Pedra do Sino – Serra dos Órgãos

A Pedra do Sino está localizada na região serrana do Rio de Janeiro, com 2.275m de altitude é a montanha mais alta da Serra dos Órgãos e o ponto culminante da famosa Travessia Petrópolis Teresópolis.

Nosso passeio começa na entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PNSO), em Teresópolis, e seguiremos em direção a Barragem do Rio Beija-Flor, local de início da trilha.

O percurso é feito em média em 6 horas de caminhada. Durante a trilha conseguimos observar a transição da rica vegetação de Mata Atlântica até a vegetação de campos de altitude, com extensa diversidade de flora, destacando-se as bromélias e orquídeas.

Quase chegando no cume existe um abrigo de montanha conhecido como Abrigo 4. Esse local serve de abrigo para quem faz a Travessia Petrópolis Teresópolis, a Passagem da Neblina ou quer aproveitar ainda mais a paz e a beleza do lugar.

A expedição Trilha e Acampamento Pedra do Sino da Nattip possui dois dias de duração com pernoite dentro dos abrigos ou em camping no entorno do Abrigo 4. As vagas são limitadas e reservadas mediante pagamento antecipado. Caso você queira subir e descer no mesmo dia, entre em contato conosco.

Confira as fotos e reserve sua trilha e acampamento Pedra do Sino com a Nattrip!

Destaques da Expedição Pedra do Sino

♦ Nascer do sol espetacular

♦ Conquiste o ponto culminante da Serra dos Órgãos

♦ Vista para o Dedo de Deus, Escalavrado, Garrafão entre outras montanhas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Qual o itinerário da expedição Pedra do Sino?

  • 1º Dia: Sede Teresópolis x Abrigo 4 x Pedra do Sino
    • Tempo de caminhada: 5 a 7h
    • A expedição começa na sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos em Teresópolis.Passaremos por toda a parte baixa do parque até entrar na trilha que nos levará à Pedra do Sino.Durante a subida cruzamos com duas cachoeiras onde o destaque é o Véu da Noiva de Teresópolis com 16 metros de altura, que em determinadas épocas do ano fica seca. Ao chegar no Abrigo 4 montaremos nosso camping para pernoite. Podemos realizar um ataque ao cume da Pedra do Sino para apreciar o pôr-do-sol.
  • 2º Dia: Pedra do Sino x Sede Teresópolis
    • Tempo de caminhada: 4 a 6h
    • Acordaremos o grupo para um ataque noturno ao cume da Pedra do Sino ou Pedra da Baleia para apreciar o nascer do sol. A manhã será de tempo livre para curtir o camping e explorar a área no entorno. O Pico do Papudo é uma boa pedida! Levantaremos acampamento e retornaremos para a portaria da sede de Teresópolis.

As atuais opções de pernoite disponíveis são (dependem de disponibilidade do Parque Nacional):

  • Camping
  • Bivaque (dentro do abrigo de montanha)
  • Beliche (dentro do abrigo de montanha)

As vagas são limitadas e reservadas mediante pagamento antecipado. As melhores vagas (Beliche e Bivaque) serão destinadas aos participantes que reservam antes suas vagas (são limitadas e dependem de disponibilidade do Parque Nacional).

Onde nos encontramos para o acampamento Pedra do Sino?

Locais de Início e Horários:

  • 09:00 Rodoviária de Teresópolis
  • 09:30 Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Portaria Teresópolis (encontro oficial)

Duração total aproximada: 2 dias sendo o retorno em torno das 18h em Teresópolis