Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

10 motivos que explicam por que fazer a travessia Petrópolis x Teresópolis com uma agência especializada

Com a evolução dos dispositivos de navegação e geo-localização, bem como através da imensa difusão de informações na atual era digital, os aventureiros que se preparam bem possuem todas as condições de realizar diversos trekkings de forma autônoma, sem enfrentar maiores riscos além daqueles inerentes à própria atividade. Esta modalidade é conhecida no turismo como aventura auto-guiada (self-guided)

Ainda que o aventureiro não tenha acesso a dispositivos tecnológicos de ponta que irão auxiliar na navegação, sempre é possível contratar um guia ou condutor de visitantes que conheça o percurso, por um preço certamente acessível. Todavia algumas aventuras requerem um pouco mais do que isso. Alguns serviços extras e expertise no roteiro realmente farão toda a diferença em algumas destas aventuras.

Por isso separamos 10 motivos que irão te explicar o por que se deve contratar uma agência especializada quando for realizar a Travessia Petrópolis x Teresópolis, também conhecida como Travessia da Serra dos Órgãos, na região serrana do Rio de Janeiro.

  1. Assessoria nas compras de ingresso, sem dor de cabeça!

    Um dos fatores que mais dão dor de cabeça na hora de ir para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde está localizado o traçado da travessia Petrópolis x Teresópolis, é a compra de ingressos e a entrada no Parque. A empresa concessionária que gere a visitação, impõe uma série de regras burocráticas para quem quer visitar o Parque. Aliadas ao número limitado de pessoas em cada atrativo, esta burocracia pode acabar em decepção no dia da aventura. A Nattrip realiza todos estes trâmites para você, evitando surpresas e dores de cabeça.

  2. Informações técnico-científicas, históricas, lendas e ditos populares do local…

    A Nattrip é uma agência especializada, e naturalmente os profissionais que trabalham conosco são experts neste roteiro da travessia da Serra dos Órgãos. Com isso, eles carregam consigo muitas informações técnico-científicas sobre o local, diversas histórias, lendas e contos que conhecem, de tanto visitarem a região e conversarem com os funcionários, visitantes e moradores locais.

  3. Assessoria de equipamentos, você não vai passar sufoco!

    Um dos erros que os aventureiros normalmente cometem ao realizar atividades de trekking é portar equipamento inapropriado, ou de fato não portar todos os equipamentos necessários. Com uma infinidade de modelos de mochilas, barracas, isolantes, sacos de dormir e calçados disponíveis no mercado, fica difícil saber quais são apropriados para as características do local e quais não darão conta do recado. Além disso há um rol de equipamentos periféricos que irão proporcionar um ganho de qualidade e conforto durante a aventura e exemplarmente justificam sua utilização. A Nattrip poderá te auxiliar na hora de escolher e portar os equipamentos adequados, e muitas vezes poderá até alugar alguns itens para você. Desta forma não será necessário investir na compra de itens que serão utilizados apenas uma, ou poucas vezes.

  4. Alimentação e água: equilíbrio entre peso, qualidade na provisão e logística de reabastecimento.

    Planejar com alto nível de exatidão a logística de abastecimento é um dos processos mais fundamentais para proporcionar uma atividade com muito mais conforto. Saber o quanto de comida e água levar pode evitar quilos extras, que ao longo dos 32km de obstáculos da travessia Petrópolis x Teresópolis se tornarão um pesadelo.

  5. Kit de primeiros socorros: pequenos acidentes não serão um impeditivo!

    Para os aventureiros raiz, os cortes, arranhões e machucados são a marca e a lembrança de uma aventura bem feita. Para você que se enquadra nesta tribo, ou não, a Nattrip fornecerá acesso a pequenos itens de kit médico, que podem ajudar a evitar maiores problemas à posteriore.

  6. Seguro contra acidentes caso você não tenha ou não queira usar seu plano de saúde.

    Para aqueles que não possuem plano de saúde, é altamente recomendável contar com um seguro de acidentes pessoais, que qualquer agência de turismo que comercializa pacotes de aventura é obrigada por lei a fornecer. Aqueles que possuem plano de saúde mas ainda assim quiserem uma cobertura extra, também poderão optar pelo seguro ao contratar a Nattrip.

  7. Situações de chuva torrencial: você será auxiliado!

    Diversos trechos da aventura se tornam obstáculos em condições especiais como chuvas fortes. Outros obstáculos terão seu grau de dificuldade de transposição elevado sob estas condições. Portanto, contar com um profissional que esteja portando equipamentos para auxiliar na transposição destes trechos com segurança, torna-se muito valioso. Os guias da Nattrip são treinados em montanhismo e escalada em rocha, capazes de aplicar as técnicas corretas de uso dos equipamentos.

  8. White out: você nunca estará sozinho!

    Um dos fenômenos comuns na Serra dos Órgãos e que costumam pegar aventureiros despreparados de surpresa é o White-Out. Trata-se de uma situação onde a neblina tampa completamente a visibilidade, causando desorientação e dificultando enxergar até seus pés. Nestes cenários, muitos guias com grupos grandes são pegos de surpresa quando o grupo está disperso, ou seja, nem todos os participantes estão próximos uns dos outros. Grupos auto-guiados ou grupos que estão sem suporte tecnológico de navegação também acabam se vendo em situações aterrorizantes quando isso acontece. A Nattrip te protegerá por dois motivos: primeiro que os grupos são menores e estarão sempre concisos, todos juntos. Segundo que o guia e os equipamentos utilizados irão ajudar na navegação sob estas condições, assegurando o prosseguimento da atividade com segurança. Em última instância, o monitoramento remoto saberá a exata localização do grupo possibilitando o resgate expresso in loco e o prosseguimento da atividade.

  9. Uso de equipamentos de segurança nos lances de escalada: não é necessário ter experiência nem passar sufoco!

    Muitos aventureiros topam qualquer parada… até chegar nos lances técnicos de escalada! Situados em locais expostos, na maioria das vezes beirando abismos vertiginosos, quem não tem experiência no esporte irá certamente passar dificuldade na transposição. Mas não é necessário sofrer esta experiência angustiante. Com A Nattrip você terá um guia especialista que irá auxiliar na transposição destes lances com o uso adequado de equipamentos de segurança.

  10. Responsabilidade civil: evite imperícia e negligência, e conheça os riscos da atividade.

    Toda atividade de aventura oferece riscos. Afinal, a definição de aventura é “uma empreitada que não sabemos o final”. E um risco não é nada além de um risco enquanto ele não se tornar um problema. Se aventurar numa atividade de trekking como a travessia Petrópolis x Teresópolis é se propor a assumir os riscos deste roteiro. Com a Nattrip, você se informa sobre os riscos que a atividade apresenta e terá a segurança de que os maiores riscos são mapeados e mitigados para que não se tornem um problema. A Nattrip possui procedimentos para instruir rotineiramente os guias e discutir as melhores formas de mitigar a ocorrência de riscos, evitando imperícias durante a execução da atividade, bem como os procedimentos de operação da empresa garantem que não haja negligência. Realizar a travessia Petrópolis x Teresópolis com prestadores que são pessoas físicas, não garante isenção de imperícia e/ou negligência, e normalmente não há estrutura de mapeamento de risco nem planos de emergência.

Redator
Rodrigo Fernandez

Rodrigo Fernandez

CEO - Chief Executive Officer

Rodrigo Fernandez é master em Global Business Management, fundador e CEO da Nattrip. Atua no segmento de turismo na natureza. é amante e praticante de expedições de trekking, trilhas, escaladas em rocha e mergulho. Ex-analista de redes de computadores e de segurança da informação, Rodrigo está à frente da Nattrip desde 2010, empresa que foi projetada a partir do rascunho e 100% autofinanciada.

Confira os Posts Mais Recentes sobre Trilhas no Rio de Janeiro
Confira as principais Trilhas e Aventuras no Rio de Janeiro

Veja também

Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Roda Gigante Rio StarMarco Aurelio Neves Junior

Roda Gigante Rio Star

MG 5175
Como chegar na Pedra da Gávea Rio de Janeiro

Como chegar na Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é a trilha mais procurada do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra da Gávea. Confira!
Passeios baratos no Rio de Janeiro cover

Novidades

Design sem nome 2
Como chegar na Cachoeira do Horto
Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
Vinicius Pinto e Samara Arruda Vamos Trilhar
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Apoiadores e Parceiros
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Receba nossas novidades