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9 cuidados que iniciantes em esportes de aventura devem ter no Verão!

O Verão chegou e trazendo consigo muito calor e muita evaporação (que logo se transformará em chuva com as perigosas tormentas elétricas), mas também trouxe a época ideal para a prática de esportes de aventura!  O clima quente, úmido e abafado somado aos dias longos e, consequentemente, às altas temperaturas aumentam as probabilidades dos aventureiros encontrarem alguns contratempos durante suas as aventuras. Então fique atento nesses cuidados na hora de praticar esportes de aventura:

1) Saúde ok!

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Antes de iniciar qualquer atividade de aventura ou esporte radical, procure um médico e certifique-se que está apto a praticar.

2) Se eu pudesse dar só uma dica sobre o futuro seria esta: Usem o filtro solar!

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Barracas, bonés e óculos escuros ajudam, mas o indispensável mesmo é o uso do protetor solar (de preferência com fator acima de 30). As atividades de aventura produzem muito suor e por esse motivo é fundamental que a aplicação de filtro solar aconteça cerca de 20 minutos antes da atividade e a cada 2 horas ou após transpirar nas áreas expostas ao sol.

3) Nunca diga dessa água não bebereis. Hidrate-se!

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O primeiro fator com que temos que nos preocupar durante o verão é a hidratação. Um corpo bem hidratado tem mais disposição e consegue se recuperar melhor após uma atividade intensa. Os isotônicos também têm um poder importante a desempenhar na hidratação dos esportistas. Manter o organismo hidratado, evita que tenhamos dores de cabeça, tonturas, desmaios, enjoo e muitos outros desconfortos provocados pelo calor excessivo. Na prática de esportes durante um dia muito quente, beba 300 ml de água antes de iniciar a atividade física e mantenha a hidratação do corpo com 100 ml de água a cada 15 minutos.

ATENÇÃO: Havendo indício de cãibra, pare a atividade, beba água e coloque gelo na área afetada. Deixe que o seu organismo se recomponha antes de reiniciar qualquer atividade. Caso tenha queda de pressão, tontura ou enjoo, o melhor é descansar em local fresco, beber água, ficar sob a sombra e refrescar o corpo molhando a nuca, os pulsos e os tornozelos, que darão uma sensação de alivio imediato.

4) Invista em um pisante irado!

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A escolha do tênis certo para a atividade que irá praticar fará seu desempenho melhorar e ainda evitar lesões. Use roupas leves, de preferência de cores claras, pois elas facilitam a troca de calor com o ambiente. Tecidos que permitem a transpiração são os melhores, pois você se sentirá muito melhor sem aquele suor todo escorrendo pelo corpo.

5) Alguém disse lanche?

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Uma alimentação leve e balanceada é a chave para garantir que o seu corpo vai estar pronto para aproveitar um dia de atividades. E cada um dos grupos de alimentos tem o seu papel. Carboidratos são indicados para consumo antes do treino, pois eles fornecem a energia extra que será gasta durante o exercício. Na hora de se recuperar, as proteínas entram em ação para repor as energias. 

6) Descanse!

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Um sono adequado no dia anterior pode ser justamente o que você precisa para começar o dia com o pique necessário para aproveitar o verão fora de casa.

7) Proteja seus olhos!

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Para quem corre e faz caminhada ao ar livre é importante o uso dos óculos escuros, pois eles proporcionam maior conforto em ambientes com muita luminosidade, além de proteger contra vento e poeira. Durante as aventuras não existe contraindicação para quem usa lentes de contato, mas é importante os cuidados básicos na conservação e limpeza das lentes.

8) Alimentação: o que comer antes, durante e depois?

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Antes da atividade:

  •  Consumir alimentos ricos em carboidratos (exemplos: pão integral, aveia, arroz, macarrão, maçã e laranja) entre 1h30 e 30 minutos antes do treino.
  • Evitar consumo de açúcares simples (exemplos: açúcar de mesa, bolos, biscoitos e doces) e alimentos muito gordurosos (exemplos: frituras, carnes gordas, creme de leite).

Durante:

  •  Beber 200ml de água gelada a cada 20 minutos de atividades físicas.
  • Bebidas isotônicas são ricas em eletrólitos e mais indicadas para atividades físicas acima de 1 hora de duração.
  • A ingestão de carboidratos durante o treino ou competição melhora o desempenho e pode retardar a fadiga. O carboidrato em pó (maltodextrina) ou em gel são as melhores opções para esta reposição energética.

Depois da atividade:

  • Hidratar-se mesmo após o término das atividades físicas para compensar a perda de água pelo suor.
  • Alimentar-se em até 1 hora após o treino para uma boa recuperação.
  • Consumir uma fonte de carboidrato associada a uma fonte de proteína (exemplos: pão integral com queijo branco, arroz com frango grelhado e iogurte com aveia).

OBS: Não alimente os animais.

9) Escolha uma operadora de confiança! ;)

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Não deixe seu passeio se tornar um trauma ou ser um fiasco, então escolha profissionais treinados e especializados nos esportes que pretende praticar. O auxílio, conhecimento do local e da prática são imprescindíveis para um passeio inesquecível.

Agora você já está pronto para fazer um esporte de aventura! Ficou com alguma dúvida? Quer saber por qual esporte começar? Comenta aqui embaixo que a gente te ajuda! :)

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Ananda Mira

Ananda Mira

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26 anos, carioca, formanda em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, apaixonada por Marketing Digital e pela natureza!

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