Blog Nattrip Portugal

Praia do Barril

A Praia do Barril é uma das praias da Ilha de Tavira e está localizada no oeste de Santa Luzia, perto da aldeia de Pedras del Rei. O local também é conhecido como Praia da Armação ou Praia dos Três Irmãos.

Uma curiosidade muito importante é que a praia era uma comunidade de pescadores há muitos anos atrás, que recentemente foi transformada em um local de lojas turísticas e restaurantes locais.

Possui ao largo da costa uma série de âncoras encravadas na areia, hoje em dia conhecidas como Cemitério das Âncoras. Eram utilizadas pelos pescadores há tempos atrás e passaram a ser exibidas na praia, tornando-se um atrativo turístico do lugar.

Praia do Barril 01

Por que viajar para a Praia do Barril em Portugal?

A Praia do Barril é uma das praias mais calmas da região do Algarve e há muitos pontos turísticos que são completamente históricos. Trata-se de um local onde o turista pode praticar atividades de natureza ou apenas apreciar as espécies aquáticas.

O lugar tem uma infraestrutura excelente para receber os turistas e proporcionar uma experiência diferenciada, que os deixam ainda mais impressionados.

Como chegar na Praia do Barril?

A Praia do Barril está há um quilômetro e meio de distância das principais ruas da aldeia. Por estar situada em na Ilha de Tavira, o acesso é feito por uma ponte que cruza o Rio Formosa. Para chegar até lá, o turista tem três ótimas opções para conseguir visitar a praia.

Praia do Barril 02

O Trem da Praia do Barril

A primeira opção é ir de barco. O início do trajeto se dá no cais da aldeia Santa Luzia, distante 4 km do cento de Tavira. Este passeio leva o turista a ter uma experiência completamente diferente, e traz ainda mais contato com a natureza do local.

A segunda opção é ir de mini-trem, que antigamente era utilizado para transportar mercadorias entre a comunidade e as ruas principais. Hoje em dia o trem é uma das principais atrações turísticas do local. O custo para levar os turistas até a praia é bastante acessível. Importante ressaltar que crianças de até 4 anos não pagam o passeio.

A terceira opção é caminhar até a praia desde a aldeia turística de Pedras del Rei. A opção da caminhada de 1,5 km pode ser um pouco difícil para aqueles que não estão acostumados a caminhar com frequência, principalmente debaixo de sol forte.

Praia do Barril Cover

Onde ficar na Praia do Barril?

Na Ilha de Tavira não há boa oferta de hotéis. Nos arredores da Praia do Barril, porém, existem diversas formas de alojamentos.

O mais recomendado pelos turistas que buscam poupar nas despesas é a Casa da Osga, local que oferece conforto suficiente para os visitantes. Se o visitante não se importar com a distância até a Praia do Barril, há ótimos hotéis e apartamentos de temporada nas redondezas.

Vale ressaltar que a taxa de ocupação pode aumentar durante o verão, período das férias escolares, e também feriados prolongados. Então é preciso se programar com alguns bons meses de antecedência caso queira viajar para a Praia do Barril.

Redator
Paola Manacelli Cavalcanti

Paola Manacelli Cavalcanti

Turismóloga

Formada em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi, meu interesse sempre foi conhecer o mundo e colecionar histórias dos lugares incríveis por onde passar. Meu objetivo é proporcionar e compartilhar o mesmo sonho com outros viajantes ao redor do mundo.

Posts mais recentes

Quer fazer parte do clube?

Outros posts interessantes sobre a região
Ilha da Madeira - Portugal - Cover3
As Ilhas dos Açores Cover3