Blog Nattrip Portugal

Penhas da Saúde – Ecoturismo

A aldeia de montanhas Penhas da Saúde está situada no município de Covilhã, em Portugal, no coração da Serra da Estrela. É um lugar conhecido pelo seu inverno e suas atividades de esqui e snowboard. Penhas da Saúde tem seu relevo montanhoso e está a uma altitude de aproximadamente 1.500 metros acima do nível do mar. Uma curiosidade é que, além das atividades de inverno, chama muita atenção de pessoas com doenças respiratórias, por conta do ar puro que vem das montanhas.

Penhas da Saúde - Ecoturismo - 01

Quando ir para Penhas da Saúde?

Para aproveitar o frio e as atividades de inverno, a melhor época para se visitar Penhas da Saúde é durante os 3 primeiros meses do ano. Já entre abril e outubro é quando o tempo por lá está mais agradável. Mesmo assim, durante as noites desse período, o vento é muito frio em Penhas da Saúde. O melhor a se fazer é se prevenir sempre, levando roupas quentes e corta vento.

Como chegar em Penhas da Saúde na Serra da Estrela?

Para chegar à Penhas da Saúde há algumas opções, como por exemplo alugando um carro em Lisboa, num percurso de 288 km por aproximadamente 3 horas. Ônibus também é uma ótima opção e mais segura, durando cerca de 4 horas de trajeto com um custo entre 20 e 30 euros. Além disso, trens até Covilhã também são viáveis, num percurso de 3 horas e 40 minutos gastando em torno de 40 euros. Ao chegar em Covilhã, pode-se pegar um taxi para Penhas da Saúde por mais 15 minutos. Estes taxis geralmente são para até grupos de 8 pessoas e há uma oferta considerável.

Onde se hospedar na região de Penhas da Saúde?

Penhas da saúde não difere muito das outras vilas na Serra da Estrela. Oferece diversos meios de hospedagem, passando por hotéis luxuosos ou não, pousadas e chalés com uma boa localização e um clima hospitaleiro. Como estão próximos da natureza local, há bastante opções de atividades de ecoturismo nos arredores.

Penhas da Saúde - Ecoturismo - 02

Ecoturismo em Penhas da Saúde: O que fazer?

Como se trata de um lugar com paisagens naturais belíssimas, é inevitável a procura pelo chamado turismo de natureza. Sendo assim, listamos algumas opções de como aproveitar ao máximo Penhas da Saúde e esta região da Serra da Estrela:

  • Caminhadas e trilhas nas montanhas.
  • Mergulho em águas geladas, como a de Valhelhas, Sameiro e Unhais da Terra.
  • Subir a Torre, ponto mais alto de Portugal.

Penhas da Saúde - Ecoturismo - 03

Por Penhas da Saúde ficar localizada próximo à Serra da Estrela, as atividades se dividem em muitos locais. Cercada de uma incrível fauna e flora, e repleta de riquezas gastronômicas, Penhas da Saúde oferece muito para quem quiser ficar mais próximo da natureza, cultura e história da região.

Redator
Rosangela Reis

Rosangela Reis

Turismóloga

Formanda em Turismo pela Faculdade Anhembi Morumbi em São Paulo, é apaixonada por viagens e possui interesse em organização de eventos.

Posts mais recentes

Quer fazer parte do clube?

Outros posts interessantes sobre a região
Serra da Estrela - Cover
Penhas da Saúde - Ecoturismo - Cover
Cascata da Fraga da Pena - cover