Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

A importância de um simulado como preparação adequada visando a peregrinação a Santiago de Compostela

O simulado para a peregrinação a Santiago de Compostela é uma coisa com a qual os peregrinos devem se familiarizar.Todos que planejam e têm a firme intenção de fazer o Caminho de Santiago sempre desejam realizar este projeto sem terem problemas, e sem sustos.Alguns inclusive, após a chegada em Santiago de Compostela, ainda têm o desejo de esticar a longa caminhada até Finisterre ou Muxia. E para isso, é fundamental estar em boas condições físicas e se sentindo bem.

A necessidade de uma preparação adequada

Vamos aqui então abordar uma questão que é muito importante para se obter uma preparação adequada nesse sentido: para peregrinar pelo CS, vamos focar no mais tradicional, famoso e concorrido de todos os Caminhos para Santiago de Compostela – Caminho Francês. É mais ou menos consenso, entre veteranos peregrinos e novatos, que o condicionamento físico deve estar adequado ao esforço que será empreendido nas jornadas diárias, desde a origem planejada da peregrinação até SC. Esse esforço físico será maior ou menor dependendo da duração total da peregrinação, do trajeto escolhido e das distâncias a serem vencidas nas jornadas diárias planejadas.

Mas como saber se a preparação e o condicionamento adquirido estão realmente adequados às características físicas e necessidades de cada um que se propõe peregrinar por aquelas trilhas?Uma forma muito eficiente de avaliar estas questões previamente ao início da peregrinação, e até alterar o ritmo e forma de preparação, se a avaliação assim indicar, é fazendo simulados.

Os simulados devem ser realizados com uns 2 meses de antecedência da data de início da peregrinação, e devem corresponder a um esforço um pouco maior do que aquele que o peregrino será demandado durante o trajeto escolhido do Caminho de Santiago.

O simulado para a peregrinação a Santiago de Compostela

Fazendo simulados

O simulado deve ter um nível de exigência um pouco superior aos trechos mais desafiadores do trajeto escolhido pelo peregrino. Essa é a opção de preparação recomendada pela Nattrip.E se nos dias de simulado (ou em pelo menos um deles) chover, é melhor ainda. Ao invés de se lamentar pelo tempo chuvoso no dia escolhido para realizar o simulado e melhor agradecer, pois será testado nas condições mais difíceis e incômodas.

Além de o simulado permitir ao peregrino se avaliar, dará também indicações bem seguras de como ele está (ou não) ‘ajustado’ aos equipamentos que utilizará durante todo o trajeto a ser percorrido. Nesse sentido, poderá avaliar se o calçado escolhido está confortável e bem adaptado ao formato dos pés e forma de caminhar, sem criar pontos de desconforto ou iniciar a formação de bolhas nos pés. O simulado também permite avaliar se os bastões de caminhada escolhidos efetivamente facilitam  a forma de andar de cada um, segundo as características pessoais.

Um outro exemplo é achar se a mochila escolhida vai estar realmente bem ajustada ao formato de seu corpo. Assim, você também pode descobrir se a quantidade de água que você carrega é justa ou se o procedimento planejado para se proteger de chuva que pode ocorrer é rápido e eficiente. Enfim, tudo isso é para que não haja desconforto para o seu corpo depois de empreender um esforço físico grande. Nesse sentido, a Nattrip, em seus produtos para Santiago de Compostela, oferece a opção de realizar tais ‘simulados’ como preparação para a peregrinação.

Os detalhes sobre os simulados Nattrip

Os simulados Nattrip são opcionais, e tem um custo aparte, podendo ser de um ou dois dias consecutivos. Temos roteiros no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Teresópolis – RJ), na Ilha Grande (Angra dos Reis – RJ) ou em trecho da Estrada Real Cunha – Paraty (Cunha – SP). Nos simulados Nattrip está incluída a presença e assistência permanente de um guia ( da equipe que participa da peregrinação a Santiago de Compostela), e que, ao final de cada simulado, fará uma avaliação individualizada de todos que quiserem se submeter a este teste preparatório.

O simulado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos é recomendado para os que desejam fazer o Caminho Francês cruzando os Pirineus pelo alto (ruta de Napoleón), desde San Jean Pied de Port. O simulado na Ilha Grande avalia, de forma bastante similar, os trechos na Galícia do Caminho Francês. E o simulado em um trecho da Estrada Real, a partir de Cunha – SP,se aproxima das condições dos trechos entre Burgos e León.

Comentários no Facebook

Redator
Paulo Fernandez

Paulo Fernandez

Consultor Santiago de Compostela

Paulo Fernandez é consultor da Nattrip para a peregrinação à Santiago de Compostela, tendo concluído o Caminho Francês desde Saint-Jean-Pied-de-Port em 1999.

Mais Recentes
Facebook
Instagram

Veja também

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

O-que-fazer-em-Visconde-de-Maua
Ilha Grande Reserva cover
Trilhas de longo curso cover

Trilhas de longo curso

Documentários sobre a peregrinação para Santiago de Compostela

Novidades

Sochi cidade russa virou modelo para o turismo do país

E-Book Rio de Janeiro

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

Parceria Rio Eco Pets

Parceira Rio Eco Pets

Turismo Brasileiro Liberação dos Jogos

Apoiadores e Parceiros

Receba nossas novidades