Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

Montanha mais alta do Brasil – Pico da Neblina

A montanha mais alta do Brasil é o Pico da Neblina culminando 2.995,35 metros de altitude, segundo o IBGE.

O Pico da Neblina está localizado no Parque Nacional do Pico da Neblina, este que é o segundo maior parque nacional brasileiro e o terceiro maior parque de toda América latina, situado no norte do estado do Amazonas, na serra do Iméri. Essa montanha de forma triangular segue atraindo a atenção de pessoas do mundo inteiro, possui uma grande importância ambiental e é um ótimo ponto para pratica de turismo de aventura.

O Parque Nacional do Pico da Neblina abriga importantes comunidades indígenas e várias espécies animais em vias de extinção, revelando uma grande riqueza cultural e biodiversidade local. A segunda montanha mais alta do Brasil é o Pico 31 de Março, com 2.974 metros, que está localizado no mesmo parque, bem próximo do Pico da Neblina.

O nome Pico da Neblina faz referência às nuvens que encobrem o cume ao longo do ano, dando lugar a um espetáculo místico. O Pico por sí já é um grande mito, mas o trekking de varios días apresenta extraordinária e diversificada beleza paisagística. Você não só ficará impressionado pela imensidão verde da floresta Amazônica, mas também pela subida do rio Cauaburís e afluentes, bem no seio da maior floresta do mundo, a Floresta Amazônica.

Como chegar na montanha mais alta do Brasil?

Até 2003, se podía visitar o Parque Nacional do Pico da Neblina, contratando os índios Yanomami como guías e carregadores. Nesse periodo, uma porcentagem dos pacotes vendidos por agências de turismo era revertida para a comunidade indígena local. Infelizmente, diante de várias denuncias e acusações, o Parque foi fechado por determinação do Ministério Público Federal e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) permanecendo assim até o atual momento. Entretanto, já foram iniciadas diversas tratativas para que o Parque seja reaberto para visitantes, com o objetivo de sempre respeitar as decisões da comunidade local e proteger assim a autonomia dos Yanomamis.

Estamos aguardando ansiosamente a reabertura do Parque Nacional do Pico da Neblina com intuito de levar você para conhecer a montanha mais alta do Brasil.

Confira as expedições da Nattrip para as outras montanhas mais altas do Brasil como o Pico da Bandeira (Serra do Caparaó), Pedra da Mina (Serra Fina), Pico das Agulhas Negras (Parque Nacional do Itatiaria), Monte Roraima (Parque Nacional do Monte Roraima) dentre outras.

Comentários no Facebook

Redator
Jéromine Buchatz

Jéromine Buchatz

Marketing

Francesa, 23 anos, esportista, estudante de pós-graduação em comunicação e gestão intercutural. Apaixonada pela diversidade cultural e pelas belezas naturais do Brasil.

Mais Recentes
Facebook
Instagram

Veja também

Chapadas-do-brasil-cover

Chapadas do Brasil

O-que-fazer-em-Visconde-de-Maua
Ilha Grande Reserva cover
Trilhas de longo curso cover

Trilhas de longo curso

Pernoites e clima durante a peregrinação
Os-Caminhos-para-Santiago-de-Compostela

Novidades

Parceria Rio Eco Pets

Parceira Rio Eco Pets

Turismo Brasileiro Liberação dos Jogos
Como chegar na Pedra da Gavea Nattrip
Trekking Isla Grande 360° 5
24-horas-em-Sao-Paulo-COVER

24 horas em São Paulo

Tromba d'água

Tromba d'água

Apoiadores e Parceiros
Receba nossas novidades