Blog Nattrip Portugal

Peregrinos do Caminho de Santiago

A presença de Peregrinos do Caminho de Santiago acontece desde o século IX. Foi quando um camponês conhecido como Pelayo descobriu um túmulo, supostamente do apóstolo Tiago, que havia sido decapitado na Palestina pelo rei Herodes e seu corpo tendo sido roubado.

Desde então, milhares de fiéis se aventuram a andar por longos percursos em jornadas que chegam a ultrapassar trinta dias. Sempre em busca de uma experiência transformadora, que venham a trazer grandes reflexões e auto-conhecimento.

Apesar disso, com o passar do tempo, o local passou a atrair peregrinos do Caminho de Santiago em jornadas espirituais, que não estão conectadas com a religião católica. Em muitos casos não estão conectadas com qualquer religião.

Mais recentemente os percursos de peregrinos que levam à Santiago de Compostela passou a receber a presença também de desportistas, buscando experiências de enduro seja a pé ou de bike.

A cidade de Santiago de Compostela fica localizada no noroeste da Espanha e é famosa justamente pela peregrinação cristã. O Caminho de Santiago foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1985. Saiba mais sobre Santiago de Compostela.

O interessante é a liberdade a que se propõe o peregrino actual, de fazer a rota que preferir, começando e terminando onde quiser, no seu tempo. Além disso, apreciar diversos lugares e paisagens extraordinárias durante o caminho, como os castelos, igrejas, florestas, rios, e muito mais.

Peregrinos do Caminho de Santiago - 01

Entre as diversas rotas possíveis, três são as mais famosas:

Peregrinos do Caminho de Santiago Francês

Este é o caminho mais conhecido. É mais procurado pelos peregrinos do Caminho de Santiago, por oferecer uma estrutura melhor para recebê-los ao longo do trajecto. Tem seu início no pueblo de Saint-Jean-Pied-de-Port na França.

Já começa atravessando a Serra dos Pirineus, localizado entre Roncesvalles na Espanha e Saint-Jean-Pied-de-Port na França. A distância até Santiago de Compostela é de aproximadamente 800 km, que usualmente são percorridos entre 28 e 35 dias.

Peregrinos do Caminho de Santiago Português

É o segundo caminho mais procurado pelos peregrinos, por ter uma rota mais plana e de menor duração. Tem usualmente 3 inícios diferentes: em Porto, Lisboa ou em Tui na Espanha.

  • Partindo de Lisboa, o ponto de partida oficial, a rota tem duração de aproximadamente 25 dias com cerca de 600 km a percorrer.
  • Começando em Tui, pode-se fazer o menor caminho para se obter a Compostelana. Pode ser realizado em 6 dias diminuindo a distancia para cerca de 160 km.
  • Saiba mais sobre os caminhos de Santiago em Portugal!

Peregrinos do Caminho de Santiago do Norte

Dos três é o caminho menos popular, com menos estrutura. Tem seu início em Irún na Espanha ou Hendaye na França. Seu caminho é o mais longo, com a distância até Santiago de Compostela em cerca de 850 km, que podem ser percorridos entre 30 e 38 dias.

Peregrinos do Caminho de Santiago - 02

Há ainda duas outras modalidades em que peregrinos do Caminho de Santiago consideram em suas jornadas. Com uma bicicleta pode-se percorrer em menos tempo e à cavalo remete-se à experiência que se tinha antigamente.

Mas como é o pernoite dos Peregrinos do Caminho de Santiago?

Em todos os caminhos há uma grande diversidade de oferta de albergues para passar a noite, tanto públicos quanto privados. Os albergues públicos fazem parte da rede de albergues de peregrinos do Caminho de Santiago, e custam um valor irrisório.

  • Alguns albergues e pontos de apoio se baseiam em voluntários e doações. A experiência envolve desapego e trocas.
  • No Caminho Francês, por oferecer uma estrutura melhor, há mais e melhores opções de albergues turísticos.
  • Os albergues públicos custam entre 6 e 10 euros e os privados costumam ter um preço a partir de 15 euros.

Além disso, recomenda-se ter sempre dinheiro vivo. Nem todas as vilas de interior possuem boa oferta de terminais de cartão de débito ou crédito. No fim de semana, especialmente aos domingos, os serviços fecham bem cedo.

Apesar de existirem vários mercados bons e baratos com tudo o que precisar para as refeições, vale a pena se precaver dependendo do dia.

Itens que os Peregrinos do Caminho de Santiago costumam levar

  • O recomendado é que se tenha uma mochila apropriada para longos percursos. Normalmente se usam mochilas de trekking.
  • Essa mochila costuma ter a capacidade de 30 a 45 litros.
  • Os calçados precisam ser confortáveis, tanto tenis quanto bota. É importante serem impermeáveis e um ou dois números maiores que o calçado de costume, já que os pés podem inchar bastante.
  • É indispensável ter consigo capas de chuva, saco de dormir, roupas confortáveis e apropriadas para diferentes temperaturas, lanterna e costuma-se usar bastões de caminhada.
  • Além dos necessários aos turistas, todos levam a credencial do peregrino. Essa credencial é um livrete que pode ser comprado nas principais igrejas e catedrais por onde passam os Caminhos de Santiago.
  • Em Portugal pode-se adquirir em Lisboa e Porto. No Brasil pode-se adquirir junto à Associação Brasileira dos Amigos dos Caminhos de Santiago.

Quando ir para o Caminho de Santiago?

Se você pensa em se tornar um dos peregrinos do Caminho de Santiago, é bom saber que as melhores épocas para percorrer os caminhos são entre abril e junho – durante a primavera – e depois de setembro ao início de novembro – durante o outono.

Não é recomendado ir no verão por ser muito mais desgastante, além de ser período de férias de toda a Europa, proporcionando hospedagens lotadas. No inverno também não é recomendado por conta da neve e frio.

Mas o que faz de uma pessoa um peregrino?

Ao longo da jornada, em cada estabelecimento pelo caminho, os peregrinos do Caminho de Santiago marcam com carimbos sua credencial do peregrino. Ao final da jornada, o peregrino pode emitir a Compostela, que é um certificado para comprovar que o Caminho de Santiago foi percorrido.

Vale lembrar que à pé a menor distância aceita para se emitir a Compostela é de 100 km e de bicicleta 200 km. Os peregrinos do Caminho de Santiago devem obter ao menos dois carimbos por dia de jornada, mas o comum é coleccionar muito mais que isso!

Peregrinos do Caminho de Santiago - 03

Sendo um fiel religioso ou não, é válido e super bem vindo percorrer os caminhos até Santiago de Compostela. Com a certeza de que é uma experiência inesquecível e evolutiva para qualquer pessoa, você também pode se tornar um peregrino!

Redator
Rosangela Reis

Rosangela Reis

Turismóloga

Formanda em Turismo pela Faculdade Anhembi Morumbi em São Paulo, é apaixonada por viagens e possui interesse em organização de eventos.

Posts mais recentes

Quer fazer parte do clube?

Outros posts interessantes sobre a região
Rota Jacobea 02
Gallaecia e o segredo de Compostela Cover
Rota Vicentina de Bicicleta Cover