mais sobre o vinho produzido na região e, inclusive, fazer degustações.

Miranda do Douro

A última cidade antes da Espanha

douro 14

Mirando do Douro se encontra na divisa com a Espanha no nordeste do país e é a primeira cidade Portuguesa banhada pelo Douro. Por sua localização, teve muita importância histórica no passado por motivos de defesa da fronteira.Nessa região, o rio Douro é cercado por penhascos altíssimos de tirar o fôlego. Aqui se fala, além do português, a segunda língua oficial de Portugal, o mirandês, que tem também origens românicas. É de se destacar a gastronomia da região, em especial, a posta mirandesa, que nada mais é que uma posta gigantesca de carne bovina da região servida normalmente com batata ao murro. A cidade fica dentro das limitações do Parque Natural do Douro Internacional. Com muitas trilhas e miradouros espetaculares, em destaque para o Miradouro do Castrilhouço e o Miradouro de São João das Arribas.

douro 15

Essas são as 6 melhores cidades para visitar no vale do douro na nossa opinião, mas vale lembrar que o Douro tem muito mais para oferecer, e a minha dica extra para uma visita ainda mais única é explorar os pequenos vilarejos e conhecer a sua gente simpática e acolhedora. E prove não apenas os vinhos, mas também o azeite, o mel, o queijo e tudo mais que encontrar de produtos locais.

Vale lembrar que a época mais interessante para visitar seria em setembro/outubro, que é quando ocorre a vindima (colheita da uva).

Redator
Uni - O unicórnio da produtividade

Uni - O unicórnio da produtividade

CSO - Chief Supernatural Officer

Uni é o responsável pelo conteúdo fantástico que o nosso time de redatores não seria capaz de realizar.

Quer fazer parte do clube?

Posts mais recentes

Anúncios

Confira os principais roteiros da Nattrip em Portugal

Roteiros disponíveis em breve.

Outros posts interessantes
Rafting no Rio Paiva em Portugal - Cover
Parque Nacional da Peneda-Gerês - Cover 2

Este conteúdo também está disponível em: Inglês