Blog Nattrip Portugal

Anúncios

Cascata da Fraga da Pena

A cascata da Fraga da Pena pode ser o destino ideal para quem adora ecoturismo e curte um banho de cachoeira. Fizemos este post pensando em ti, pois está repleto de informações e dicas para programar sua viagem à região da cascata da Fraga da Pena!

Cascata da Fraga da Pena 01

Fraga da Pena e a Serra do Açor

A Fraga da Pena está localizada nas proximidades da aldeia de Pardieiros, que fica em Arganil, no distrito de Coimbra. Essa cascata é uma queda d’água resultante de um acidente geológico e é considerada um dos recursos naturais mais valiosos da Serra do Açor.

Por não ser um país muito extenso, o acesso à cascata da Fraga da Pena pode ser feito de carro partindo de qualquer cidade em Portugal. A distância e tempo de viagem variam de acordo com a proximidade à Serra do Açor.

Como chegar na cascata da Fraga da Pena

Realmente a melhor forma de chegar é com um veículo, seja próprio ou alugado. Partindo da cidade de Coimbra, a viagem levaria pouco mais de uma hora para percorrer os quase 80 km de distância. Para isso indicamos seguir a rota para a cascata pelas vias IP3 e IC6. Partindo de outras cidades como Porto ou Lisboa, a viagem levaria algo entre 2h e 3h a depender da rota selecionada.

O que há para fazer nos arredores da cascata da Fraga da Pena

A cascata da Fraga da Pena está localizada na Serra do Açor, sendo assim, na região existem diversas actividades para aproveitar e diversos outros locais de interesse para visitar. Em um raio de 10 km da Fraga da Pena, há mais de 20 restaurantes convidativos para apreciar uma boa comida.

Listamos alguns:

  • Xisto – Restaurante Louçainha: Localizado na Praia Fluvial da Louçainha Penela, a 1,8 km de distância da cascata da Fraga da Pena.
  • ViRiDi: Está a 5,8 km de distância e apresenta uma cozinha portuguesa bastante saudável.
  • Ti Lena: A 11,4 km de distância, esse restaurante serve comida mediterrânea e é muito bem avaliado por muitos turistas.
    Cascata da Fraga da Pena 02
  • D Sesnando: Também serve comida mediterrânea e está localizado a 5,6 km da cascata Fraga da Pena. Vale a pena conhecer!
Outras atracções que estão aos arredores da Fraga da Pena são:
  • Cascata da Pedra da Ferida: Apenas a 300 metros da cascata da Fraga da Pena, essa outra queda d’água também é uma óptima pedida aos amantes de cachoeiras.
  • Castelo de Penela: Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade de Penela. O castelo se encontra a somente 5,6 km da cascata e é um atractivo que você não pode deixar de conhecer caso esteja por perto!
  • Senhora de Piedade Praia Fluvial: Uma praia fluvial localizada a 10 km da Fraga da Pena. Um óptimo lugar para passar a tarde.
  • Aldeia do Talasnal: A apenas 11,4 km de distância, é um passeio incrível conhecer um pouco dessa aldeia localizada em Lousã.
    Cascata da Fraga da Pena 03

A entrada na cascata da Fraga da Pena é gratuita. O ideal é deixar o veículo junto à estrada que cruza o caminho para a cascata e descer a pé, em uma tranquila e divertida caminhada! Recordamos que na cascata há uma área adequada para piqueniques!

Agora que já sabes tudo sobre a cascata Fraga da Pena e o que há nos seus arredores, o que achas de agendar sua viagem e conhecer uma das paisagens protegidas mais lindas da Serra do Açor?

Redator
Gabriela Monteiro

Gabriela Monteiro

Turismóloga

Formanda em Turismo pela Faculdade Anhembi Morumbi em São Paulo, foi instrutora de língua inglesa por 5 anos e domina ainda o fracês e o espanhol. É apaixonada por praias e adora conhecer novos lugares com novas paisagens.

Quer fazer parte do clube?

Posts mais recentes

Anúncios

Confira os principais roteiros da Nattrip em Portugal

Roteiros disponíveis em breve.

Outros posts interessantes
As 7 melhores cascatas de Peneda-Gerês - cover
Parque Nacional da Peneda-Gerês - Cover 2