X

Passadiços do Paiva e suas praias fluviais







Passadiços do Paiva – Arouca



O Rio Paiva é um dos mais belos rios de Portugal, com uma água limpa e cristalina. Ao longo de seu curso foi instalado um circuito de passarelas chamado Passadiços do Paiva, que promovem uma experiência encantadora aos ecoturistas que se dirigem à região de Arouca.

Com sua bela natureza, antes de mais nada nos sentimos na obrigação de dar o recado:

  • Deve-se conservar o local sempre limpo, produzindo sempre o mínimo de lixo possível.
  • Para preservar a natureza do local, é muito importante andar com um compartimento para guardar todo o lixo produzido, inclusive o orgânico.

Os Passadiços dos Paiva

Uma das melhores formas de aproveitar tudo que o rio Paiva oferece é realizando o percurso dos Passadiços do Paiva. São cerca de 9 quilômetros de simetria com o rio e a sua bela natureza.

Vale destacar que é preciso seguir algumas regras para evitar acidentes. Isso vale para os Passadiços do Paiva e suas praias fluviais. Deve-se sempre respeitar a sinalização do percurso.

Existem diversos pontos ao longo do rio que oferecem infraestrutura turística e algumas atividades bem divertidas. Conheça, por exemplo, o rafting no rio paiva.

A região também abriga a maior ponte pedonal do mundo, a Ponte 516 de Arouca. Para adquirir ingressos para ambos atrativos, o ecoturista poderá seguir no website dos Passadiços do Paiva ou no website da Ponte 516.

É possível e também divertido visitar o local no inverno. Porém, a grande maioria dos turistas visita os Passadiços do Paiva durante os meses quentes do Verão. Nessa época, a solução para se refrescar é dar um pulo numa das 3 fantásticas praias fluviais ao longo do percurso.

As 3 praias fluviais do Passadiços do Paiva

Os Passadiços do Paiva te levam às praias do Areinho, Espiunca e Vau. Descubra um pouco mais sobre cada uma das três praias fluviais que o rio Paiva oferece.

Praia Fluvial do Areinho

Além de um mergulho refrescante, também é possível realizar vários tipos de atividades e esportes como caiaque e rafting. A praia conta com um estacionamento para 30 lugares, e também há um bar, casas de banho, duchas, campo de voleibol e instalações para fazer churrascos.

Praia Fluvial Espiunca

A praia fluvial Espiunca, fica a cerca de 15 quilômetros de Arouca. A profundidade das águas não é muita já que o rio Paiva não costuma ter muita água durante os meses mais quentes do Verão. Entretanto a água é limpa e quente.

Atravessando a ponte até a outra margem se encontra várias estruturas de apoio aos passadiços do Paiva, que servem também de apoio aos veraneantes desta pequena praia: um bar, algumas mesas para piqueniques e até pufes para relaxar.

Praia Fluvial do Vau

Enquanto as praias fluviais do Areinho e de Espiunca se localizam nos extremos dos Passadiços do Paiva, a praia fluvial do Vau localiza-se já no interior do trajeto.

Apesar de ser uma praia relativamente pequena, é bastante concorrida, pois é bem tranquila refrescante. Conta com um pequeno bar de apoio e com casas de banho.

Nesta praia é também possível realizar diversos esportes náuticos como canoagem, rafting e etc. A vegetação possibilita a existência de sombra em abundância e proporciona um ambiente acolhedor à praia.

É sempre importante lembrar que deve-se levar água, pois o caminho é um pouco longo e nas épocas de calor no verão a temperatura pode ficar muito quente. As praias fluviais são ótimas para qualquer um que queira se refrescar.

A natureza do lugar encanta a todos e faz com que os ecoturistas queiram voltar mais vezes.















Anúncios







Este conteúdo também está disponível em: Inglês