Blog Nattrip Portugal

Praia da Marinha – Uma das praias mais bonitas do mundo

A Praia da Marinha é considerada uma das melhores praias do Algarve e uma das praias mais bonitas de Portugal com uma paisagem deslumbrante.

A Praia da Marinha

A Praia da Marinha é um recanto de natureza preservada, muito chamativa, incorporada pela falésia esculpida pela erosão do vento e do mar. A Praia fica localizada em Caramujeira, na região costeira do conselho de Lagoa no Algarve, em Portugal.

A Praia da Marinha é a mais bonita de Portugal?

Conhecida não só pelas suas belas falésias, mas também pela alta qualidade da água que permite vislumbrar o fundo do mar cristalino com uma visibilidade única. É considerada como uma das mais belas praias do mundo pelo Guia Michelin, que também a lista entre as top 10 de Portugal.

Com a água do mar transparente, protegida dos ventos por uma falésia de coloração dourada, e com fundo de areia e rocha, torna-se uma praia ideal para a prática de mergulho e snorkeling. O Ministério do Ambiente de Portugal a apelidou de “A Praia Dourada” na década de 90, por apresentar esses recursos naturais de beleza única.

Praia da Marinha 01

Como chegar na Praia da Marinha?

Desde Lisboa, existem três formas de chegar ao local. A distância é de 192 km em linha reta, mas considere uma distância acumulada de 271 km pela estrada.

  • A forma mais rápida de ir de Lisboa para a Praia da Marinha é de carro, num percurso que dura em média duas horas e meia. De carro, você pode estacionar seu veículo em estacionamentos perto da praia ou, como muitos fazem, nas vagas mais distantes ao longo da estrada.
  • Entretanto, se você estiver sem carro, não se preocupe. É possível ir de trem, num percurso que leva em média três horas.
  • Existe ainda a opção de ir de ônibus. Os serviços de Lisboa para Praia da Marinha são operados pela Rede Expressos e partem da estação Lisboa Sete Rios, num percurso de aproximadamente quatro horas e meia.

A trilha dos 7 Vales Suspensos na Praia da Marinha

Existe um circuito de trilhas chamado “A Trilha dos 7 Vales Suspensos” que passa pela Praia da Marinha, e foi eleito em 2019 como a melhor caminhada da Europa.

Localiza-se entre a Praia da Marinha e o Vale Centeanes, na costa de Lagoa, no Algarve, num percurso linear de 5,7 km de extensão e aproximadamente duas horas e meia de duração. Nesta trilha você passará por vários quilômetros de costa, com trechos considerados seguros e que não exigem preparo físico de um atleta.

Entretanto recomendamos evitar dias em que as temperaturas estejam muito altas. Com paisagens incríveis e vegetação agradável, é possível sentir os aromas das Giestas, Zimbros (fruto utilizado para a produção de Gin) e de outras plantas nativas da região Algarviana.

A sinalização do percurso está muito bem marcada e existem vários painéis informativos ao longo da caminhada. Também é possível observar aves e animais de pequeno porte. As épocas mais aconselhadas para fazer a trilha são a primavera e o outono.

Quais os passeios recomendados que visitam a Praia da Marinha?

Uma atração bastante recomendada é fazer uma excursão guiada à Gruta de Benagil e à Praia da Marinha. A maioria das empresas oferece excursões partindo para a Praia de Benagil com um guia com saídas desde Faro.

Os passeios se configuram entre duas principais atividades:

  • O guia leva o grupo por dentro da caverna, para apreciá-la por dentro.
  • Da gruta, o grupo segue para a Praia da Marinha para explorar as vistas deslumbrantes das falésias.

De acordo com os principais roteiros, ao reunir o grupo no ponto de encontro da excursão, o transporte partirá de Faro numa jornada de aproximadamente uma hora até chegar à praia de Benagil.

Neste local, o grupo terá entre 5 e 10 minutos para entrar na caverna junto com o guia, onde durante 40 minutos poderão desfrutar de seu ambiente único. Gaste seu tempo tirando fotos, nadando ou simplesmente relaxando.

A próxima parada é na praia considerada a praia mais bonita de Portugal. Na maioria dos passeios o grupo conta com uma hora para descobrir as incríveis falésias e vistas da Praia da Marinha antes de retornar à Faro.

Onde ficar na Praia da Marinha?

  • Vilalara Thalassa Resort
  • Vale d’EI Rei Hotel & Villas
  • Suites Alba Resort & Spa

A Praia da Marinha é um lugar incrível, um destino perfeito para ter novas experiências. Um ótimo destino para sair da rotina e ficar alguns dias curtindo a tranquilidade do local.

Redator
Jéssica Soares

Jéssica Soares

Turismóloga

Estudante de Turismo na Universidade Anhembi Morumbi em São Paulo. Encantada com a diversidade do mundo e buscando sempre ter novas experiências.

Posts mais recentes

Quer fazer parte do clube?

Outros posts interessantes
praia ribeira do cavalo cover
Ilha da Madeira - Portugal - Cover3
As Ilhas dos Açores Cover3