Blog Nattrip Portugal
Conheça os roteiros da Nattrip à Santiago de Compostela

Roteiros disponíveis em breve.

Rota Jacobea

O nome Jacob é um antecessor do nome Tiago. Desde o suposto descobrimento do túmulo do apóstolo Tiago em Compostela, uma imensidão de peregrinos se dirige ao local todos os anos, em jornadas espirituais, religiosas, esportivas ou apenas de lazer.

Rota Jacobea: Tudo o que você precisa saber

A Rota Jacobea é a principal rota de peregrinação a Santiago de Compostela, também conhecida como Caminho Francês de Santiago de Compostela. Possui quase 800 quilômetros de extensão e está quase toda localizada na Espanha.

Rota Jacobea 01

Para chegar até ela, recomenda-se ir à cidade de Pamplona, de onde se pode escolher, dentre muitas opções, um ponto de partida para a rota. O ponto mais clássico, e que oficializa o ponto inicial da Rota Jacobea, é a vila de Saint Jean Pied de Port, já em território da França.

Não há um ponto de partida certo, vai da preferência do viajante. Dentre os pontos de saída mais famosos, está Saint Jean Pied de Port. Outras saídas populares são as de Roncesvalles, Puente la Reina, Burgos, León ou Sarria.

Vale destacar que para conseguir o certificado da Ordem de Santiago, conhecido como Compostelana, é necessário caminhar no mínimo 100 km ou pedalar no mínimo 200 km.

Por todo o caminho as sinalizações são feitas através de setas amarelas para ajudar a orientar os peregrinos. O tempo médio para percorrer a rota até o caminho de Santiago da Compostela é de 33 dias.

Rota Jacobea 02

A lenda da Rota Jacobea

Há muitas lendas e mistérios envolvendo o caminho de Santiago, mas o principal deles é que por volta do ano 800, um eremita seguiu uma chuva de estrelas, encontrando o local apelidado de Compostela (do latim Campus Stellae). E lá encontrou os despojos do apóstolo São Tiago.

Com essa descoberta, o local do túmulo se tornou um local milagroso, chegando até ele diversos caminhos sagrados.

Conheça mais sobre Santiago de Compostela e seus caminhos ou também sobre os peregrinos do Caminho de Santiago.

O que fazer na Rota Jacobea e dicas

É possível ver a Via Láctea no céu através de toda a rota Jacobea. São muitos os pontos de interesse. Paisagens, pedras antigas, pontes, capelas, igrejas, catedrais e mosteiros deixados por nossos ancestrais, cujo objetivo era chegar até o “fim do mundo”, local conhecido como Finisterra.

Obviamente, também desfrutar da simpatia e hospitalidade dos moradores locais, cuja cultura, hábitos e gastronomia surpreendem os peregrinos há mais de mil anos.

Para quem desejar começar em Saint Jean Pied de Port, na Rue de la Citadelle no centro histórico, encontra-se o albergue de peregrinos da cidade. Recomenda-se fazer os caminhos entre abril e outubro. Vale destacar que em julho e agosto há menos vagas disponíveis nos hostels por ser período de férias e verão.

Geralmente a rota Jacobea é feita a pé ou de bicicleta. Além disso, é interessante levar a menor quantidade de bagagem possível, levar a concha pregada na mochila ou no peito e levar o cajado ou bastões de caminhada para aliviar o esforço nos joelhos.

Rota Jacobea 03

Qual o custo pela Rota Jacobea

Segundo peregrinos que já percorreram a Rota Jacobea, os gastos em relação a estadia e refeições ficam em torno de 40 euros por dia.

Por que conhecer a rota Jacobea?

Para quem se interessa por história, cultura, religião, gastronomia e lindas paisagens, e tem muita disposição, não deixe de realizar a Rota Jacobea. O atrativo proporciona uma experiência única e inesquecível, além de auxiliar no autoconhecimento, através de reflexões interiores e descobertas sobre si mesmo.

Redator
Bianca Pinheiro

Bianca Pinheiro

Turismóloga

Formanda em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, Bianca Pinheiro fez intercâmbio em Gold Coast, na Austrália, quando tinha 18 anos. Desde então se apaixonou por conhecer diferentes culturas e novos países.

Quer fazer parte do clube?

Posts mais recentes

Anúncios

Confira os principais roteiros da Nattrip em Portugal

Roteiros disponíveis em breve.

Outros posts interessantes
Gallaecia e o segredo de Compostela Cover
O que fazer no Algarve - Ecoturismo Cover
Passadiços do Paiva Cover

Este conteúdo também está disponível em: Espanhol Inglês