X

Madeira e Açores: Dois dos destinos mais sustentáveis do mundo







Madeira e Açores: Dois dos destinos mais sustentáveis do mundo



Madeira e Açores têm origem vulcânica. Entretanto, não significa que os arquipélagos possuem as mesmas características.

Arquipélago da Madeira e dos Açores: Dois dos destinos mais sustentáveis do mundo

A Madeira promove diversas atividades que focam na sustentabilidade, preservação, valorização natural e cultural. Além disso, é um destino com infraestrutura sustentável, que não foi totalmente atingido pelo turismo de massa. Desta forma consegue abarcar diversas atividades turísticas e mantém seus costumes tradicionais.

Dentre os destaques da Madeira, estão a Ponta de São Lourenço, as Ilhas Desertas, as Ilhas Selvagens, a Rocha do Navio e Garaju. Todas são Reservas Naturais da Madeira. Garaju é um dos locais que promove algumas das melhores atividades de mergulho.

O Açores também possui alguns destaques em suas ilhas, como São Miguel com suas lagoas, Santa Maria e os seus fósseis, as grutas da Terceira, os cones da Graciosa, as fajãs de São Jorge, a Montanha do Pico, o vulcão dos Capelinhos no Faial, as cascatas da Ilha das Flores e o Caldeirão do Corvo.

Algumas das atividades de ecoturismo promovidas nas ilhas da Madeira e dos Açores são caminhadas, observação de fauna e flora, mergulho com os golfinhos, desportos aquáticos, entre outros.

Arquipélago da Madeira

O arquipélago da Madeira também é um exemplo em relação a proteção de animais. Um dos animais que mais corre risco de extinção em Portugal, a foca- monge, continua sendo preservado na ilha.

A Floresta Laurissilva tem destaque pela sua extensão e riqueza. Com mais de 15 mil hectares na ilha, é um Patrimônio da Humanidade desde 1991. Também tem uma biodiversidade bem característica, com uma fauna bastante endêmica, principalmente de aves.

Conheça mais sobre a Madeira.

Arquipélago dos Açores

Os Açores são ricos em biodiversidade e geodiversidade. É um dos melhores destinos para o ecoturismo em Portugal.

Suas ilhas abrigam diversas espécies de aves, como garajau, pombo-torcaz, melro-negro e outros. Na Serra da Tronqueira, em São Miguel, o priôlo tem um estado de proteção especial, devido a sua raridade. E também, o morcego, que é o único mamífero nativo dessas ilhas.

Madeira e Açores possuem uma grande diversidade aquática, como golfinhos, baleias, crustáceos, moluscos e peixes. Na flora dos Açores, destaca-se o cedro-do-mato, urze, louro, pau-branco, sanguinho e outras espécies nativas. Dentre as grandes árvores, o destaque vai para a criptoméria, a araucária e o metrosídero, que são importantes para a paisagem açoriana.

Conheça mais sobre as ilhas dos Açores.

O que fazer em viagens para Madeira e Açores?

Madeira e Açores possuem uma variedade enorme de atividades de ecoturismo. Em viagens para Madeira e Açores, dependendo do modelo de viagem e das expectativas do turista, será possível encontrar atividades como:

  • Mergulho
  • Canoagem
  • Observação de aves
  • Pesca desportiva
  • Passeios à cavalo
  • Trilhas
  • Passeios de bicicleta
  • Observação de baleias e golfinhos
  • Diversos desportos aquáticos

Por que procurar atividades de ecoturismo nas ilhas da Madeira e dos Açores

Seja em Madeira ou Açores, a variedade de flora e fauna, parques naturais e reservas florestais, mostram que os dois destinos são bastante completos no que diz respeito a natureza. São locais bem preservados e com muitas atividades de ecoturismo. Por isso, são considerados santuários da biodiversidade e dois dos melhores destinos para ecoturismo no mundo.















Anúncios







Este conteúdo também está disponível em: Inglês