Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip
Conheça as opções de passeios da Nattrip Portugal:

Passeios em Portugal – Dicas imperdíveis nos arredores de Lisboa

Quais os melhores passeios em Portugal?

Trouxe para o Blog Nattrip mais sugestões de passeios em Portugal. Novamente, conforme divulgado em post anterior (sobre dicas de aventuras em Portugal), que essas sugestões de passeios sejam a razão que faltava para você se decidir visitar Portugal (ou revisitá-lo).

Como primeiro post desta série de dicas de passeios em Portugal, vamos tratar do que se pode (e deve) fazer nos arredores de Lisboa para aproveitar a capital Portuguesa. Em próximos posts vamos falar também sobre Porto, Coimbra, Fátima e outras cidades. Vamos às dicas, portanto. Esperamos que você desfrute de um desses passeios sugeridos e aproveite bastante!

O que fazer nos arredores de Lisboa

Estando em Lisboa, recomendamos um passeio a uma localidade bem próxima e de acesso muito fácil, que é a região do Azeitão. Este passeio pode durar parte de um dia, um dia inteiro ou até mais dias, dependendo do interesse em conhecer todos os atrativos do local, e também da disponibilidade de tempo para isso.

O acesso ao Azeitão, a partir de Lisboa, se dá rapidamente (meia hora) atravessando a ponte 25 de abril, entre Lisboa e Setúbal. Passando por Setúbal, recomendamos subir a serra da Arrábida e chega-se finalmente ao destino, não sem antes descortinar uma vista deslumbrante do oceano atlântico e do litoral desde o alto da serra da Arrábida.

Passeios em Portugal 03

Ponte 25 de Abril, entre Lisboa (vista ao fundo) e Setúbal

Na região do Azeitão, que como sugerimos se chegue ali pela serra da Arrábida, pela estrada nacional 10, temos as Vila Nogueira e Vila Fresca como principais núcleos urbanos de interesse turístico. O Azeitão conta com a presença humana há milénios, mas foi sobretudo a partir do século XV que ganhou prestígio, com a instalação de famílias nobres pela região. As quintas, os palácios e as fontes que se espalham por este território são testemunhos desses tempos.

Dentre os possíveis passeios em Portugal, o Azeitão vale pela beleza natural do lugar, pela História, pela simpatia dos habitantes e, em particular, pelas experiências gastronómicas que oferece.

Vale ainda a visita ao Azeitão pelo seu famoso património azulejar, característico dos séculos XV a XVIII, que ficou como uma marca registrada de Portugal, conhecida no mundo todo. Embora os azulejos tenham origem muçulmana, se tornaram um símbolo da cultura portuguesa, até por conta dos longos séculos de dominação moura na região de Lisboa. São os mesmos azulejos que vemos no Brasil, trazidos de lá, como por exemplo em São Luis do Maranhão e no centro histórico do Rio de Janeiro. Uma casa revestida de azulejos protege as paredes da umidade e do frio. Além disso os azulejos portugueses tinham a função de contar histórias, já que a leitura naquela época era privilégio de poucos.

Passeios em Portugal 09

Fábrica de azulejos do Azeitão (aberta a visitação pública gratuita)


Passeios em Portugal 08

Típicos azulejos portugueses

Em Portugal a azulejaria, como uma arte tão importante para o país, ganhou um museu sobre a mesma, que é o Museu Nacional do Azulejo, instalado no Convento da Madre de Deus, em Lisboa. Os azulejos são um dos 12 tesouros europeus e fazem de Portugal o país ‘azul’.

Chegando na Vila Fresca, não se deve deixar de visitar a Quinta da Bacalhoa, para ter uma inesquecível experiência gastronômica. O palácio existente na Quinta, com entrada pela Estrada Nacional 10, é visitável apenas por marcação na Bacalhôa Vinhos de Portugal, e é uma das primeiras construções portuguesas a apresentar traços renascentistas, com os coloridos azulejos em formas geométricas retratando cenas históricas ou motivos naturalistas.

Passeios em Portugal 07

Largo na Vila Fresca do Azeitão


Passeios em Portugal 04

Jardins e vinhedo na propriedade da Quinta da Bacalhoa

Próximo à Quinta da Bacalhoa há uma tradicional fábrica de azulejos, onde as visitações são gratuitas, apresentando aos que lá forem o processo de fabricação e pintura dos azulejos, que são feitos de forma completamente manual, da mesma forma como eram produzidos no século XV.

Na Vila Nogueira existe ainda a casa-museu da empresa vinícola José Maria da Fonseca que também merece uma visita com olhar atento para uma outra experiência gastronômica equivalente à primeira. A vinícola José Maria da Fonseca é a produtora dos vinhos Moscatel e Periquita, muito conhecidos no Brasil.

Passeios em Portugal 02

Vinícola José Maria da Fonseca em Vila Nogueira


Passeios em Portugal 01

Foto cave José Maria da Fonseca

O meio ambiente na região de Azeitão, entre o mar e a serra, é protegido pelo Parque Natural da Serra da Arrábida. O parque oferece uma paisagem deslumbrante da costa perto de Lisboa.

Os passeios de bicicleta, agora como uma dica de aventura no local, são também uma alternativa para conhecer bem o lugar. Interessante notar que aqui o mar quase não tem ondas, oferendo um banho tranquilo e sem perigos aos que se aventurarem a entrar na água.

O Portinho da Arrábida é um bom local de mergulho, com fauna e flora mediterrânica. Ali existe o Museu Oceanográfico, instalado na Fortaleza de Santa Maria da Arrábida.

Passeios em Portugal 06

Passeios em Portugal 05

Vistas do litoral desde a serra da Arrábida

Outro passeio em Portugal que recomendo é a Reserva Natural do Estuário do Sado, que tem também a presença de golfinhos que costumam acompanhar os passeios de barco. Nesta reserva do Sado se pode fazer ainda observação de aves, com mais de 250 espécies que ali habitam.

Existem passeios em Portugal em que se podem contratar em embarcações à vela (‘galeões do sal’), que são embarcações tradicionais que percorrem o rio até à Arrábida, ou mesmo numa traineira. É interessante destacar que o curso do Rio Sado corre de sul para norte, ao contrário do que é habitual em Portugal, em função da topografia natural da região.

No local, como uma outra dica de aventura em Portugal, um voo de balão é uma ótima pedida. Proporciona uma experiência inesquecível, com um visual esplendoroso.

Esperamos que tenha gostado das nossas dicas sobre Passeios em Portugal, aguardem nossos próximos posts de blog falando sobre Porto, Coimbra, Fátima.

Veja também
Caminho Português Central de Bike
Passeios em Portugal

Passeios em Portugal

Turismo em Portugal
Os-Caminhos-para-Santiago-de-Compostela
Caminho Português para Santiago de Compostela
Redator
Paulo Fernandez

Paulo Fernandez

Consultor da Nattrip

Aposentado, Paulo Fernandez é hoje consultor da Nattrip para vários roteiros. Grande viajante, ele visitou o Portugal varias vezes e incluso andou uma parte do Caminho de Compostela do Portugal.

Confira os posts mais recentes com dicas de turismo

Anúncios

Confira os principais pacotes de viagens da Nattrip pelo Brasil

Novidades

Design sem nome 2
Como chegar na Cachoeira do Horto
Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
Vinicius Pinto e Samara Arruda Vamos Trilhar
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre

Anúncios

Apoiadores e Parceiros
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Receba nossas novidades