Blog Nattrip Portugal
Conheça os roteiros da Nattrip pelas Serras de Portugal

Roteiros disponíveis em breve.

Turismo Rural na Serra da Estrela

A Serra da Estrela está na região central de Portugal. É um dos pontos mais altos do país, a uma altitude de aproximadamente 2.000 metros acima do nível do mar. Um dos pontos fortes dessa região é o turismo rural na Serra da Estrela.

Turismo Rural na Serra da Estrela

Para quem gosta de aproveitar as maravilhas da natureza, esse é o local perfeito. Fica localizada entre os distritos de Guarda e de Castelo Branco, próximo de Viseu e de Coimbra, a cerca de 300 km de Lisboa.

O turismo rural na Serra da Estrela é muito evidente. Nota-se a grande quantidade e variedade de hospedagens voltadas para o turismo rural e para quem quiser relaxar e entrar em contato com a natureza.

Muitos buscam refúgio na natureza do local enquanto outros procuram atividades de turismo ativo. A região oferece uma infinidade de opções, em especial no inverno. A Serra da Estrela oferece muitas opções em todas as épocas do ano, mas em especial, o inverno na Serra da Estrela tem um charme todo especial.

Inverno na Serra da Estrela

A serra é famosa por sua temporada de inverno, já que a neve costuma vir em grande quantidade. Os turistas, em sua maioria, vão para a região realizar a prática de snowboard e esqui nas montanhas.

A Serra da Estrela abriga inclusive uma Estância de Esqui, a única de Portugal, chegando a até -20°C no inverno. Mas lembramos que a temporada de inverno não é a única época boa do ano para aproveitar o local.

Turismo Rural na Serra da Estrela - 01

Quando visitar a Serra da Estrela

Antes de ir é importante saber que o inverno no local é bem rigoroso, e mesmo fora dessa época os ventos são muito fortes. É importante levar em consideração os tipos de roupa e calçados, sempre preparados para o frio.

Pode-se visitar a Serra da Estrela em qualquer época do ano, podendo assim aproveitar diversas paisagens em diferentes climas. No primeiro trimestre do ano é a época mais fria e com neve.

De maio a outubro é quando o clima já está mais ameno, quando é possível aproveitar os dias para fazer caminhadas, trilhas e acampamentos. Além disso, apreciar as praias fluviais e lagos que ali se formam.

Como chegar na Serra da Estrela

Para quem prefere mais liberdade para ir à Serra da Estrela, o ideal é alugar um carro para fazer o trajeto.

Saindo da capital Lisboa, a duração do deslocamento é de cerca de 3 horas e meia. Porém, se for na temporada de inverno, é de extrema importância tomar o máximo de cuidado nas estradas, por conta da neve.

Há também a opção de ir de ônibus, com mais segurança, partindo de Lisboa. O custo aproximado é de 30 euros.

Onde se hospedar para aproveitar um turismo rural na Serra da Estrela

Com uma boa infraestrutura turística, a Serra da Estrela possui diversos meios de hospedagem de acordo com a preferência do turista. É interessante citar alguns mais voltados para o turismo rural e para quem quiser relaxar e entrar em contato com a natureza.

As melhores opções de hospedagens rurais na Serra da Estrela são:

  • A Quinta da Florência: está localizada em Seixo da Beira, próximo a Serra da Estrela. Possui mais de 400 anos de história e está cercada de colinas com vistas incríveis.
  • Pousada de Belmonte: localizada em Belmonte, no distrito de Castelo Branco. Tem uma vista privilegiada para a Serra da Estrela. Oferece aos hóspedes passeios a cavalo, pesca e caminhada.
  • Solar dos Ceveiras: uma hospedagem rural localizada em Mesquitela, dentro do Parque Natural da Serra da Estrela. Também dispõe de uma paisagem natural incrível e muito contato com a natureza.
  • Vale a pena conferir outras opções nos vilarejos de Manteigas e Piódão, este último já nos limites da Serra do Açor: conheça também a Serra do Açor.

Turismo Rural na Serra da Estrela - Cover

Glamping Serra da Estrela

Além de aproveitar o turismo rural pelos hotéis, pousadas e casas rurais da região, também é possível desfrutar de uma opção mais luxuosa. A novidade é conhecida como Glamping, termo que vem da junção das palavras “glamorous” e “camping”, em inglês.

A proposta oferece mais conforto e luxo numa pegada de um acampamento. As estruturas possuem diversos requintes, e proporcionam uma experiência de hospedagem luxo, mas com a tonalidade rústica do camping.

Listamos algumas das opções de Glamping na Serra da Estrela:

  • Natura Glamping: Está em Gardunha com vista para a Serra. É possível usufruir dos espaços verdes e ter total conforto no quarto.
  • Senses Glamping: fica localizado em Guarda, também com vista para Serra. Tem contato com a fauna e flora local e espaços confortáveis e relaxantes.

Turismo Rural na Serra da Estrela - 02

O que fazer na Serra da Estrela

Algumas atividades são muito praticadas por lá, como as trilhas e caminhadas. Por ser um lugar com florestas, montanhas, rios e lagos, as opções são diversas e a melhor época para fazer essas trilhas são durante o verão e a primavera. Pode ser feito a pé ou de bicicleta e é ótimo para se aproximar da natureza local.

Algumas das melhores trilhas na Serra da Estrela são as seguintes:

  • Rota do Sol
  • Rota do Javali
  • Trilha Vale do Alva
  • Trilha Quinta da Serra
  • Rota do Glaciar

Turismo Rural na Serra da Estrela - 03

Além do turismo rural na Serra da Estrela, a região é um ótimo lugar para quem quiser praticar atividades ao ar livre. Trata-se de um local que promove o contato com a natureza e com a história de Portugal.

Por ali é possível conhecer diversas e distintas paisagens ao longo das estações do ano e relaxar em meio à natureza.

Redator
Rosangela Reis

Rosangela Reis

Turismóloga

Formanda em Turismo pela Faculdade Anhembi Morumbi em São Paulo, é apaixonada por viagens e possui interesse em organização de eventos.

Quer fazer parte do clube?

Posts mais recentes

Anúncios

Confira os principais roteiros da Nattrip em Portugal

Roteiros disponíveis em breve.

Outros posts interessantes
Serra da Freita e Arouca Geopark Cover
Trekking em Portugal Cover2
Serra do Açor Cover

Serra do Açor