Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

Anúncios

Documentários sobre a peregrinação para Santiago de Compostela

Este post, de uma série nova da Nattrip que está ‘indo ao ar’, vai tratar de comentar sobre filmes e/ou documentários sobre a Peregrinação a Santiago de Compostela, as motivações das pessoas, suas vivências e transformações. Queremos compartilhar com vocês as mensagens desses registros, que foram feitos em vídeo e áudio por pessoas que se decidiram por fazer a peregrinação, e oferecer nossas impressões a respeito destas produções. Esperamos que gostem!

Camino de Santiago. El Templo de las Estrellas

las estrelasEste vídeo disponível no YouTube tem 50 minutos de duração, e, diferentemente dos demais, não trata de registrar as motivações, vivências e transformações que peregrinos a Santiago de Compostela experimentaram e experimentam. É um documentário bem completo e detalhado (da PlanetDoc) sobre os registros históricos da construção da atual Catedral de Santiago de Compostela. Descreve de um modo didático (em espanhol, mas com dublagem disponível para inglês) como tudo começou e como se desenrolou na Europa a tradição de peregrinação até o local do túmulo do apóstolo Thiago Maior e seus 2 discípulos ao longo da história da Idade Média, e como isso resultou na construção da cated ral que conhecemos hoje.

Camino de Santiago Documentary Film – The Way  

Este documentário sobre o qual trataremos também é bem longo, com 1 hora e 15min de duração.
Trata do registro da peregrinação de um Australiano de 33 anos (Mark Shea), por todo o Caminho Francês, partindo de San Jean Pied de Port até Santiago de Compostela. Ele é muito didático na apresentação que faz ao longo de todo o percurso, pois começa a sua peregrinação não sabendo muito sobre o Caminho e apresenta suas expectativas. No decorrer do documentário ele vai atualizando o seu aprendizado e suas vivências. E vai nos mostrando o despertar de insights e sentimentos. E como vai se transformando por dentro, passo a passo. É narrado em inglês. E mostra detalhes, por exemplo, de como é caminhar todo o tempo sob chuva, mostra detalhes do que se passa nos albergues, entre tantos peregrinos já restabelecidos depois de mais um dia de longas caminhadas. E é divertido assistir as brincadeiras que ele faz de quando em vez. É interessante citar que esse vídeo tem já mais de 1 milhão de acessos, tendo sido produzido em 2008. Uma marca notável. Neste vídeo, você também não vai sentir o tempo passar. As tomadas e a fotografia são estonteantes. Vamos lá assistir… e aproveite!

Camino de Santiago – a Spiritual Journey

Este documentário é bem longo (1hora e 23 minutos de duração), que você não sente passar, pois traz a todo instante imagens e tomadas belíssimas, estonteantes, sensacionais. Apresenta muitos depoimentos que mostram as razões de pessoas terem decidido peregrinar a Santiago de Compostela por terras de Espanha. A se envolver e se entregar à magia e mistérios del Camino. A maioria dos depoimentos é em espanhol, sendo alguns deles em inglês. Vale a pena reservar esse tempo seu para ver e sentir…

Camino de Santiago – Camino Frances. The Way of Saint James – French Way

Apesar de este documentário de cerca de 35 min ter também uma produção mais profissional, a dinâmica da mesma ficou mais movimentada que no caso do vídeo 3, que támbém é uma produção profissional. Mostra o trajeto ao longo de todo o Caminho Francês durante o inverno, época na qual, aliás, não recomendamos fazer a peregrinação. Neste caso do documentário, por exemplo nos Pirineus, parece que estiveram por lá na época em que houve um inverno bem ameno. Já na Galícia registraram algumas cenas de nevascas caindo. Alertamos que as condições climáticas possíveis de se apresentarem podem ser bem mais difíceis do que as registradas neste documentário. Não há depoimentos de peregrinos, tendo sido o objetivo da produção, ao que parece, fazer um registro visual de todo o trajeto, belíssimo por sinal. Se o intento foi este, realmente deu certo…

Camino de Santiago. Despertar Caminando

Este documentário de cerca de 35m já tem uma produção mais profissional, e por isso mesmo bem menos espontânea, com áudio em espanhol. Apresenta os testemunhos de peregrinos, além de belíssimas imagens de Triacastela até Fisterra, ao longo de boa parte do trecho na Galícia do Caminho Francês, onde se deu esta produção. Também trata sobre as vivências de peregrinos, e as transformações que o Caminho de Santiago de Compostela promove. Em Fisterra fica registrado no documentário o ritual do fogo, para queimar as vestes usadas pelo peregrino ao longo do Caminho de Santiago; ele chegar a este ponto do litoral da Galícia, onde o realiza. Mas este ritual não faz parte da peregrinação do ponto de vista da Igreja Católica Romana, sendo bem mais antigo do que o próprio Caminho de Santiago a partir da descoberta do túmulo do apóstolo. Hoje em dia ainda é comum ver pessoas praticando o mesmo em Fisterra.

 El viaje hacia tí mismo (Camino de Santiago)

O post de agora vai falar sobre um documentário curto (cerca de 10mim, audio em espanhol) feito por um grupo de amigos de Ponferrada (3 moças e um rapaz), que percorreram o Caminho Francês até Santiago de Compostela desde a cidade natal deles, o que dá em torno de 200km de trajeto. É um depoimento acima de tudo divertido, mas que também trata sobre os encontros com outros peregrinos, as vivências de cada um, e as transformações que o Caminho de Santiago promove…

 A Camino de Santiago Story: To The End of the World

O post que inaugura esta série vai falar sobre o documentário feito por um norte-americano, Hank Leukart. Está narrado em inglês, e você pode ativar legendas em espanhol para as falas.

É um depoimento muito legal, que, de forma muito enfática e delicada (praticamente uma poesia), ele conseguiu deixar registrado nesse documentário, mostrando dificuldades muito típicas de quem faz sua peregrinação pelo Caminho Francês completo, como dores nos tornozelos e muitas bolhas nos pés. De como superou estas dificuldades, e, passando à ‘cereja do bolo’: sobre os encontros com outros peregrinos, as vivências de cada um, e as transformações que o Caminho de Santiago promoveu em todos.

Paulo Coelho el peregrino documental

UntitledEsta produção disponibilizada no YouTube encerra a série selecionada e co mentada pela Nattrip para todos vocês. É apresentada por ninguém menos do que Paulo Coelho. Ele é o grande responsável pelo enorme aumento do número de peregrinos a partir da década de 1.990, devido ao sucesso mundial de seu livro ‘O Diário de um Mago’. Escrito em meados da década de 1.980, após ele fazer o Caminho de Santiago (peregrinou em 1.986, quando apenas 400 outros peregrinos – naquele ano todo – partiram rumo a Santiago de Compostela). Paulo Coelho conta sobre sua trajetória de vida até ser o famoso escritor de hoje, e de como foi levado a fazer o Caminho de Santiago. É um documentário legendado em espanhol, mas falado em português o tempo todo, pelo autor da obra responsável por reconduzir o Caminho de Santiago ao auge do esplendor que teve na Idade Média, lá pelos anos 1.200.

El Camino – The way – With Martin Sheen

E agora selecionamos também uma produção comercial com o super conhecido e consagrado ator Martin Sheen (um longa metragem, com 2horas e 20min de duração). Apesar das belíssimas imagens ao longo do trajeto do Caminho Francês para Santiago de Compostela, não encontramos no roteiro deste filme muita substância de relevância sobre a peregrinação . Os clichês usados no roteiro para os personagens principais e para ‘los hospitaleros’, que trabalham para apoiar e servir aos peregrinos ao longo do Caminho Francês, nos incomodaram bastante.

Não tendo, a nosso juízo, aderência ao que é o perfil típico tanto dos peregrinos como dos hospitaleiros. Ainda assim, no caso do médico oftalmologista norte-americano, personagem representado pelo ator Martin Sheen, seu jeito de ser de algum modo também não está muito aderente ao que seria de se esperar de um peregrino. O ritmo de caminhada do personagem é meio inverossímil (muito rápido), para alguém da idade dele e sem o condicionamento físico adequado. Mas como o filme ficou famoso, e, de certa forma, se tornou uma referência comercial sobre esta temática, estamos disponibilizando o link no YouTube do filme para você assistir, e ficar com suas próprias impressões a respeito do mesmo.

Santiago´s Way – the Full Documentary – por Théo Peruchon y Alberto Pelaez

Este documentário, como dito pelos seus produtores no YouTube, dá voz não aos peregrinos, mas aos que escolheram viver pelo Caminho de Santiago e trabalhar em função dele e para ele. Mais uma vez, as tomadas e a fotografia são extasiantes. Esse documentário, embora curto, tira o fôlego.Pelo que contém de mensagens e imagens…

Anúncios

Redator
Paulo Fernandez

Paulo Fernandez

Consultor Santiago de Compostela

Paulo Fernandez é consultor da Nattrip para a peregrinação à Santiago de Compostela, tendo concluído o Caminho Francês desde Saint-Jean-Pied-de-Port no ano Xacobeo de 1999.

Confira os Posts Mais Recentes sobre Trilhas no Rio de Janeiro

Anúncios

Confira as principais Trilhas e Aventuras no Rio de Janeiro

Veja também

Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Roda Gigante Rio StarMarco Aurelio Neves Junior

Roda Gigante Rio Star

MG 5175
Como chegar na Pedra da Gávea Rio de Janeiro

Como chegar na Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é a trilha mais procurada do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra da Gávea. Confira!
Passeios baratos no Rio de Janeiro cover

Novidades

Design sem nome 2
Como chegar na Cachoeira do Horto
Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
Vinicius Pinto e Samara Arruda Vamos Trilhar
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Apoiadores e Parceiros
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Receba nossas novidades