Blog Nattrip Portugal

Parque Nacional Peneda-Gerês

O Parque Nacional Peneda-Gerês é uma área protegida, situada na região norte de Portugal, perto da cidade de Braga. A área do parque percorre territórios de Braga, Viana do Castelo e Vila Real. Ele é o único Parque Nacional em território Português e conta com uma área total de 70.290 hectares que afetam o território de 22 Freguesias.

Esse post é para você que ama ecoturismo e adora estar em contato com a natureza. A seguir, te daremos algumas informações e dicas sobre o Parque Nacional Peneda-Gerês para que disfrutes ao máximo e não percas nada!

Parque Nacional Peneda-Gerês 01

Como chegar no Parque Nacional Peneda-Gerês?

Embora a melhor opção seja realizar essa viagem de carro, há um ônibus que sai de Braga e te deixa na Vila dos Gerês. O problema é que ao chegar na Vila dos Gerês, você ainda estará à aproximadamente 30 min (de carro) do seu destino final, ou seja, o Parque Nacional Peneda-Gerês. É válido lembrar que todas as pousadas e hotéis se encontram na Vila dos Gerês então um carro seria o ideal pra aproveitar o máximo sua viagem e tempo!

Se estiver partindo de Porto, a viagem durará pouco mais de uma hora, seguindo pela via A3 e totalizando 107 km. Se partir de Lisboa, a viagem é mais longa, aproximadamente quatro horas, a depender da rota escolhida. Saindo de Braga, e realizando o mesmo caminho que o ônibus faria, é uma viagem mais curta, de aproximadamente quarenta minutos.

O que fazer em Peneda-Gerês?

Há MUITAS trilhas, cachoeiras, atividades e mirantes em Peneda-Gerês. Citaremos as atrações mais famosas, ou seja, aquilo que você NÃO pode perder:

  • Praias fluviais: O Parque conta com 7 praias fluviais, sendo as principais: Praia de Ipanema, Praia do Alqueirão e Praia Fluvial do Ermal.
  • Ponte de Misarela: Também conhecida como Ponde do Diabo, está localizada no conselho de Vieira do Minho, sobre Rabagão. A ponte é em estilo medieval e foi construída na Idade Média.

Parque Nacional Peneda-Gerês 02

  • Santuário de São Bento da Porta Aberta e Santuário de Nossa Senhora da Peneda: O primeiro, com seu estilo neoclássico e neobarroco, está localizado em Terras de Bouro. Já o segundo, está localizado no conselho de Arcos de Valdevez e é um santuário católico em homenagem a Maria, mãe de Jesus.
  • Castelo de Lindoso: Castelo Medieval considerado um importante monumento militar de Portugal.
  • Restaurante São Martinho: Próximo ao Castelo de Lindoso que serve um prato típico: a Posta à Barrosã. Vale a pena conferir, afinal, uma hora a fome aperta, né?
  • Soajo: Aldeia com arquitetura medieval, feita toda de pedra. Lá você poderá ver os vários espigueiros construídos nos anos de 1780.

Parque Nacional Peneda-Gerês 03

  • Pitões das Júnias: Uma das aldeias mais altas, tradicionais e pitorescas de Portugal. Está localizada na Serra do Gerês e tem uma linda vista para a Barragem de Paradela.
  • Poço Azul: Um lindo poço de água cristalina que pode ser curtido ao final de uma trilha de 5km.
  • Miradouro da Pedra Bela: Uma linda e deslumbrante vista do Parque Nacional Peneda-Gerês.

Parque Nacional Peneda-Gerês 04

  • Castro Laboreiro: pequena vila do conselho de Melgaço. Entre a Serra da Peneda e a Serra de Castro Laboreiro, essa vila possui muitas tradições e construções intactas.
  • Aldeia do Sistelo: Uma das aldeias vencedoras das 7 Maravilhas de Portugal.

Parque Nacional Peneda-Gerês 05

  • Passeios 4×4: Há muitas agências que cuidam de pacotes com passeios de Bug ou 4×4. Os passeios são variados, tendo a opção de realizar algumas trilhas com o carro ou até passeios personalizados dentro do Parque. Uma empresa que realiza esse serviço é a Keen Tours.
  • Esportes/Atividades aquáticas: canoagem, canyoning, passeio de barco para conhecer a natureza, lagoas e cascatas. Além disso, também é oferecido caiaque e stand-up paddle. Uma empresa que realiza esse serviço é a Stand Up Gerês.

Conheça as 7 melhores cascatas do Parque Nacional Peneda-Gerês!

É válido ressaltar que a entrada do parque Peneda-Gerês é gratuita e não há bilheteria. Algumas atividades, entretanto, como passeios de barco, esportes radicais e tour guides, são pagos diretamente com agências que realizem essas atividades.

Onde se hospedar na região do parque Peneda-Gerês?

Deixaremos algumas opções de hospedagem na região do parque Peneda-Gerês e suas respectivas percepções de valores para quem quiser se hospedar na região e aproveitar múltiplos dias:

  • Pousada Mosteiro de Amares [$$$$$]
  • Luna Arcos Hotel Nature & Wellness [$$$$]
  • Ribeira Collection Hotel – Piamonte Hotels [$$$$]
  • Baltazar Hotel [$$$]
  • Galicia Gueshouse [$$$]
  • Nations Gerês – Bed & Breaskfast [$$$]
  • Hotel Castrum Villae – Walk Hotels [$$]

O que você está esperando para programar sua visita ao Parque Nacional Peneda-Gerês e curtir todas as atividades que esse ícone do ecoturismo lusitano oferece? Pode ter certeza que, por lá, parado você não vai ficar!

Redator
Gabriela Monteiro

Gabriela Monteiro

Turismóloga

Formanda em Turismo pela Faculdade Anhembi Morumbi, foi instrutora de língua inglesa por 5 anos e domina ainda o fracês e o espanhol. É apaixonada por praias e adora conhecer novos lugares com novas paisagens.

Posts mais recentes

Quer fazer parte do clube?

Outros posts interessantes sobre a região
As 7 melhores cascatas de Peneda-Gerês - cover
Parque Nacional Peneda-Gerês - cover