Agência de Turismo e Operadora de Turismo - Blog Nattrip

O que fazer na Chapada Diamantina? Onde ficar? Como chegar? Melhor época do ano?

O que fazer na Chapada Diamantina? Essa é a principal pergunta que cruza a cabeça de alguém que começa a considerar essa região, do centro da Bahia, como uma opção de viagem! A Chapada da Diamantina é um dos principais destinos de ecoturismo no Brasil, com cachoeiras, rios, cânions e grutas, seu cenário espetacular chama atenção de aventureiros de todo o país. Essa região é protegida pelo Parque Nacional da Chapada da Diamantina e é composta por 24 municípios, Lençóis é considerada a porta de entrada para o parque.

o que fazer na Chapada Diamantina

O que fazer na Chapada Diamantina: Onde ficar?

Lençóis na Chapada Diamantina é o principal destino e ponto de âncora de muitos viajantes do parque, com sua melhor infraestrutura, distância do aeroporto e número de hospedagens, restaurantes e serviços, é o local ideal para ficar durante a sua viagem. Lençóis foi Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e eleita por 4 anos um dos 10 melhores destinos turísticos do Brasil. Mas não deixe de visitar as outras localidades de apoio na Chapada Diamantina para aproveitar todas as regiões do parque, como o Vale do Capão, Andaraí, Mucungê e Ibicoara.

Ficando no Vale do Capão, na parte central do Parque da Chapada Diamantina, você ficará rodeado por serras em um local considerado um santurário ecológico e de fácil acesso para a Cachoeira da Fumaça e a do Morrão. Em Ibiocara, a sudoeste da Chapada Diamantina, local que vem ganhando espaço no turismo, sua atração principal é a cachoeira do Buracão.

O que fazer na Chapada Diamantina: Como chegar?

A maneira mais rápida de chegar na Chapada Diamantina é pelo aeroporto de Lençóis, que recebe voos regulares e está a 20km do centro da cidade. Indo de ônibus é necessário ir para Salvador (BA), capital do estado, e escolher uma das companhias que fazer o transporte até a região em uma viagem que dura certa de 6 horas e 409km.

O que fazer na Chapada Diamantina?

A Chapada tem diversas opções de passeios, dentro dessas opções indicamos o:

  1.  Morro do Pai Inácio: 1120 metros de altitude e é um dos lugares mais visitados na Chapada Diamantina. Do cume do Morro Pai Inácio temos um dos visuais e mirantes mais bonitos do Brasil, que é conhecido como um dos principais cartões postais da Chapada Diamantina.
  2.  Poço Azul: O passeio Poço Encantado e Poço Azul Chapada Diamantina é perfeito para conhecer dois lindos monumentos naturais da Chapada Diamantina, o Poço Encantado e o Poço Azul. Com profundidade que varia de 3,5 a 16 metros é possível enxergar o fundo através da água límpida. Ao lado da Gruta da Pratinha e da Gruta Azul, ele forma um complexo no qual se pode praticar esportes como tirolesa e canoagem, além de mergulhar e apreciar os fenômenos de refração da luz solar dentro da água, provocando brilhos multicoloridos que inspiraram os nomes dos lugares.
  3.  Cachoeira da Fumaça: A Fumaça é uma das maiores quedas-d’água do país, com 385 metros de altura. A trilha até a parte de cima da Cachoeira da Fumaça tem aproximadamente 6 km de distância e lá de cima é possível bater belíssimas fotos de vários ângulos da cachoeira.
  4. Vale do Pati: Para os amantes de aventura e expedições de trekking, A Travessia do Vale do Pati é considerada uma das mais belas do Brasil, com uma extensa área cercada de montanhas, repleta de cachoeiras e belezas naturais, onde a natureza permaneceu praticamente intocada.

Quando ir para a Chapada Diamantina?

Não existe época ruim para chegar na Chapada Diamantina. As chuvas de verão (novembro a janeiro) podem atrapalhar as trilhas, mas deixam as cachoeiras mais cheias. Entre março e maio, passadas as chuvas de verão, você vai encontrar a Chapada mais verde; e entre maio e setembro, dificilmente vai pegar alguma chuva. O meio do ano, entre maio e setembro, é também a época em que nos dias claros as grutas Azul, do Poço Azul e do Poço Encantado recebem a incidência de raios de sol que deixam suas águas azuladas.

Você já foi para a Chapada? Conte sua viagem para a gente aqui nos comentários ou se tiver alguma dúvida sobre esse destino! :)

Veja também

Vinicius Pinto e Samara Arruda Vamos Trilhar
Trilhas de longo curso cover

Trilhas de longo curso

Tour Operator Scholarship Program da Adventure Travel Trade Association (ATTA)
10 motivos para contratar a Nattrip
viagem a trabalho
Por que ter um Blog

Por que ter um blog?

Dinâmicas de Grupo Motivação
dinâmicas de grupo para empresas
Redator
Uni Córnio da Produtividade

Uni Córnio da Produtividade

CSO - Chief Supernatural Officer

Uni é o responsável pelas postagens que o nosso time de redatores não seria capaz de realizar.

Confira os Posts Mais Recentes sobre Trilhas no Rio de Janeiro
Confira as principais Trilhas e Aventuras no Rio de Janeiro

Veja também

Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Roda Gigante Rio StarMarco Aurelio Neves Junior

Roda Gigante Rio Star

MG 5175
Como chegar na Pedra da Gávea Rio de Janeiro

Como chegar na Pedra da Gávea

A Pedra da Gávea é a trilha mais procurada do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra da Gávea. Confira!
Passeios baratos no Rio de Janeiro cover

Novidades

Design sem nome 2
Como chegar na Cachoeira do Horto
Trilha Morro Dois Irmãos
TRILHA PEDRA BONITA

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita é uma das trilhas mais procuradas do Rio de Janeiro por isso criamos este Post com dicas de como chegar na Pedra Bonita.
Vinicius Pinto e Samara Arruda Vamos Trilhar
TRILHAS DO RIO DE JANEIRO – TOUR VIRTUAL PELO GOOGLE EARTH
Após Confinamento Corona Virus procure realizar mais atividades ao ar livre
Apoiadores e Parceiros
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Logo Deuter 1
Logo Innova Safety
Logo SPOT
Associada a
ATTA 12
logo abeta 1
ACTa 2
Receba nossas novidades