Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

Trekking de aventura – Expedições no Brasil

Qual é a origem da palavra Trekking?

A palavra Trekking tem sua origem na língua afrikaans, falada na África do Sul e na Namíbia, onde o verbo “trekken” significa migrar, viajar. No início do século XIX, os primeiros trabalhadores holandeses que estavam colonizando a África do Sul practicavam esse esporte como meio de deslocamento na região, pois era o único meio de locomoção na época. Entretanto, essa palavra carregava uma conotação de sofrimento e de resistência física.

Quando os britânicos invadiram a África do Sul, a palavra “trekking” foi absorvida pela língua inglesa, designando as longas caminhadas realizadas pelos exploradores em direção ao interior do continente africano. Hoje em dia, o termo se tornou internacional, reconhecido e utilizado em dezenas de línguas, graças à popularização das atividades recreativas e esportivas de contato com a natureza.

O que é um Trekking de Aventura?

O trekking de aventura é uma atividade física que consiste em caminhar em trilhas naturais, buscando maior contato com a natureza. A atividade alia o prazer em contemplar a natureza com os benefícios da caminhada, permitindo sair da sua zona de conforto ou do estresse do dia-a-dia. De fato, nessas aventuras, a sensação que as coisas simples proporcionam é elevada a um grau bem maior do que no cotidiano. Basta prestar atenção no momento, curtir intensamente o que está fazendo. O trekking é uma das atividades ao ar livre mais seguras, que pode ser praticada por qualquer pessoa saudável, em qualquer idade.

Tipos de Trekking

Existem trekkings de aventura para todos níveis de dificuldades no Brasil, desde caminhadas bem leves até grandes expedições. O mundo das expedições classifica os trekking de aventura em categorias, em relação às suas características, variações e níveis de dificuldade.

Existem os trekkings de apenas um dia, com curta duração (aproximadamente 10km com início e fim bem definidos) e voltado para os iniciantes. Os trekkings de regularidade, de carácter competitivo que envolvem um percurso pré-determinado por uma organização mas não divulgado dos participantes, que devem ser cumprido com tempo e local definidos. Durante os trekkings de velocidade, ou corridas de aventura, se usam cartas de navegação e bússola com o objetivo de alcançar os postos de controle definidos pela organização da prova, no menor tempo possível. Por último, os trekkings de longa distância, ou travessias, são expedições de vários dias realizadas entre dois pontos, cujo objetivo é atingir o local proposto. A logística geralmente envolve equipamentos para pernoites (barraca, saco de dormir, etc.) e alimentação própria.

No Brasil, existem Trekkings de aventura, expedições e travessias com opções para todos os gostos. Aventuras deste tipo requer preparo, logística, expertise e gerenciamento de riscos. A Nattrip é especialista neste tipo de aventura e opera diversos roteiros para você se aventurar com diversão, segurança e conforto! Temos muitos roteiros de expedição contando com guias certificados, carregadores e cozinheiros para que o participante realize a sua experiência de trekking com mais conforto.

Na montanha, Nattrip oferece trekkings em vários formatos, existem opções de um único dia, com pernoite em camping, com abrigos de montanha e até com acampamento selvagem. As atividades de expedição em montanha nos proporcionam momentos inesquecíveis e muitas lições de vida. No topo de uma montanha, cada coisa simples que fazemos parece ser a coisa mais importante do mundo. Confira as opções em regiões montanhosas do Brasil e venha desbravar as montanhas mais lindas do Brasil.

Trekkings em praias e ilhas no Brasil são aventuras que contam com paisagens deslumbrantes de praias paradisíacas. Também proporcionam trocas de experiências com comunidades remotas e nativas. Conheça as opções em regiões litorâneas do Brasil e descubra mar de tons azuis e verdes com águas translúcidas e areias finas e brancas quase sempre desertas.

Que tal agora repensar aquela viagem que você estava pensando em fazer para um destino que todo mundo já conhece e desbravar um dos trekkings mais bonitos do Brasil com o time da Nattrip Expedições?

Comentários no Facebook

Redator
Jéromine Buchatz

Jéromine Buchatz

Marketing

Francesa, 24 anos, esportista, estudante de pós-graduação em comunicação e gestão intercutural. Apaixonada pela diversidade cultural e pelas belezas naturais do Brasil.

Mais Recentes
Facebook
Instagram

Veja também

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

O-que-fazer-em-Visconde-de-Maua
Ilha Grande Reserva cover
Trilhas de longo curso cover

Trilhas de longo curso

Documentários sobre a peregrinação para Santiago de Compostela

Novidades

Sochi cidade russa virou modelo para o turismo do país

E-Book Rio de Janeiro

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

Parceria Rio Eco Pets

Parceira Rio Eco Pets

Turismo Brasileiro Liberação dos Jogos

Apoiadores e Parceiros

Receba nossas novidades