Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

Anúncios

A importância de um simulado como preparação adequada visando a peregrinação a Santiago de Compostela

O simulado para a peregrinação a Santiago de Compostela é uma coisa com a qual os peregrinos devem se familiarizar.Todos que planejam e têm a firme intenção de fazer o Caminho de Santiago sempre desejam realizar este projeto sem terem problemas, e sem sustos.Alguns inclusive, após a chegada em Santiago de Compostela, ainda têm o desejo de esticar a longa caminhada até Finisterre ou Muxia. E para isso, é fundamental estar em boas condições físicas e se sentindo bem.

A necessidade de uma preparação adequada

Vamos aqui então abordar uma questão que é muito importante para se obter uma preparação adequada nesse sentido: para peregrinar pelo CS, vamos focar no mais tradicional, famoso e concorrido de todos os Caminhos para Santiago de Compostela – Caminho Francês. É mais ou menos consenso, entre veteranos peregrinos e novatos, que o condicionamento físico deve estar adequado ao esforço que será empreendido nas jornadas diárias, desde a origem planejada da peregrinação até SC. Esse esforço físico será maior ou menor dependendo da duração total da peregrinação, do trajeto escolhido e das distâncias a serem vencidas nas jornadas diárias planejadas.

Mas como saber se a preparação e o condicionamento adquirido estão realmente adequados às características físicas e necessidades de cada um que se propõe peregrinar por aquelas trilhas?Uma forma muito eficiente de avaliar estas questões previamente ao início da peregrinação, e até alterar o ritmo e forma de preparação, se a avaliação assim indicar, é fazendo simulados.

Os simulados devem ser realizados com uns 2 meses de antecedência da data de início da peregrinação, e devem corresponder a um esforço um pouco maior do que aquele que o peregrino será demandado durante o trajeto escolhido do Caminho de Santiago.

O simulado para a peregrinação a Santiago de Compostela

Fazendo simulados para o Caminho de Santiago

O simulado deve ter um nível de exigência um pouco superior aos trechos mais desafiadores do trajeto escolhido pelo peregrino. Essa é a opção de preparação recomendada pela Nattrip. E se nos dias de simulado (ou em pelo menos um deles) chover, é melhor ainda. Ao invés de se lamentar pelo tempo chuvoso no dia escolhido para realizar o simulado, é melhor agradecer, pois será testado nas condições mais difíceis e incomodas.

Além de o simulado permitir ao peregrino se avaliar, dará também indicações bem seguras de como ele está (ou não) ajustado aos equipamentos que utilizará durante todo o trajeto a ser percorrido. Nesse sentido, poderá avaliar se o calçado escolhido está confortável e bem adaptado ao formato dos pés e forma de caminhar, sem criar pontos de desconforto ou iniciar a formação de bolhas nos pés. O simulado também permite avaliar se os bastões de caminhada escolhidos efetivamente facilitam a forma de andar de cada um, segundo as características pessoais.

Um outro exemplo é achar se a mochila escolhida vai estar realmente bem ajustada ao formato de seu corpo. Assim, você também pode descobrir se a quantidade de água que você carrega é justa ou se o procedimento planejado para se proteger de chuva que pode ocorrer é rápido e eficiente. Enfim, tudo isso é para que não haja desconforto para o seu corpo depois de empreender um esforço físico grande. Nesse sentido, a Nattrip oferece em seus produtos para Santiago de Compostela a opção de realizar simulados como preparação para a peregrinação.

Os detalhes sobre os simulados Nattrip

Os simulados Nattrip são opcionais, e tem um custo à parte, podendo ser de um ou dois dias consecutivos. Temos roteiros no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Teresópolis – RJ), na Ilha Grande (Angra dos Reis – RJ) ou em trecho da Estrada Real Cunha – Paraty (Cunha – SP). Nos simulados Nattrip está incluída a presença e assistência permanente de um condutor da equipe que participa da peregrinação a Santiago de Compostela, e que, ao final de cada simulado, fará uma avaliação individualizada de todos que quiserem se submeter a este teste preparatório.

O simulado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos é recomendado para os que desejam fazer o Caminho Francês cruzando os Pirineus pelo alto (ruta de Napoleón), desde San Jean Pied de Port. O simulado na Ilha Grande avalia, de forma bastante similar, os trechos na Galícia do Caminho Francês. E o simulado em um trecho da Estrada Real, a partir de Cunha – SP,se aproxima das condições dos trechos entre Burgos e León.

Anúncios

Redator
Paulo Fernandez

Paulo Fernandez

Consultor Santiago de Compostela

Paulo Fernandez é consultor da Nattrip para a peregrinação à Santiago de Compostela, tendo concluído o Caminho Francês desde Saint-Jean-Pied-de-Port no ano Xacobeo de 1999.

Confira os Posts Mais Recentes sobre Trilhas no Rio de Janeiro

Anúncios

Confira as principais Trilhas e Aventuras no Rio de Janeiro

Veja também

Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Roda Gigante Rio StarMarco Aurelio Neves Junior

Roda Gigante Rio Star

MG 5175
Como chegar na Pedra da Gávea Rio de Janeiro

Como chegar na Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é a trilha mais procurada do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra da Gávea. Confira!
Passeios baratos no Rio de Janeiro cover

Novidades

Design sem nome 2
Como chegar na Cachoeira do Horto
Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
Vinicius Pinto e Samara Arruda Vamos Trilhar
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Apoiadores e Parceiros
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Receba nossas novidades