Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

10 TREKKINGS NO BRASIL QUE VÃO TE FAZER REPENSAR AQUELA VIAGEM!

Os trekkings no Brasil e no mundo consistem em caminhadas ao ar livre geralmente com uma longa duração, quando portam-se equipamentos específicos para subsistência, em uma logística específica, seja de pernoites com barracas, sacos de dormir, como outros equipamentos essenciais para a vivência de uma expedição de trekking.

O maior diferencial desse tipo de turismo de aventura são as sensações e vivências simples porém completas como assistir ao nascer e por do sol no topo das montanhas, atingir os objetivos de cada dia, vencer seus próprios limites. Aprender que apesar do esforço físico, queremos acima de tudo nos tornar mais completos e vivenciar novas experiências. Sentir o sentimento de conquista, realização e de integração com o ambiente em nossa volta.

Confira os 10 trekkings no Brasil que vão te fazer repensar aquela viagem:

1) Travessia Petrópolis Teresópolis

Sendo considerada por muitos como o trekking ou a caminhada de longo curso mais bonita do Brasil, a Travessia Petrópolis Teresópolis apresenta diversos mirantes e visuais de tirar o fôlego, com muitas subidas e descidas íngremes é considerada uma caminhada técnica e difícil, possui cerca de 32 km ligando o município de Petrópolis ao de Teresópolis, no estado do Rio de Janeiro.

A Travessia Petrópolis Teresópolis, também conhecida como Travessia da Serra dos Órgãos geralmente é realizada em 03 dias e possui como diferencial a possibilidade de contar com o apoio de Abrigos de Montanha com banheiros, cozinha, e até beliches para pernoite.

2) Monte Roraima

10 trekkings no Brasil

Monte Roraima

O Monte Roraima localiza-se na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana na América do Sul. Constitui um tepui, um tipo de formação montanhosa em formato de mesa bastante característico do planalto das Guianas. Delimitado por falésias de cerca de 1.000 metros de altura, seu platô apresenta um ambiente totalmente diferente da floresta tropical e da savana que se estende a seus pés.

O trekking ao Monte Roraima é uma grande expedição, usualmente realizada em 09 dias contando tanto com a aproximação, como a subida ao cume do Monte Roraima e então a experiência de conhecer o vasto cume da formação. O trekking Monte Roraima é feito com suporte de carregadores e cozinheiros sendo possível a participação de jovens e pessoas mais experientes quando estes estão ativos e desejam uma inesquecível aventura.

3) Travessia do Vale do Pati

10 trekkings no Brasil

Vale do Pati

O Vale do Pati está localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, entre os municípios de Lençóis (ponto inicial do trekking), Andaraí, Mucugê, Ibicoara e Palmeiras, no coração da Bahia, encravada na Serra do Sincorá e a 425 km de Salvador. São 152 mil hectares de cânions, ribeirões, cachoeiras, piscinas naturais, corredeiras, vales, chapadões e cavernas. É um dos destinos de turismo de aventura mais procurados do Brasil.

O trekking do Vale do Pati é considerado uma das mais belas expedições de trekking do Brasil por sua beleza cênica formada de extensa área cercada de montanhas, repleta de cachoeiras e belezas naturais, onde a natureza permaneceu praticamente intocada.

4) A Travessia da Serra Fina

10 trekkings no Brasil

Serra Fina

A Travessia da Serra Fina possui um dos maiores desníveis topográficos do território nacional, acima de 2.000m, a parte mais alta da serra é a Pedra da Mina, quarto maior ponto do Brasil e possui 2.798 metros de altitude. A Serra Fina é considerada uma dos trekkings mais difíceis do Brasil, é indicada para pessoas que já praticaram outras travessias de longo curso com acampamento e com grau de dificuldade elevado, existem poucos pontos de água durante a travessia, muitas horas de caminhada por dia em trechos de grandes desníveis e exige alto nível de resistência e esforço físico.

A Travessia Serra Fina leva quatro dias para ser percorrida, tem aproximadamente 30 km de extensão e uma vivência intensa na montanha, para muitos é o treino ideal para alta montanha no Brasil.

5) Expedição Volta da Ilha Grande

Trekking Brasil

Volta em Ilha Grande

O trekking da Volta Ilha Grande é um dos mais belos trekkings de praias do Brasil, tem duração de 06 dias e uma distância aproximada de 70 km. Caminha-se cerca de 15 km por dia e percorre-se mais de 20 praias, além das vilas e comunidades mais importantes da Ilha Grande. Após a volta na Ilha Grande é possível fazer a ascensão ao Pico do papagaio, formação rochosa com belo visual tanto para a Ilha como para o continente.

O Trekking Volta Ilha Grande é a mistura perfeita entre praia e montanha, feito por caminhos que cortam os trechos de Mata Atlântica, com constantes subidas e descidas, atravessando rios e praias de cenário paradisíaco.

6) Travessia da Ponta da Juatinga

Travessia da Ponta da Juatinga

A Travessia da Ponta da Juatinga é realizada em 03 dias atravessando partes de Mata Atlântica e também belíssimas praias. Dentre elas, podemos citar a Praia de Pouso da Cajaíba, Praia de Martins de Sá, Praia do Cairuçu, Praia de Ponta Negra, Antigos, Antiguinhos e Praia do Sono. De barco é possível passar em frente ao Saco do Mamanguá, o único lugar do Brasil com formação similar a dos fiordes, ou seja, depressões geológicas comuns nos países escandinavos.

Para os mais aventureiros a expedição da Travessia da Ponta da Juatinga passa numa das mais belas e únicas cachoeiras do Brasil e do mundo, a Cachoeira do Saco Bravo, uma piscina natural de água cristalina que fica entre a imensidão do oceano e o continente, contando com uma queda d’água de aproximadamente 8 metros, marca registrada da Reserva Ecológica Estadual da Juatinga.

7) Trekking Lençóis Maranhenses

10 trekkings no Brasil

Trekking Lençóis Maranhenses

A Travessia dos Lençóis Maranhenses está localizada no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no litoral do Maranhão, que com seus 155 hectares abrange os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Humberto de Campos. Uma paisagem singular com dunas de areia branca e inúmeras lagoas de águas cristalinas formadas pela ação das chuvas. O cenário garante aos Lençóis Maranhenses suas mais belas e espetaculares paisagens. Algumas delas como Lagoa Azul e Lagoa Bonita, são as mais visitadas não só pela beleza, como também pelo banho inesquecível.

Na expedição de Trekking Lençóis Maranhenses atravessaremos o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, conhecendo toda sua mágica, duas, lagoas cristalinas, povoados locais, num grande trekking no deserto Brasileiro de 05 dias de duração.

8) Acampamento na Pedra do Sino

10 trekkings no Brasil

Pedra do Sino

A Pedra do Sino está localizada na região serrana do Rio de Janeiro, com 2.275m de altitude é a montanha mais alta da Serra dos Órgãos e o ponto culminante da famosa Travessia Petrópolis Teresópolis.

O percurso é feito em média em 6 horas de caminhada. Durante a trilha conseguimos observar a transição da rica vegetação de Mata Atlântica até a vegetação de campos de altitude, com extensa diversidade de flora, destacando-se as bromélias e orquídeas.

9) Expedição Portais de Hércules

10 trekkings no Brasil

Portais de Hércules – Serra dos Órgãos

Os Portais de Hércules estão localizados ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, entre municípios de Guapimirim e Petrópolis, sendo este o mais belo mirante para o Dedo de Deus, Escalavrado e Pedra do Sino.

Dos Portais de Hércules tem-se visão privilegiada de todo vale do soberbo e das belas montanhas menos populares como o Cavalo Branco, Nariz da Freira e Coroa dos Frades, Agulha do Diabo dentre outras, além de toda Serra dos Órgãos, tendo os aventureiros que vão até os Portais de Hércules a visão mais bonita da região. O nascer do sol no local é espetacular!

10) Travessia Marins x Itaguaré

Travessia Marins Itaguaré

A Travessia Marins Itaguaré é a expedição de trekking mais clássica do estado de São Paulo. Ela percorre toda a crista montanhosa que existe entre o Pico dos Marins e o Pico do Itaguaré, passando pela interessante formação da Pedra Redonda. Os 14 km de extensão da travessia, não incluindo a ascensão aos picos do Marins e Itaguaré, são percorridos em 3 dias de trekking com muitos lances técnicos e poucas fontes de água.

As ascensões tanto ao cume do Pico dos Marins como do Pico do Itaguaré são bate-e-volta, é ideal para aqueles aventureiros que quiserem contemplar a bela Serra da Mantiqueira de um outro ângulo.

ATENÇÃO:  Antes de começar algum trekking prevenimos que uma aventura deste tipo requer preparo, logística, expertise e gerenciamento de riscos. Uma expedição mal preparada, pode gerar momentos sérios de desconforto e o preço a ser pago pode ser caro demais. A Nattrip é especialista neste tipo de aventura e opera diversos roteiros para você se aventurar com diversão, segurança e conforto!

Que tal agora repensar aquela viagem que você estava pensando em fazer para um destino que todo mundo já conhece e desbravar os trekkings mais bonitos do Brasil? Comenta aqui embaixo se curtiu a ideia! :)

Comentários no Facebook

Veja também

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

O-que-fazer-em-Visconde-de-Maua
Ilha Grande Reserva cover
Trilhas de longo curso cover

Trilhas de longo curso

Pernoites e clima durante a peregrinação
Os-Caminhos-para-Santiago-de-Compostela
Redator
Uni Córnio da Produtividade

Uni Córnio da Produtividade

CSO - Chief Supernatural Officer

Uni é o responsável pelas postagens que o nosso time de redatores não seria capaz de realizar.

Mais Recentes
Facebook
Instagram

Novidades

Sochi cidade russa virou modelo para o turismo do país

E-Book Rio de Janeiro

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

Parceria Rio Eco Pets

Parceira Rio Eco Pets

Turismo Brasileiro Liberação dos Jogos

Apoiadores e Parceiros

Receba nossas novidades