Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

Os 5 melhores trekkings da Serra da Mantiqueira!

A Serra da Mantiqueira, conhecida como paraíso do trekking, é uma cadeia montanhosa que se estende por três estados do Brasil: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Com uma formação geológica datada da era arqueana que compreende um maciço rochoso que possui grande área de terras altas, entre mil e quase três mil metros de altitude.

A Nattrip possui diversos roteiros de expedição de trekking pela Serra da Mantiqueira. Separamos para você esta pequena lista com os 5 melhores trekkings da Serra da Mantiqueira, confira:

1) Travessia da Serra Fina

Serra Fina wide-1

Serra Fina

A Travessia Serra Fina possui um dos maiores desníveis topográficos do território nacional, acima de 2.000m, sendo que a parte mais alta da serra, a Pedra da Mina, como o quarto maior ponto do Brasil e 2.798 m de altitude.

Considerada uma das travessias mais difíceis do Brasil, a Serra Fina é indicada para pessoas que já praticaram outras travessias com acampamento e com grau de dificuldade elevado, existem poucos pontos de água durante a travessia, muitas horas de caminhada por dia em trechos de grandes desníveis e exige alto nível de resistência e esforço físico.

A Travessia Serra Fina leva quatro dias para ser percorrida, tem aproximadamente 30 km.

Trekkings da serra da mantiqueira

Travessia Serra Fina

2) Pedra da Mina

Trekkings da serra da mantiqueira

Na expedição de trekking Acampamento na Pedra da Mina você irá conhecer a 4º maior montanha do Brasil. A Pedra da Mina é o ponto culminante do Estado de São Paulo, fica na meio da travessia da Serra Fina e a 2798m de altitude, ficando atrás apenas dos Pico da Neblina 2994m, 31 de Março 2972m e Pico da Bandeira 2891m.

No segundo dia de expedição você irá presenciar um dos mais belos nasceres-do-sol do Brasil.

Trekkings da serra da mantiqueira

Pedra da Mina

3) Travessia Marins Itaguaré

Trekkings da serra da mantiqueira

A Travessia Marins Itaguaré está entre as mais clássicas expedições de trekking do montanhismo brasileiro, entre São Paulo e Minas Gerais. Ela percorre toda a crista montanhosa que existe entre o Pico dos Marins e o Pico do Itaguaré, passando pela interessante formação da Pedra Redonda. Seus 14 km de extensão da travessia, não incluindo a subida aos picos do Marins e Itaguaré são percorridos em 3 dias de Expedição.

A travessia é conhecida por suas escalaminhadas e desescalaminhadas, além dos acampamentos selvagens que a fazem bastante técnica e um belo treino para expedições maiores como a Serra Fina ou a Transmantiqueira.

Trekkings da serra da mantiqueira

Travessia Marins – Itaguaré

4) Pico dos Marins

Trekkings da serra da mantiqueira

O Pico dos Marins situa-se próximo a divisa entre Minas Gerias e São Paulo (entre as cidades de Cruzeiro e Piquete). Uma formação rochosa de mais de 2400 metros de altitude, sendo a 26ª montanha mais alta do Brasil. A formação do Pico dos Marins possui três grandes cumes, sendo o mais alto aquele que acessaremos na expedição, via face norte, a rota mais utilizada pelos montanhistas que se aventuram em conhecer a mágica do Pico dos Marins.

Expedição Pico dos Marins conta com carregadores, barracas de camping, alimentação completa de montanha, pernoite em Passa-quatro (MG), transportes de e apara montanha, e muito mais incluído, sendo uma ótima opção a quem deseja fazer atividade de montanha com segurança sem abrir mão de estrutura de apoio.

Trekkings da serra da mantiqueira

Pico do Marins

5) Pico do Itaguaré

Trekkings da serra da mantiqueira

A Pico do Itaguaré é uma bela formação rochosa situado na Serra da Mantiqueira, parte integrante da Travessia Marins Itaguaré, com seus mais de 2300 metros de altitude entre o estado de São Paulo e Minas, mais precisamente entre Passa-Quatro(MG) e Cruzeiro(SP). Também é conhecido como pedra rachada, sagrada ou até ‘Gigante Deitado’ pelos locais.

A atividade de Camping Pico do Itaguaré trás a oportunidade de acampar à sua base e visitar seu cume e conhecer toda sua mágica numa atividade mais simples e acessível, sem a necessidade de percorrer todo caminho de 3 dias do formato de travessia.

Trekkings da serra da mantiqueira

Pico do Itaguaré

Comentários no Facebook

Veja também

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

O-que-fazer-em-Visconde-de-Maua
Ilha Grande Reserva cover
Trilhas de longo curso cover

Trilhas de longo curso

Pernoites e clima durante a peregrinação
Os-Caminhos-para-Santiago-de-Compostela
Redator
Ananda Mira

Ananda Mira

Marketing

26 anos, carioca, formanda em Publicidade e Propaganda pela UFRJ, apaixonada por Marketing Digital e pela natureza!

Mais Recentes
Facebook
Instagram

Novidades

Sochi cidade russa virou modelo para o turismo do país

E-Book Rio de Janeiro

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

Parceria Rio Eco Pets

Parceira Rio Eco Pets

Turismo Brasileiro Liberação dos Jogos

Apoiadores e Parceiros

Receba nossas novidades