Blog Nattrip Portugal
Conheça os roteiros da Nattrip no Alentejo

Roteiros disponíveis em breve.

Alentejo

O Alentejo é uma das sete regiões de Portugal. Esta é a região onde estão, entre outras, as cidades de Beja e Évora, que é a capital.

A região do Alentejo e suas cidades

Antigamente a região tradicional do Alentejo era constituída por duas das antigas províncias, o Alto e Baixo Alentejo. Era menor que a atual e incluía os distritos de Évora, Beja, Portalegre e a metade sul do distrito de Setúbal. Os concelhos de Setúbal, hoje fazem parte da atual sub-região do Alentejo Litoral, como Alcácer do Sal, Grândola, Santiago do Cacém e Sines.

O Alentejo se divide em 5 sub-regiões. São 58 municípios e aproximadamente 400 freguesias: Alto Alentejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral, Baixo Alentejo e Lezíria do Tejo. Entre as cidades que ficam na região do Alentejo, destacamos Évora, Santarém, Beja, Elvas, Samora Correia, Portalegre, Sines, Montemor-o-Novo, Almeirim, Vendas Novas, Cartaxo, Vila Nova de Santo André, Rio Maior, Moura, Ponte de Sor, Estremoz, Reguengos de Monsaraz, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Serpa e Borba.

Entre as vilas que são sede de concelho, as mais populosas são as de Benavente, Grândola e Campo Maior.

A união de Elvas e Badajoz formando uma Eurocidade no Alentejo

Em 2013, as cidades de Elvas e Badajoz assinaram um protocolo de união, se convertendo numa Eurocidade, a chamada Elvas-Badajoz. O objetivo dessa união é atrair empregos, investimento e desenvolvimento. Especialmente no tangente ao turismo.

Os centros urbanos das duas cidades estão separados por uma distância de 8 km e são conectados através da rodovia A6. Existe também uma estrada secundária, chamada de “Estrada da Torre de Bolsa”.

Em 2015, a cidade de Campo Maior solicitou integrar-se à Eurocidade. Elvas e Badajoz aprovaram a adesão, mas ainda estão sendo definidos os parâmetros desta união.

Olivença entre Alentejo e Estremadura

Olivença é atualmente um município da comunidade autônoma espanhola da Estremadura. Portugal reivindica este município desde o século XIX, pelo qual existe um movimento que advoga que Olivença é um concelho português do Alto Alentejo.

Como é o turismo no Alentejo

Os principais pontos turísticos do Alentejo são as duas cidades classificadas pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, Évora e Elvas. Além destas duas, chama muita atenção os atrativos de Alqueva, Monsaraz, Marvão, Castelo de Vide, Vila Viçosa e a zona do Alentejo Litoral como Sines e Tróia. Entretanto, por todo o Alentejo é possível encontrar inúmeros pontos de interesse histórico-cultural. Por esta região passa a Rota Vicentina.

Em 2014, o Alentejo conquistou o título de “Melhor Região Vinícola” no concurso mundial do jornal USA Today. No mesmo ano, as praias do Alentejo Litoral foram também destacadas pelo diário britânico The Guardian como as melhores da Europa.

Em 2016, a região bateu o recorde de turistas internacionais. Foram mais de um milhão e meio de turistas estrangeiros hospedados em hotéis da região. os principais emissores são Espanha, Reino Unido, Países Baixos, Estados Unidos, Bélgica, Brasil, Alemanha e Itália.

O Alentejo já ganhou por quatro vezes (2010, 2011, 2012 e 2013) o prêmio de melhor região de turismo em Portugal.

Melhores tipos de transporte no Alentejo

Em 2016 foi reaberto o serviço ferroviário de passageiros da Linha do Leste. Esta linha tem 7 estações: Abrantes, Ponte de Sôr, Marvão, Crato, Portalegre, Elvas e Badajoz. Além disso possui mais 7 apeadeiros: Bemposta-São Facundo, Fazenda, Chança, Mata, Assumar, Arronches e Santa Eulália.

Além do comboio (trem), existe o transporte de passageiros em táxi em todos os concelhos alentejanos. A região é servida majoritariamente pelo Aeroporto Internacional de Lisboa, mas na zona de Elvas há o Aeroporto de Badajoz. Há quem opte pelo Aeroporto Internacional de Madrid, pela proximidade e diferença de preços.

Redator
Uni - O unicórnio da produtividade

Uni - O unicórnio da produtividade

CSO - Chief Supernatural Officer

Uni é o responsável pelo conteúdo fantástico que o nosso time de redatores não seria capaz de realizar.

Quer fazer parte do clube?

Posts mais recentes

Anúncios

Confira os principais roteiros da Nattrip em Portugal

Roteiros disponíveis em breve.

Outros posts interessantes
Alentejo Cover2
Rota Vicentina de Bicicleta Cover
Praia de Odeceixe - cover2

Este conteúdo também está disponível em: Espanhol Inglês