Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

Descubra o que fazer em Visconde de Mauá – Paraíso do ecoturismo no RJ

O que fazer em Visconde de Mauá deve ser a pergunta que você se faz ao tomar conhecimento desse lugar charmoso e cheio de atrativos naturais localizado na divisa entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Confira as nossas dicas de ecoturismo na região e aventure-se nesse paraíso ecológico!

Destino bastante procurado, principalmente por casais, Visconde de Mauá é um verdadeiro oásis entre belos vales. Entre paisagens de serra e vários rios, a área possui muita natureza e é repleta de lindas cachoeiras.

Onde fica Visconde de Mauá?

Visconde de Mauá está localizado no município de Resende, estado do Rio de Janeiro, no alto da Serra da Mantiqueira. A região é dividida por três vilas e vales: Maringá, Maromba e Visconde de Mauá, a última sendo o nome generalizado para toda a área. Para quem sai da cidade do Rio de Janeiro, Visconde de Mauá está localizado entre Resende e Itatiaia, bem próximo à charmosa cidade de Penedo.

O que fazer em Visconde de Mauá mapa

Quando ir a Visconde de Mauá?

A região é muito procurada no inverno graças ao frio gostoso da montanha. Entre maio e o final do inverno, as pousadas lotam, principalmente durante os fins de semana e feriado. Em maio, a região é palco do concurso gastronômico “Festa do Pinhão” que reúne grandes chefs do Brasil inteiro, música boa e turistas curiosos. O verão é a estação mais recomendada para curtir as cachoeiras, porém, sempre tendo cuidado com as chuvas pois a probabilidade de chuva é bem mais alta no verão.

O que fazer em Visconde de Mauá?

Além de ser um paraíso ecológico com muita natureza, a prática de esporte radicais não falta em Visconde de Mauá. Separamos para você várias aventuras imperdíveis:

-A Expedição Pico das Agulhas Negras e Prateleiras é um trekking de nível moderado superior na região, de no mínimo 02 dias. Esse Pico é o ponto mais alto do Rio de Janeiro e o 5º mais alto do Brasil. Sua principal característica são as formações rochosas enfileiradas, com formatos típicos. Inserido no Parque Nacional de Itatiaia, esse lugar é ideal para a prática de rapel e escalada.

O que fazer em Visconde de Mauá Agulhas Negras

-A ascensão à Pedra Selada é uma trilha de 5 km que leva em média 1h30 de caminhada. O Pico tem uma formação rochosa peculiar e encanta pela sua exuberância. A trilha é feita por trechos de mata fechada e tem um grau de inclinação bastante acentuado. A entrada da caminhada está localizada na propriedade particular do Sr. Alcebíade. O lugar também possui várias vias de escalada.

O que fazer em Visconde de Mauá Pedra Selada

Além disto, dentre das inúmeras cachoeiras do local, também queríamos destacar umas. A maioria das trilhas para chegar nas cachoeiras são fáceis de acesso e dispensa de acompanhamento de guias de aventura.

-A primeira é o cartão postal de Visconde de Mauá, a Cachoeira do Escorrega. Está localizada na Estrada Mauá-Maromba, a aproximadamente 3 km acima da Vila de Maromba. Essa cachoeira tem esse nome devido a conformação das pedras que formam um tobogã natural (com uma extensão de 30m e um desnível de 7m), onde é possível cair na água. Entretanto, fique atento com as correntezas que podem ser bem fortes.

O que fazer em Visconde de Mauá Escorrega

-A caminho da Cachoeira do Escorrega, você também encontrará o Poção da Maromba. Esse poção, de 7 metros de profundidade, é muito bonito e visitado para se banhar. Também é possível realizar um salto de 8 metros de uma pedra. Recomendamos dar um mergulho no poção antes de se atravessar a pular, porque ele apresenta forte correntezas e o rio muda conforme o tempo.

O que fazer em Visconde de Mauá Poção de Maromba

-A Cachoeira da Santa Clara é uma das cachoeiras mais altas da região de Visconde de Mauá: possui um único salto de 20m de altura com 60m de extensão, onde é possível praticar um rapel. A queda d’água se projeta em uma piscina natural ótima para mergulhar. A cachoeira tem fácil acesso para quem está hospedado em Maromba (se pode alcanza-la fazendo uma breve caminhada) e fica à 5km de Maringá.

O que fazer em Visconde de Mauá Santa Clara

Dentre outras, podemos indicar as cachoeiras do Alcantilado, das Cruzes e das Antas que também são lindíssimas.

E aí, animados para conhecer esse paraíso de ecoturismo? Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para você!

Comentários no Facebook

Redator
Jéromine Buchatz

Jéromine Buchatz

Marketing

Francesa, 24 anos, esportista, formada em comunicação e gestão intercutural. Apaixonada pela diversidade cultural e pelas belezas naturais do Brasil.

Mais Recentes
Facebook
Instagram

Veja também

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

O-que-fazer-em-Visconde-de-Maua
Ilha Grande Reserva cover
Trilhas de longo curso cover

Trilhas de longo curso

Documentários sobre a peregrinação para Santiago de Compostela

Novidades

Sochi cidade russa virou modelo para o turismo do país

E-Book Rio de Janeiro

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

Parceria Rio Eco Pets

Parceira Rio Eco Pets

Turismo Brasileiro Liberação dos Jogos

Apoiadores e Parceiros

Receba nossas novidades