Blog Nattrip Portugal

Glamping Serra da Estrela

A Serra da Estrela está no ponto mais alto de Portugal, na região central, e para quem gosta de aproveitar as maravilhas da natureza, esse é o local perfeito. Fica localizada entre os distritos de Guarda e de Castelo Branco, a cerca de 300 km de Lisboa. Possui uma altitude de aproximadamente 2.000 metros acima do nível do mar.

É famosa por sua temporada de inverno, já que a neve costuma vir em grande quantidade. Os turistas, em sua maioria, vão para a região realizar a prática de snowboard e esqui nas montanhas. A Serra da Estrela abriga inclusive a Estância de Esqui da Vodafone, a única de Portugal, chegando a até -20°C no inverno. Mas lembramos que a temporada de inverno não é a única época boa do ano para aproveitar o local.

Serra da Estrela - 01

Quando visitar a Serra da Estrela?

Antes de ir é importante saber que o inverno no local é bem rigoroso, e mesmo fora dessa época os ventos são muito fortes. É importante levar em consideração os tipos de roupa e calçados, sempre preparados para o frio. Pode-se visitar a Serra da Estrela em qualquer época do ano, podendo assim aproveitar diversas paisagens em diferentes climas. No primeiro trimestre do ano é a época mais fria e com neve. De maio a outubro é quando o clima já está mais ameno, quando é possível aproveitar os dias para fazer caminhadas, trilhas e acampamentos. Além disso, apreciar as praias fluviais e lagos que ali se formam.

Como chegar na Serra da Estrela?

Para quem prefere mais liberdade para ir à Serra da Estrela, o ideal é alugar um carro para fazer o trajeto. Saindo da capital Lisboa, a duração do deslocamento é de cerca de 3 horas e meia. Porém, se for na temporada de inverno, é de extrema importância tomar o máximo de cuidado nas estradas, por conta da neve. Há também a opção de ir de ônibus e com mais segurança partindo de Lisboa com um custo aproximado de 30 euros.

Onde se hospedar na região da Serra da Estrela?

Com uma boa infraestrutura turística, a Serra da Estrela possui diversos meios de hospedagem de acordo com a preferência do turista. É interessante citar alguns mais voltados para o turismo rural e para quem quiser relaxar e entrar em contato com a natureza. Há boas opções de hospedagens rurais como:

  • A Quinta da Florência. Localizada em Seixo da Beira, próximo a Serra da Estrela. Possui mais de 400 anos de história e está cercada de colinas com vistas incríveis.
  • Pousada de Belmonte. Localizada em Belmonte, no distrito de Castelo Branco. Tem uma vista privilegiada para a Serra da Estrela. Oferece aos hóspedes passeios a cavalo, pesca e caminhada.
  • Solar dos Ceveiras. Uma hospedagem rural localizada em Mesquitela, dentro do Parque Natural da Serra da Estrela. Também dispõe de uma paisagem natural incrível e muito contato com a natureza.

Serra da Estrela - Cover

Além de aproveitar o turismo rural pelos hotéis e pousadas da região, também é possível desfrutar de uma opção mais luxuosa, conhecida como Glamping. Com a junção das palavras “glamorous” e “camping”, em inglês, a proposta oferece mais conforto e luxo em um acampamento. Listamos algumas das opções de Glamping na Serra da Estrela:

  • Natura Glamping. Localizado em Gardunha com vista para a Serra, é possível usufruir dos espaços verdes e ter total conforto no quarto.
  • Senses Glamping. Localizado em Guarda, também com vista para Serra, tem contato com a fauna e flora local e espaços confortáveis e relaxantes.

Serra da Estrela - 02

Algumas atividades são muito praticadas por lá, como as trilhas e caminhadas. Por ser um lugar com florestas, montanhas, rios e lagos, as opções são diversas e a melhor época para fazer essas trilhas são durante o verão e a primavera. Pode ser feito a pé ou de bicicleta e é ótimo para se aproximar da natureza local. Algumas das trilhas mais procuradas são:

  • Rota do Sol
  • Rota do Javali
  • Trilha Vale do Alva
  • Trilha Quinta da Serra
  • Rota do Glaciar

Serra da Estrela - 03

A Serra da Estrela é um ótimo e recomendado lugar para quem quiser praticar atividades ao ar livre. A região promove o contato com a natureza e com a história de Portugal! Por ali é possível conhecer diversas e distintas paisagens ao longo das estações do ano e relaxar com a natureza tão próxima.

Redator
Rosangela Reis

Rosangela Reis

Turismóloga

Formanda em Turismo pela Faculdade Anhembi Morumbi em São Paulo, é apaixonada por viagens e possui interesse em organização de eventos.

Posts mais recentes

Quer fazer parte do clube?

Outros posts interessantes sobre a região
Serra da Estrela - Cover
Penhas da Saúde - Ecoturismo - Cover
Cascata da Fraga da Pena - cover