Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

Sacos de Dormir: Tipos e Especificações

Sacos de Dormir

Para dormir confortável e aquecido é importante levar em conta alguns aspectos técnicos em relação aos tipos de Sacos de Dormir.
Lembrando que dormir bem durante uma expedição é tão importante quanto comer bem e se hidratar para manter as condições físicas adequadas. Sem atender a esses quesitos você não conseguirá alcançar sua meta.

O seu corpo dormindo produz cerca de 1/4 do calor do que durante alguma atividade e cerca de 30% do calor produzido dormindo está concentrado na cabeça, por razões de prioridade de preservar a vida do corpo físico. Sendo assim, para ajudar no sentido de manter as temperaturas adequadas do corpo durante o sono, os aspectos técnicos abaixo são importantes.

Os 3 formatos básicos de sacos de dormir são:

Sarcófago ou Múmia

saco de dormir

Esse modelo é largo nos ombros e estreito próximo aos pés, com capuz para proteger a cabeça e com uma pequena abertura fechada com cordeletes e tugles. Esse tipo de saco de dormir ele limita bastante os seus movimentos, mas alguns modelos mais novos já tem um espaço mais flexível.

Envelope ou Retangular

saco de dormir

Um modelo que não conserva tanto calor e um dos que mais consome espaço, é mais indicado para quem vai usá-lo como uma manta. Ele é menos técnico e recomendado para uso em condições não tão desafiadoras de temperatura e vento.

Semi-retangular ou Misto

saco de dormir

Mais afunilado que o modelo retangular, mas não tão justo como o sarcófago, este modelo sacrifica peso e conservação de calor em troca de mais liberdade para movimentos.

Temperatura de Conforto e Temperatura Extrema

Os sacos de dormir trazem em sua especificação técnica três patamares de temperatura:

Temperatura de Conforto

A temperatura de conforto define o que uma mulher, em média, terá de sensação de conforto quanto à temperatura ao dormir no equipamento.

Temperatura Limite

A temperatura limite define para o caso de um homem médio.

Temperatura Extrema

Já a temperatura extrema se refere ao risco de hipotermia quando o equipamento for submetido a temperaturas abaixo daquele valor especificado.

Tais aspectos técnicos são importantes a se levar em conta na questão dos sacos de dormir.  Mulheres normalmente sentem mais frio que os homens. A idade também influencia nessa questão, o metabolismo de pessoas de mais idade é mais lento do que nos mais jovens, e, por isso, os de mais idade tendem a sentir mais frio. O condicionamento físico e a vivência em ambientes de temperaturas baixas são outros quesitos que têm influência. Os que não tem maior condicionamento físico e não estão acostumados a enfrentar baixas temperaturas vão sentir mais frio certamente. Assim a escolha do saco de dormir deverá levar em conta todos esses aspectos também.

Nessas condições de temperatura ambiente baixas é recomendável que o saco de dormir tenha capuz e mesmo com este tipo de saco de dormir, use também um gorro para ajudar a manter a temperatura. Os sacos de dormir não produzem calor, ele apenas evita que o calor produzido pelo corpo para manter as temperaturas que o mantêm vivo sejam perdidas facilmente para o meio mais frio. Assim, em condições de temperatura ambiente baixas nunca durma com os cabelos molhados e, principalmente, com suas roupas molhadas (mesmo que seja de suor), pois a perda de calor será muito maior. A alimentação adequada e a hidratação do seu corpo também são muito importantes para que ele produza o calor necessário à preservação das temperaturas que o manterão vivo e saudável.

Materiais

O saco de dormir é feito utilizando 2 tipos de meio isolante térmico: de plumas (penas de animais como gansos, e portanto é um isolante térmico natural) ou com material sintético, que são bastões de material plástico com ar aprisionado (o ar é um excelente isolante térmico). Os primeiros (de plumas) não podem ser molhados, pois isso estragaria a função das plumas.

Existem 2 tipos de costura, as simples (que são costuras frias) e a técnica (que são as quentes). Essas costuras têm a função de impedir que o enchimento corra para determinado ponto do saco do dormir, deixando outros pontos sem enchimento e, portanto sem isolamento térmico. A costura simples é a mesma usada em edredons, o ar aquecido pelo corpo escapa facilmente pela costura. A costura técnica exige que o enchimento seja separado, mantendo o enchimento restrito a áreas, evitando que o ar aquecido escape pelas costuras.

Como usar

Os sacos de dormir são produzidos em diversos tamanhos diferentes, quanto mais “sob medida” for o seu equipamento, melhor será sua capacidade de armazenamento de calor. O saco não pode ser grande, pequeno, curto, largo ou estreito demais! Com os braços para dentro, você deve ter espaço suficiente para movimentar-se, cruzar os pés um por cima do outro também não pode ser um problema.

No frio você deve fechar o zíper ao longo do corpo, vestir o capuz, apertar o estrangulador dos ombros e em torno no capuz.  No calor não se deve fechar o zíper ao longo do copo, manter os braços para fora do saco e nem é necessário vestir o capuz.  Nas situações extremas, use um isolante térmico entre o saco e o chão, vista roupas quentes antes de entrar no saco, como meias e gorro, alimente-se de comidas quentes e calóricas, vá ao banheiro antes de dormir para evitar a perda de calor no meio da noite e se necessário, coloque as pernas dentro da mochila cargueira.

Redator
Ananda Mira

Ananda Mira

Marketing

26 anos, carioca, formanda em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, apaixonada por Marketing Digital e pela natureza!

Confira os Posts Mais Recentes sobre Trilhas no Rio de Janeiro
Confira as principais Trilhas e Aventuras no Rio de Janeiro

Veja também

Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Roda Gigante Rio StarMarco Aurelio Neves Junior

Roda Gigante Rio Star

MG 5175
Como chegar na Pedra da Gávea Rio de Janeiro

Como chegar na Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é a trilha mais procurada do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra da Gávea. Confira!
Passeios baratos no Rio de Janeiro cover

Novidades

Design sem nome 2
Como chegar na Cachoeira do Horto
Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
Vinicius Pinto e Samara Arruda Vamos Trilhar
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Apoiadores e Parceiros
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Receba nossas novidades