Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

O que fazer em Petrópolis RJ – Cidade Imperial

Você está planejando uma viagem para a Cidade Imperial, mas não sabe o que fazer em PetrópolisConfira as dicas da Nattrip com os principais destinos turísticos de Petrópolis para você planejar sua viagem ideal para a cidade imperial.

A charmosa e bela cidade de Petrópolis está localizada no interior do Rio de Janeiro, a apenas 65 km da Cidade Maravilhosa.

Quando chega o inverno, Petrópolis vira o destino preferido dos Cariocas porque a cidade combina o charme da arquitetura do período imperial com o friozinho e as paisagens maravilhosas da Serra. Petrópolis tem um amplo potencial turístico, atendendo tanto pessoas que buscam uma viagem cultural, que curtem os seus museus renomados e casarões antigos, quanto pessoas que buscam realizar atividades de ecoturismo e turismo de aventura no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, repleto de trilhas, cachoeiras e mirantes naturais. Além disso, Petrópolis também é conhecida como uma cidade gastronômica com restaurantes muito bons e uma rota cervejeira significativa.

O que fazer em Petrópolis: Viagem cultural

A história de Petrópolis começa com uma das viagens feitas por Dom Pedro I. Por volta de 1922, durante a travessia do Caminho do Ouro, que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais, o Imperador se hospedou em uma fazenda da região serrana e ficou encantado pelo clima e pela região. Neste local, ele decidiu comprar uma fazenda e várias propriedades e fez planos para construir o Palácio da Concórdia.

Entretanto, os planos de Dom Pedro I não foram adiante como deveria mas com a abdicação dele, o seu filho Dom Pedro II herdou as terras. Pouco depois, o novo Imperador decidiu continuar os planos e ordenou o assentamento de um novo povoado naquele trecho da serra e a construção do palácio de verão, concluído em 1847. A partir daquela época, o Imperador passava lá todos os verões com a sua corte. Durante esses períodos, a cidade de Petrópolis se tornou Capital do Império.

Separamos para você os 10 atrativos culturais mais procurados da cidade:

  1. Museu Imperial

O que fazer em petropolis

Palácio de fachada neoclássica foi construído por Dom Pedro II que hoje hospeda o Museu Imperial. Com documentos, mobília, jóias e diversos objetos dos membros da corte. A noite, os jardim do Palácio é palco para o espetáculo de Som e Luz sobre o segundo reinado.

  1. Casa e Museu Santos Dumont

O que fazer em petropolis

A casa de Santos Dumont é a casa de veraneio do inventor. Cheia de criações inusitadas e projetada pelo próprio,  hoje é um museu dedicado a ele.

  1. Cervejaria Bohemia

o que fazer em petropolis

A antiga fábrica de 1853 da Cervejaria Bohemia abriu as portas revitalizada: foi transformada em centro cervejeiro que inclui cenários, painéis touch-screen, som, luzes e vídeos em 3D.

  1. Palácio de Cristal

o que fazer em petropolis

Construído na França (e trazido desmontado ao Brasil), o Palácio de Cristal foi um presente de Conde d’Eu para sua esposa, a Princesa Isabel. O local tem uma programação musical intensa, não perca a oportunidade de assistir um show lá se for possível.

  1. Palácio Quitandinha

O que fazer em petropolis

Construído para ser o maior hotel-cassino da América Latina, foi decorado com inspiração nos cenários hollywoodianos os seus 13 salões, 440 apartamentos e 50 mil metros quadrados de área construída.

  1. Rua Teresa

o que fazer em petropolis

Principal ponto comercial da cidade, perfeito para um tour de compras para não sair de mãos abanando e garantir a lembrança para todos os familiares.

  1. Castelo de Itaipava

o que fazer em petropolis

O Castelo de Itaipava está localizado a 35 kms de Petrópolis foi construído em 1920 pelo Barão de Vasconcellos, com materiais trazidos da Europa. O local é um hotel e também sedia festivais, casamentos, etc.

  1. Museu de Cera

O que fazer em petropolis

Tire fotos com esculturas realistas de diversas celebridades brasileiras e estrangeiras como Alfred Hitchcock.

  1. Catedral São Pedro de Alcântara

o que fazer em petropolis

Um Mausoléu Imperial, possui os restos mortais e as lápides de Dom Pedro II, Dona Teresa Cristina, Conde d’Eu, Princesa Isabel, e esculturas em tamanho natural os representam no estilo gótico.

  1. Bauernfest

O que fazer em petropolis

A Bauernfest é a festa do colono alemão,  o grande evento do calendário da cidade. Costuma acontecer entre o final de junho e início de julho, levando danças típicas, comida alemã, muita cerveja (e muita gente) aos arredores do Palácio de Cristal.

A Nattrip oferece o Passeio Petrópolis Imperial, é um tour de 01 dia saindo do Rio de Janeiro feito especialmente para conhecer os principais atrativos turísticos de Petrópolis (Casa de Dom Pedro II e Museu Imperial, Casa e Museu Santos Dumont, Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal e Rua Teresa) e um City Tour pela cidade.

O que fazer em Petrópolis: Ecoturismo e Turismo de Aventura

A cidade de Petrópolis, acima de tudo, está localizada em um lugar privilegiado cercado de belezas naturais abundantes.

O Parque Natural Municipal de Petrópolis oferece duas trilhas leves de mais ou menos um quilômetro ida e volta em meio a exuberante Mata Atlântica.

Petrópolis também sedia parte do Parque Nacional dos Órgãos, que conta com trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. Uma das cachoeiras mais lindas é a cachoeira Véu da Noiva, localizada a apenas 40 metros da portaria de Petrópolis, que era muito visitada por Dom Pedro II.

O que fazer em Petrópolis

Dentro do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, pode-se realizar a travessia considerada como a mais linda do Brasil, ligando as cidades de Petrópolis à Teresópolis. O trecho mais clássico conta aproximadamente 32 quilômetros de caminhada, feita sobre as partes mais altas da montanha. Os visuais sobre as montanhas icônicas (Dedo de Deus, Pedra do Sino, Castelo do Açu, Agulha do Diablo, etc.) são de tirar o fôlego.

A Nattrip também oferece este trekking de 03 dias, que apresenta visuais incríveis e representa um desafio para quem busca aventura no meio da natureza. Confira os nossos tipos de saídas e as nossas próximas saídas para a Travessia Petrópolis Teresópolis!

Comentários no Facebook

Redator
Jéromine Buchatz

Jéromine Buchatz

Marketing

Francesa, 24 anos, esportista, estudante de pós-graduação em comunicação e gestão intercutural. Apaixonada pela diversidade cultural e pelas belezas naturais do Brasil.

Mais Recentes
Facebook
Instagram

Veja também

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

O-que-fazer-em-Visconde-de-Maua
Ilha Grande Reserva cover
Trilhas de longo curso cover

Trilhas de longo curso

Documentários sobre a peregrinação para Santiago de Compostela

Novidades

Sochi cidade russa virou modelo para o turismo do país

E-Book Rio de Janeiro

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

Parceria Rio Eco Pets

Parceira Rio Eco Pets

Turismo Brasileiro Liberação dos Jogos

Apoiadores e Parceiros

Receba nossas novidades