Blog Nattrip Portugal
Conheça os roteiros da Nattrip em Arouca

Roteiros disponíveis em breve.

Serra da Freita e Arouca Geopark

A Serra da Freita faz parte do maciço da Gralheira, estendendo-se para além do município de Arouca. Uma parte muito significativa dos geossítios do Arouca Geopark (17 dos 41) está localizada no planalto da Serra da Freita.

Serra da Freita e Arouca Geopark 01

Serra da Freita e Arouca Geopark

A Serra da Freita abriga grande parte do Arouca Geopark, que fica localizado dentro dos limites de Aveiro. Em 2009, essa região recebeu a primeira classificação de Portugal de Geoparque Mundial da UNESCO.

O título foi concedido devido às formações geológicas ímpares que se encontram em seu território. São ao todo 41 fantásticos geossítios, dos quais 17 estão dentro da Serra da Freita, à espera de serem explorados.

Quando visitar a Serra da Freita e o Arouca Geopark?

As melhores estações do ano para conhecer a Serra da Freita e o Arouca Geopark são a primavera e o outono. Nessas estações o tempo está mais ameno, propício para caminhadas.

Se optar por ir no verão, o calor pode ser desconfortável durante algumas das caminhadas. Claro, sempre existe a opção de sair para caminhar pela manhã bem cedo, ou no final da tarde. Nestes horários o sol já não está tão forte.

Para saber mais sobre o Arouca Geopark, visite o website oficial.

Cascatas e praias fluviais na Serra da Freita

Por outro lado, ir no verão supõe a possibilidade de desfrutar das inúmeras praias fluviais na Serra da Freita, cascatas e poços fluviais que existem na Serra da Freita e ao largo de todo o Arouca Geopark. Uma das principais atrações é a Cascata da Frecha da Mizarela.

Já no inverno, o aconchego de hotéis e hospedagens rurais pode proporcionar bons momentos, especialmente com a farta gastronomia de Portugal. Entretanto, será preciso ir preparado para a chuva e o frio.

Trilhos na Serra da Freita e Arouca Geopark

Existem 17 trilhos na Serra da Freita. São percursos pedestres devidamente marcados e com vários níveis de dificuldade. A maioria são rotas curtas que podem ser percorridas por ecoturistas de todas as idades.

Onde ficar na Serra da Freita

Arouca é a localidade que apresenta a maior oferta de alojamentos e serviços turísticos da região da Serra da Freita. A cidade oferece bom acesso à maioria dos pontos de interesse do Arouca Geopark.

Devido à fama internacional dos Passadiços do Paiva, a Serra da Freita e o Arouca Geopark são hoje dois dos destinos mais procurados de Portugal. Conheça mais sobre os Passadiços do Paiva.

Com isso,recomendamos agendar seu alojamento com o máximo de antecedência para obter melhores preços. A demanda é muito grande e isso faz com que os hotéis fiquem superlotados e com que os preços aumentem.

Redator
Laís Vieira dos Santos

Laís Vieira dos Santos

Turismóloga

Formanda em Turismo pela Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo, Laís busca conquistar diferentes oportunidades pelo mundo, disposta a adquirir mais conhecimento e vivenciar novas experiências.

Quer fazer parte do clube?

Posts mais recentes

Anúncios

Confira os principais roteiros da Nattrip em Portugal

Roteiros disponíveis em breve.

Outros posts interessantes
O que fazer no Algarve - Ecoturismo Cover
Serra da Freita e Arouca Geopark Cover
Passadiços do Paiva Cover