Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

A importância de um simulado como preparação adequada visando a peregrinação a Santiago de Compostela

O simulado para a peregrinação a Santiago de Compostela é uma coisa com a qual os peregrinos devem se familiarizar.Todos que planejam e têm a firme intenção de fazer o Caminho de Santiago sempre desejam realizar este projeto sem terem problemas, e sem sustos.Alguns inclusive, após a chegada em Santiago de Compostela, ainda têm o desejo de esticar a longa caminhada até Finisterre ou Muxia. E para isso, é fundamental estar em boas condições físicas e se sentindo bem.

A necessidade de uma preparação adequada

Vamos aqui então abordar uma questão que é muito importante para se obter uma preparação adequada nesse sentido: para peregrinar pelo CS, vamos focar no mais tradicional, famoso e concorrido de todos os Caminhos para Santiago de Compostela – Caminho Francês. É mais ou menos consenso, entre veteranos peregrinos e novatos, que o condicionamento físico deve estar adequado ao esforço que será empreendido nas jornadas diárias, desde a origem planejada da peregrinação até SC. Esse esforço físico será maior ou menor dependendo da duração total da peregrinação, do trajeto escolhido e das distâncias a serem vencidas nas jornadas diárias planejadas.

Mas como saber se a preparação e o condicionamento adquirido estão realmente adequados às características físicas e necessidades de cada um que se propõe peregrinar por aquelas trilhas?Uma forma muito eficiente de avaliar estas questões previamente ao início da peregrinação, e até alterar o ritmo e forma de preparação, se a avaliação assim indicar, é fazendo simulados.

Os simulados devem ser realizados com uns 2 meses de antecedência da data de início da peregrinação, e devem corresponder a um esforço um pouco maior do que aquele que o peregrino será demandado durante o trajeto escolhido do Caminho de Santiago.

O simulado para a peregrinação a Santiago de Compostela

Fazendo simulados

O simulado deve ter um nível de exigência um pouco superior aos trechos mais desafiadores do trajeto escolhido pelo peregrino. Essa é a opção de preparação recomendada pela Nattrip.E se nos dias de simulado (ou em pelo menos um deles) chover, é melhor ainda. Ao invés de se lamentar pelo tempo chuvoso no dia escolhido para realizar o simulado e melhor agradecer, pois será testado nas condições mais difíceis e incômodas.

Além de o simulado permitir ao peregrino se avaliar, dará também indicações bem seguras de como ele está (ou não) ‘ajustado’ aos equipamentos que utilizará durante todo o trajeto a ser percorrido. Nesse sentido, poderá avaliar se o calçado escolhido está confortável e bem adaptado ao formato dos pés e forma de caminhar, sem criar pontos de desconforto ou iniciar a formação de bolhas nos pés. O simulado também permite avaliar se os bastões de caminhada escolhidos efetivamente facilitam  a forma de andar de cada um, segundo as características pessoais.

Um outro exemplo é achar se a mochila escolhida vai estar realmente bem ajustada ao formato de seu corpo. Assim, você também pode descobrir se a quantidade de água que você carrega é justa ou se o procedimento planejado para se proteger de chuva que pode ocorrer é rápido e eficiente. Enfim, tudo isso é para que não haja desconforto para o seu corpo depois de empreender um esforço físico grande. Nesse sentido, a Nattrip, em seus produtos para Santiago de Compostela, oferece a opção de realizar tais ‘simulados’ como preparação para a peregrinação.

Os detalhes sobre os simulados Nattrip

Os simulados Nattrip são opcionais, e tem um custo aparte, podendo ser de um ou dois dias consecutivos. Temos roteiros no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Teresópolis – RJ), na Ilha Grande (Angra dos Reis – RJ) ou em trecho da Estrada Real Cunha – Paraty (Cunha – SP). Nos simulados Nattrip está incluída a presença e assistência permanente de um guia ( da equipe que participa da peregrinação a Santiago de Compostela), e que, ao final de cada simulado, fará uma avaliação individualizada de todos que quiserem se submeter a este teste preparatório.

O simulado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos é recomendado para os que desejam fazer o Caminho Francês cruzando os Pirineus pelo alto (ruta de Napoleón), desde San Jean Pied de Port. O simulado na Ilha Grande avalia, de forma bastante similar, os trechos na Galícia do Caminho Francês. E o simulado em um trecho da Estrada Real, a partir de Cunha – SP,se aproxima das condições dos trechos entre Burgos e León.

Comentários no Facebook

Redator
Paulo Fernandez

Paulo Fernandez

Consultor Santiago de Compostela

Paulo Fernandez é consultor da Nattrip para a peregrinação à Santiago de Compostela, tendo concluído o Caminho Francês desde Saint-Jean-Pied-de-Port em 1999.

Confira os Posts Mais Recentes sobre Trilhas no Rio de Janeiro
Confira as principais Trilhas e Aventuras no Rio de Janeiro

Trilhas do Rio de Janeiro no Google Earth

Em meio a essa quarentena a internet tem sido uma grande parceira e aliada. É a forma por onde conseguimos nos manter conectados com nossos parentes e amigos, e para os amantes de viagens e aventuras, ela se torna uma excelente aliada pra conhecer novos destinos e programar novos sonhos durante esse período.

Atualmente alguns sites proporcionam tours virtuais aos amantes de ecoturismo, promovendo pontos turísticos naturais, no Rio de Janeiro, por exemplo, você sabia que é possível percorrer toda a trilha da Pedra da Gávea, ou visitar virtualmente a Pedra do Telegrafo?

Confira abaixo as principais trilhas do Rio de Janeiro que estão disponíveis para você viajar pelo seu notebook, tablet ou smartphone.

Trilha da Pedra da Gávea no Google Earth

Chegando a 842 metros, ela é uma das montanhas oceânicas mais altas do mundos. Em uma das suas faces a erosão criou um formato de rosto humano. Suas trilhas foram abertas em meados de 1800. a montanha esta localizada no parque nacional da tijuca e é administrada pelo mesmo.
Essa bela trilha coberta pela mata atlântica pode ser feita atráves do google earth, que leva o viajante até o pico com uma visão 360 graus.

Link para o tour virtual
Link para o serviço da Trilha da Pedra da Gávea

Trilha da Pedra do Telégrafo no Google Earth

Localizada no Parque Estadual da Pedra Branca, que é um dos maiores do mundo, com 12.500 hectares. O mirante fica a 356 metros de altitude, com uma trilha de aproximadamente uma hora.
A trilha da Pedra do Telégrafo possui algumas fotos 360º que nos ajudam a matar um pouquinho da saudade.

Link para o tour virtual:
Link para o serviço da Trilha da Pedra do Telégrafo

Trilha da Pedra Bonita no Google Earth

Localizada no Parque Nacional da Tijuca, entre a Pedra da Gávea e a Barra da Tijuca. Ela é umas das trilhas mais famosas do Rio de Janeiro, a trilha leva em média uma hora, além de não exigir muito preparo físico. Do topo podemos ver o morro Dois Irmãos, a Pedra da Gávea, Floresta da Tijuca, Praias da Zona Sul e Barra da Tijuca.

Essa trilha esta disponível no Google Earth, nesse momento é o único lugar por onde podemos apreciar essa vista privilegiada.

Link para o tour virtual
Link para o serviço da Trilha da Pedra Bonita

Trilha do Bico do Papagaio no Google Earth

Localizado na Floresta da tijuca, que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, é uma das trilhas mais procuradas, tem pouco menos de 700 metros de altitude.
Essa é outra trilha que o Google Earth oferece, completa, para aproveitar o tempo nessa quarentena.

Link para o tour virtual
Link para o serviço da Trilha do Bico do Papagaio

Trilha da Pico da Tijuca no Google Earth

A trilha Pico da Tijuca é o passeio e aventura ideal para quem quer visitar o interior do Parque Nacional da Tijuca e conhecer a Mata Atlântica da Floresta da Tijuca.

No passeio da trilha Pico da Tijuca os participantes terão acesso a história da Floresta da Tijuca, que é protegida desde meados do século XIX, preservando tesouros históricos da época do Brasil Colonial e uma série de riquezas e belezas naturais.

Essa bela trilha coberta pela mata atlântica pode ser feita atráves do google earth, que leva o viajante até o pico com uma visão 360 graus.

Link para o tour virtual
Link para o serviço da Trilha da Pedra da Gávea

Agora que você já sabe o passo a passo para poder fazer sua trilha dentro de casa, é só aproveitar e quando tudo isso passar voltar a fazê-las de verdade.

Para DÚVIDAS, INFORMAÇÕES E RESERVAS nos envie um e-mail (contato@nattrip.com.br) ou clique num dos links abaixo para falar com nossos atendentes via Whatsapp.
✆ Passeios e Trilhas no Rio de Janeiro
✆ Expedições de Trekking 
✆ Pacotes de Viagens Personalizado 

#SejaUmTuristaConsciente #CompreComAntecedência #ProgrameSuasFérias #ViajePeloBrasil

Comentários no Facebook

Veja também

TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Roda Gigante Rio StarMarco Aurelio Neves Junior

Roda Gigante Rio Star

E-Book Rio de Janeiro

Como chegar na Pedra da Gavea Nattrip
Passeios baratos no Rio de Janeiro cover
O-que-fazer-em-Visconde-de-Maua
o que fazer em petropolis

Novidades

TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Roda Gigante Rio StarMarco Aurelio Neves Junior

Roda Gigante Rio Star

Sochi cidade russa virou modelo para o turismo do país

E-Book Rio de Janeiro

Apoiadores e Parceiros
Associada a
Associada a
Receba nossas novidades

× Como posso te ajudar?