Serra Fina – Serra da Mantiqueira

Serra Fina é uma cadeia de montanhas localizada na tríplice divisa dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, ao longo da Serra da Mantiqueira.

A Travessia Serra Fina possui um dos maiores desníveis topográficos do território nacional, acima de 2.000m, sendo que a parte mais alta da serra, a Pedra da Mina, é o quarto maior ponto do Brasil e possui 2.798 m de altitude. Considerada uma das travessias mais difíceis do Brasil, a Serra Fina é indicada para pessoas que já praticaram outras travessias com acampamento e com grau de dificuldade elevado, existem poucos pontos de água durante a travessia, muitas horas de caminhada por dia em trechos de grandes desníveis e exige alto nível de resistência e esforço físico.

A Travessia Serra Fina leva quatro dias para ser percorrida, tem aproximadamente 30 km. A aventura inicia-se em na cidade de Passa Quatro-MG, aqui o guia conduzirá o grupo até o transporte para a Toca do Lobo, local de início da Travessia.

Na Travessia Serra Fina caminharemos pelo cume de várias montanhas com altitude superior a 2.500 metros de altitude. Os picos mais conhecidos da travessia são: Pico do Capim Amarelo (2.491 m de altitude). Pedra da Mina (2.798 m de altitude) e o Pico dos três estados (2.656 m de altitude).

Confira o itinerário e reserve a travessia mais difícil do Brasil com a Nattrip!

Itinerário

Qual o itinerário da Travessia Serra Fina?

  • Dia 0 – Hospedagem em Passa-quatro-MG
  • 1º dia – Toca do Lobo x Capim Amarelo
    • Tempo de caminhada: 7 a 9h
    • O início da aventura é na fazenda Toca do Lobo (antigo abrigo dos garimpeiros da região). Cruzaremos um rio e iniciaremos uma longa subida entre arbustos até o alto do espigão. A partir deste ponto, desfrutaremos das magníficas vistas de vales e fazendas. Após três horas de caminhada por cristas partiremos para o desafio final, o Alto do Capim Amarelo. Ponto de Acampamento do primeiro dia.
  • 2º dia – Capim Amarelo x Pedra da Mina
    • Tempo de caminhada: 7 a 9h
    • Na manhã seguinte seguiremos até o Maracanã, seguiremos com destino à Pedra da Mina. A caminhada seguirá por cristas onde enfrentaremos um intenso desnível até o cume da quarta maior montanha do Brasil e a maior da Mantiqueira, do seu alto teremos uma vista 360º de toda a região. Acamparemos no cume da Pedra da Mina ou no Vale do Ruah
  • 3º dia – Pedra Mina x Picos dos Três Estados
    • Tempo de caminhada: 7 a 9h
    • Após o café da manhã, iniciaremos a descida da Pedra da Mina, rumo ao Pico dos Três Estados, passando pelo Cupim de Boi. O Pico dos Três Estados marca o encontro de três fronteiras (SP/RJ/MG), é montaremos nosso último acampamento
  • 4º dia – Pico dos Três Estados x Itamonte-MG
    • Tempo de caminhada: 5 a 8h
    • Após o nascer do sol, tomaremos café da manhã e iniciaremos a descida do Pico dos Três Estados. Alcançaremos o Alto dos Ivos e finalizarmos a Travessia com visual para o Picú de Itamonte, na mesma cidade e então voltaremos a Passa Quatro concluído a Travessia da Serra Fina, a mais difícil e mais completa do Brasil.

Logística

Onde nos encontramos para a Travessia da Serra Fina?

Locais de Início e Horários:
• Passa-Quatro (MG) – ‘Dia 0’ – Hospedagem
• Passa-Quatro (MG) – Dia 01 – 06:00 am
Duração total aproximada: 04 dias sendo o retorno em torno das 16:00 em Passa-Quatro (MG)

. Para quem vem de São Paulo:
A Viação Cometa tem saídas diárias, e em muitos horários, para rota São Paulo (Tietê) x Passa-Quatro (MG).

. Para quem vai do Rio de Janeiro:
A Viação Cidade do Aço possui saídas diárias para Cruzerio (SP). Em Cruzerio (SP) há ônibus de linha que faz o traslado Cruzeiro (SP) x Passa Quatro (MG). Há a possibilidade do opcional de transporte Cruzerio x Passa-Quatro (caso desejar, alertar com antecedência).

Como é a Travessia Serra Fina Completa?

No formato de expedição da Travessia Serra Fina Completa, os cafés-da-manhã (03) e jantares (03)  reforçados durante o trekking estão incluídos, assim como Guia Auxiliar para carregar os alimentos, equipamentos coletivos e as barracas de camping, tornando sua aventura mais confortável e completa.

Como é a Travessia Serra Fina para Mochileiros ?

Na expedição da  Serra Fina no formato para Mochileiros os participantes devem portar seus Kits de Cozinha (fogareiro, ampolas de gás, talheres, panelas e etc) e as suas opções de alimentação para todos os dias da expedição (confira nossas dicas de alimentação para montanha) e os participantes e Guias cozinharão juntos suas refeições.

Os participantes que optarem pelo formato da Serra Fina para Mochileiros também devem portar suas Barracas de camping (de preferência leves e com boa proteção a chuva) durante a expedição.

RESERVE SUA VAGA AQUI

*Para Grupos Privativos entre em contato

R$890,00R$1.390,00

Limpar

Próximas saídas regulares

Sob demanda.

Serra Fina - Preço para Mochileiros

988,90 BRL (10% de desconto)

890BRL via depósito ou transferência bancária


988,90 BRL  via PayPal, PagSeguro ou PayU (até 3x Sem Juros)

Serra Fina - Preço Completa

1544,46 BRL (10% de desconto)

1390BRL via depósito ou transferência bancária


1544,46 BRL  via PayPal, PagSeguro ou PayU (até 3x Sem Juros)

Promoções - Serra Fina

  • Opção com alimentação completa e carregadores a disposição;
  • Acima de 5 participantes, entre em contato conosco!
  • Compre com antecedência pagando em dinheiro na Nattrip e ganhe desconto!

Tipos de saída para a Serra Fina

  • Grupo: aberto para vários clientes.
  • Privativo: exclusivo para o cliente que reservou.
  • Privativo com transporte: Inclui transporte de ida e volta para a atividade. *Para essa opção entre em contato conosco.

Tipo de atividade
Esforço
Exposição
Insolação
Duração
Perguntas frequentes
Alimentação
Higiene/Kit Médico
Informações pré-reserva
Política de Cancelamento e Adiamento

Fale conosco

Apoiadores e Parceiros
Receba nossas novidades